Banana maçã é uma das variedades mais consumidas no Brasil

Inicio » Agricultura » Banana maçã é uma das variedades mais consumidas no Brasil
31/10/2019 Por
Banana maçã é uma das variedades mais consumidas no Brasil

Banana maçã é uma fruta que está disponível o ano todo

A banana maçã é diferenciada por tamanho, textura e sabor. Robustas e rechonchudas, bananas maçã possuem uma casca grossa e firme.

Algo muito interessante sobre a fruta é que a banana maçã pode ser colhida durante todo o ano, podendo haver até três colheitas anuais. Sua quantidade depende da estação.

Banana maçã

O que é banana maçã?

Banana maçã é uma fruta com boas doses de fibras solúveis.

Sobre a planta que oferece a banana maçã, o caule real da planta é um órgão subterrâneo. Só é visível fora do solo no momento da floração.

É chamado bulbo ou cormo, e também é conhecido como cabeça ou distensão.

Possui, ao mesmo tempo, as características de um rizoma e de um bulbo, um importante dispositivo de armazenamento, formado por um cilindro central cercado por um córtex protetor, do qual emergem as raízes, flores e brotos. São eles que continuarão com a vida da planta.

A raiz é superficial, embora nas Ilhas Canárias, por exemplo, elas possam se aprofundar até atingir 1m.

Exportação e maturação de banana maçã

Os frutos destinados à exportação são colhidos ainda verdes e levados em barcos congeladores para o local de destino. Mais tarde, amadurecem com bastante facilidade em câmaras frigoríficas equipadas.

Durante a maturação, o amido da fruta se transforma em açúcar enquanto as substâncias aromáticas e os ácidos que equilibram a doçura são formados.

Uma vez maduras, as bananas maçã não devem ser mantidas no freezer, ou seja, perdem o sabor e podem ser danificadas com a temperatura fria.

Origem da banana maçã

Os dados são bastante interessantes quando observamos a origem da banana maçã.

A banana maçã é nativa da América Central e do Sul. É cultivada em regiões subtropicais e tropicais, especificamente nas ilhas do Havaí, Honduras, Malásia, Brasil e México.

Em primeiro lugar, a banana maçã (latundan banana ou banana da Letônia) recebeu o nome de Claude Letoundal. Letoundal foi um missionário francês da Índia. Foi ele quem introduziu a banana nas Filipinas, onde continua sendo a mais popular cultivada por lá.

Em segundo lugar, a banana é uma fruta longa amarela, rica em nutrientes, encontrada no mercado em grupos de três a vinte. É semelhante a um pepino triangular, oblongo e normalmente amarelo. No entanto, entende-se que seu sabor é mais ou menos doce, dependendo da variedade.

Em terceiro lugar, e mais importante, se você tiver sorte o suficiente para viver em um clima de cultivo de banana, seu mercado de agricultores ou loja local pode muito bem vender uma variedade de bananas. Por sorte, moramos no Brasil!

Uma das variedades de bananas mais consumidas no Brasil, nação tropical onde a fruta é abundante, é a banana maçã. Por consequência, para aqueles que vivem em climas menos tropicais, essa variedade parece pura loucura.

Além disso, a banana maçã é pequena, doce, fácil de descascar e, na melhor das hipóteses, completamente irresistível – uma verdadeira fruta 5 estrelas.

Banana maçã

Tipos de banana

Existem duas espécies selvagens de bananas. Elas são os ancestrais de todos os tipos de banana: Musa acuminata e Musa balbisiana.

A banana maçã, também conhecida como banana da Letônia, manzano e silk, é uma fruta híbrida da bananeira Musa balbisiana e um membro da família Musaceae.

O gênero Musa é dividido em cinco seções, das quais a seção Eumusa inclui duas espécies, Musa acuminata colla e Musa balbisiana colla.

Este gênero compreende espécies que contêm sementes, além de uma quantidade importante com frutos partenocárpicos.

O que todas as bananas têm em comum é uma textura bastante rica em amido. Observa-se também um sabor levemente adocicado em comparação com outras frutas tropicais.

Além disso, possuem maravilhosa capacidade de continuar amadurecendo após serem arrancadas de suas árvores.

Como frutas tropicais, as bananas não se importam com o frio da geladeira. Em conclusão, melhor armazená-las à temperatura ambiente, onde elas continuarão a amadurecer gradualmente.

Se você quiser acelerar as coisas, basta colocá-las em um saco de papel.

Formas de consumo e propriedades da banana maçã

As propriedades da banana maçã são diversas. As bananas maçã contêm uma quantidade significativa de potássio e fibra e são mais ricas em vitaminas C e A do que as bananas comuns.

O consumo de bananas frescas como sobremesa é muito comum, mesmo frito.

Uma parte das bananas maduras é usada para produzir fatias crocantes de banana desidratada ou mesmo farinha de banana.

Por exemplo, em algumas áreas da África Oriental, consequentemente, bananas maduras são usadas para fazer uma cerveja com baixo teor alcoólico. Outros produtos são purê, suco, licor e doces.

Além disso, esta fruta é uma boa fonte de energia, com um valor energético de 88 a 95kcal a cada 100g, e uma importante fonte de vitamina A e potássio.

Algumas variedades são diferenciadas de acordo com a diferença de tamanho, cor (verde, amarelo ou vermelho), sabor mais ou menos doce e consumo. E é entre essas variedades que entra a banana maçã.

Banana maçã

De Norte a Sul, a banana maçã está presente na mesa do brasileiro

As bananas maçã são comumente usadas como banana de sobremesa quando atingem o pico de maturidade. Além disso, pratos salgados – frios ou quentes – também podem compor receitas com banana maçã.

A doçura de uma banana maçã pode ser combinada com outros ingredientes doces e ricos. Também pode oferecer um contraste com os sabores azedos e azedos.

As bananas maçã são excepcionalmente doces. Possuem uma textura firme e têm um leve tom rosado.

A fruta doce e úmida é perfeita para petiscar ou usar em sobremesas e é particularmente adequada para adicionar em saladas de frutas.

Outras preparações cruas, uma vez que não escurece tão rapidamente quanto outras variedades de banana, também são utilizadas.

A textura clara e de cor creme da fruta é firme quando jovem, crescendo para ficar macia e cremosa quando madura.

Quando jovem, a banana maçã é picante e doce, com nuances no sabor. Como resultado, à medida que a fruta amadurece, ela desenvolve um perfil de sabor muito mais tropical, com notas de abacaxi e morango.

Este tipo de banana tem um aroma memorável e complexo, marcado por um forte cheiro. Há confusão sobre o nome.

Em todos os países do mundo, exceto na Espanha, é conhecida com um nome se cozida e outro quando se fala sobre a fruta madura que é consumida in natura.

No entanto, hoje em dia, qualquer tipo de banana é usado de muitas maneiras, o que inclui a banana maçã. Cabe ressaltar, por fim, que as bananas pertencem a um subgrupo de cultivares.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo