Bacuri é uma fruta comum na região Amazônica e na região Norte do país

Inicio » Agricultura » Bacuri é uma fruta comum na região Amazônica e na região Norte do país
31/10/2019 Por
Bacuri é uma fruta comum na região Amazônica e na região Norte do país

O bacuri oferece muito mais benefícios do que pensamos e pode até ser miraculoso para algumas doenças

A fruta originária da Amazônia pode ser bastante milagrosa. E é muito comum que muitas pessoas nem sequer tenham ouvido falar sobre o bacuri, o que ocorre por uma questão bastante específica.

Apesar de a produção de bacuri ser extensa, sua maior proliferação está no Maranhão. E tendemos a esquecer um pouco sobre essa fruta, já que sempre acabamos por dar mais atenção para a exportação de laranja ou outras frutas mais populares, por exemplo.

bacuri

O que é bacuri?

Bacuri é uma fruta originária da Amazônia e cheia de nutrientes específicos. Por conta disso, muitas pessoas não conhecem de fato o bacuri e acabam confundindo com qualquer outra coisa. Desse modo, é importante estar atento àquilo que a fruta tem a oferecer.

Sim, a fruta pode ser extremamente benéfica e abrir portas para um mercado pouco desenvolvido. Afinal, muitas pessoas estão preocupadas com outras plantas no momento. Então, se você está procurando novos investimentos, essa pode ser a sua chance.

Uma vez que é pouco aproveitado, o bacuri pode ser a solução para muitos problemas. Além disso, oferece benefícios pouco comuns e que traz ótimas ideias para quem tiver mais criatividade.

O bacuri pode ser usado tanto na produção de sorvetes e doces quanto no desenvolvimento de remédios. A escolha depende, é claro, do seu investimento e nível de engajamento.

Por ser mais comum no Norte e na Amazônia, geralmente tem maior produção nesses locais. Até porque o clima é fator determinante para sua proliferação bastante extensa, no fim das contas.

Assim, o bacuri é encontrado muito comumente no Piauí, Maranhão e na Mata dos Cocais também. Inclusive, a fruta é símbolo de Teresina, já que é muito famosa por lá.

Como é a fruta bacuri?

Externamente, a fruta bacuri não parece ser muita coisa.

É uma fruta bem pequena, chegando a até uns 10 cm, com casca dura e bem resinosa. Por dentro, no entanto, oferece uma polpa muito branca e suculenta.

Seu segredo está no trabalho com essa polpa para aproveitar o que de melhor a fruta tem a oferecer.

Sendo utilizada pelo seu sabor na produção de compotas e doces, é bastante famosa no Norte do Brasil. Contudo, para a produção desses doces, bem como o uso do látex, é preciso que a fruta ainda esteja bem verde.

Quando amarela, como é mais comum de ser encontrada, utiliza-se principalmente as vitaminas B1 e B3. Uma vez que é rica nessas vitaminas, seu uso medicinal e a produção de óleos é mais comum.

Além disso, a manteiga de bacuri também é bem comum e muitas empresas já estão investindo em suas propriedades para tratar da pele. A L’Occitane é uma dessas empresas citadas, com uma linha nova voltada para o bacuri.

Portanto, se você está pensando na área dos cosméticos para o uso da fruta bacuri, essa pode ser realmente a sua chance de investir. As empresas trabalham muito pouco com a fruta, ainda que ela ofereça muito mais do que aparenta.

bacuri

Os benefícios do bacuri

E muito se fala nos benefícios do bacuri sem nada apresentar. Por isso, é importante você saber que, mesmo sendo rica em vitaminas, a fruta é bem diferente de outros produtos.

Por exemplo, a medula espinhal bovina oferece benefícios diferentes em relação ao bacuri quando o assunto é cuidar da pele. Esse segundo trabalha menos na parte do colágeno e auxilia no tratamento de reumatismo e artrite.

A fruta também pode tratar feridas e picadas de aranhas e cobras, evitando que o veneno se espalhe.

O óleo pode ser uma verdadeira ajuda para pessoas que vivem no interior dos estados do Norte e têm pouco acesso ao SUS. Dessa forma, para que se trate previamente esses problemas, é sempre bom ter um pouco de óleo de bacuri.

A manteiga de bacuri, por outro lado, oferece outros benefícios. É mais utilizada para fins cosméticos do que verdadeiramente para algo medicinal.

Assim sendo, a manteiga dessa fruta é bem utilizada para que a pele adquira um tom dourado, deixando um toque aveludado inigualável. Para além disso, também pode diminuir manchas e cicatrizes, sendo bastante utilizada para o tratamento de olheiras, por exemplo.

Logo, é completamente perceptível que os benefícios do bacuri são vários e vale a pena considerar esse tipo de mercado. Principalmente em regiões em que ele não é tão comum, o que pode fazer um sucesso sem igual, uma vez que o mercado sempre pede por inovação a todo momento.

Algumas dicas iniciais sobre como plantar bacuri

Claro que, para considerar o mercado dessa fruta, é preciso saber como plantar bacuri, o que pode não ser um desafio tão grande assim. Afinal, ainda que seja uma fruta típica de um determinado clima, é fácil de cuidar.

A região do Cerrado está intensificando o agronegócio e com o bacuri não poderia ser diferente. Como é uma planta comum desse clima, é ideal pensar nesse aspecto se não tiver uma área no Cerrado para o plantio. Se tiver, meio caminho já está andado e é mais fácil de se começar a plantação.

É comum que, no Norte, as pessoas digam que bacuri cresce até dentro de casa. Isso porque ela é fácil de cuidar no Cerrado.

bacuri

Ainda que pequena, a fruta pode render até 40 mil hectares. Assim, é preciso espaço de sobra para conseguir lidar com o bacuri, que não precisa de inseticidas e cresce de maneira regular. Infelizmente, só é preciso tomar muito cuidado com pragas e insetos.

Além do mais, a fruta pode ser usada por completo, pois mesmo a sua casca resinosa e dura traz antioxidantes. Isso pode ser facilmente utilizado para produção de cosméticos em escala industrial, uma vez que fazendas de porte familiar estão acostumados a jogar fora essas partes.

Por fim, se você não estiver com vontade de trabalhar com o plantio de bacuri, é sempre uma opção trabalhar com a venda. Até porque, como a casca é pouco utilizada e a fruta é fácil de ser plantada, é fácil ter uma boa quantidade para vender e obter bons lucros.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo