Banana prata é rica em nutrientes e de grande cultivo no Brasil

Inicio » Agricultura » Banana prata é rica em nutrientes e de grande cultivo no Brasil
10/09/2019 Por
Banana prata é rica em nutrientes e de grande cultivo no Brasil

Figurando entre os principais alimentos produzidos no país, a banana prata também rende retorno financeiro

Uma das variantes mais famosas da banana, a banana prata é uma das frutas mais conhecidas em todo o país. Apesar de dominar o mercado brasileiro, este produto nasceu na Ásia e ganhou muito espaço dentro das produções brasileiras.

Hoje, estima-se que o consumo gire em torno de 31 quilos anuais. Isso faz com que a média mundial seja superada com tranquilidade. No entanto, também vale destacar que a banana prata é muito importante para o mercado brasileiro, tanto em exportações como em consumo interno.

Banana prata

O que é banana prata?

Banana prata é uma fruta de origem asiática. Por fazer parte da família das bananas, que reúnem uma variedade impressionante de opções, a banana prata também é conhecida como “musa”.

O nome científico que envolve todas as espécies é Musacea. Sua principal característica é o tamanho médio, que a difere da banana nanica, por exemplo. São cerca de 10 a 13 centímetros em grande parte das unidades.

A polpa geralmente possui a cor creme, além da casca contar com uma aparência amarelada. A banana prata também se destaca por ser um pouco mais reta, fugindo do aspecto curvo que é marcante em outras bananas.

Outra grande diferença é constatada em relação à durabilidade, pois esta fruta costuma render por muito mais tempo. Entretanto, mesmo assim, é importante focar em boas condições de armazenamento.

História da banana prata no agronegócio

A importância da banana prata na cultura começou a se tornar significativa em Minas Gerais, onde as primeiras produções alcançaram um nível excelente de comercialização.

O primeiro registro é de 1979, quando mais de 16 mil toneladas de banana prata foram registradas entre as frutas em comercialização. Em poucos anos de cultura, o volume chegou a 44,5 mil toneladas.

Com isso, Minas Gerais contava com cerca de 50,4% de toda a produção de banana prata realizada no país. Toda a comercialização era realizada na Ceasa do estado, que começou a abastecer revendedores de todo o Brasil. Isso fez com que os outros estados também começassem a se preocupar, pensando em estratégias para contar com o próprio volume de bananas.

As cidades mineiras, até hoje, se destacam como produtoras qualificadas. Entre elas podemos apontar Santa Luzia, Jesuânia, Sabará, Jaboticatuba, Espírito Santo do Dourado, Taguaraçu e Governador Valadares.

Unidos, estes municípios apresentam cerca de 35% da produção de banana prata praticada no país.

Banana prata

Importância do profissionalismo nos tipos de banana

Com o passar dos anos, os produtores notaram que alguns problemas impediam o crescimento constante do cultivo no Brasil. Entre os fatores identificados, eram destacadas a falta de mão de obra, a ausência de tecnologias avançadas, a falta de recursos técnicos e a comercialização indevida, além das dificuldades para uma distribuição altamente eficiente.

Também havia limitações para quem gostaria de investir. O crédito rural nem sempre cobria todas as necessidades apresentadas pelos empresários.

Mesmo assim, nem por isso eles deixaram de buscar novas culturas, além de procurar uma difícil expansão territorial. Com todo este cenário desfavorável, foram implantadas formatações de infraestrutura fundamentais para o crescimento do setor.

O avanço nas construções de estradas também facilitou bastante o trabalho dos empresários, pois ficou muito mais fácil o transporte da banana prata.

O processo de escoamento também evoluiu de forma rápida, além de detalhes paralelos: climatização, conservação, classificação e cuidados com as embalagens. O avanço fez com que o alimento chegasse a todas as regiões do Brasil.

Esse movimento fez com que todos os tipos de banana ganhassem cuidados específicos, buscando a evolução de acordo com as suas peculiaridades.

Pesquisas sobre a banana prata

Muitos trabalhos estão sendo desenvolvidos em relação ao cultivo. Os pesquisadores, principalmente os envolvidos em iniciativas de universidades, estão descobrindo novas maneiras de fazer com que a fruta possa render muito mais. Dessa forma, os cachos poderão se desenvolver de uma maneira intensa, além de reduzir o corte causado pelo descarte.

Hoje, há uma série de detalhes que devem ser observados antes de iniciar uma produção. Assim, o principal deles é a qualidade do solo. A banana prata não renderá se nascer em um espaço que não oferece os nutrientes básicos.

Outro ponto fundamental é o clima, que torna o cultivo mais prático e evita a perda de uma série de frutas.

Banana prata

Benefícios da banana prata

Também é muito importante destacar que a banana prata faz sucesso por trazer uma série de benefícios.

O principal fator levantado entre as propriedades da banana prata auxilia quem quer manter uma vida mais saudável. A banana prata tem pouquíssimas calorias e não traz nenhum peso extra ao corpo. É, inclusive, uma das aliadas de quem está buscando perder peso por meio de dietas.

Esta banana também se destaca como um carboidrato potente, rendendo energia para quem realiza o consumo. Assim, por esta característica, a fruta se tornou extremamente procurada por quem faz musculação ou realiza exercícios físicos com alta frequência; sem contar que é versátil e, por isso, há muitas possíveis receitas com banana prata.

A energia cedida ao corpo é fundamental para que as tarefas do cotidiano possam ser concluídas.

Os benefícios da banana prata acontecem por conta de uma série de minerais, que tornam o organismo do consumidor muito mais ativo.

Um dos elementos mais atuantes neste aspecto é o potássio, que deixa o corpo muito mais relaxado. Ele também reduz as limitações impostas pelo estresse. A saúde vascular também é extremamente beneficiada, pois a banana prata diminui muito o risco de alguma doença cardíaca.

Outros detalhes também apoiam a força da banana no mercado. O alimento também ajuda no combate às dores de cabeça, além de tornar os ossos muito mais resistentes.

Isso acontece por conta da presença do ácido fólico que, em combinação com o ferro, torna o corpo muito mais resistente. Isso resulta no combate a doenças, como é o caso da anemia.

Ação no intestino

Diversos pesquisadores afirmam que a presença desta fruta na alimentação não é a responsável por casos de intestino preso. Ainda assim, é muito importante saber que esta ideia possui mais sentido em corpos menores, como em bebês.

Existe a recomendação de que as pessoas mais novas não se alimentem de banana prata todos os dias, pois isso deixa a digestão lenta. Não há nenhum problema constatado no caso de adultos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo