Banana é originária da Ásia e uma das frutas mais populares no Brasil

Inicio » Agricultura » Banana é originária da Ásia e uma das frutas mais populares no Brasil
10/09/2019 Por
Banana é originária da Ásia e uma das frutas mais populares no Brasil

Banana é a fruta mais popular do mundo

A banana faz parte da nossa dieta há milhares de anos. As referências escritas mais antigas datam de cerca de 500 aC.

Hoje, a banana é a fruta mais popular do mundo: em suma, mais de cem bilhões de bananas são consumidas em todo o mundo todos os anos.

banana

O que é banana?

Banana é uma pseudobaga da bananeira, conhecida planta herbácea. Alguns horticultores acreditam que as bananas foram as primeiras frutas na terra. Sua origem remonta ao sudeste da Ásia, nas selvas da Malásia, Indonésia ou Filipinas.

Acredita-se que os africanos tenham dado o nome atual, já que a palavra banana seria derivada do árabe, onde significa “dedo”. Todavia, elas começaram a ser comercializados internacionalmente somente no final do século XIV.

Dentre as espécies mais conhecidas, podemos destacar a banana nanica, a banana ouro, a banana prata e a banana da terra.

Benefícios da banana

As bananas são mais conhecidas por serem uma boa fonte de potássio. Contudo, de acordo com especialistas, seu valor nutricional não termina aí, ou seja, a banana tem potássio, mas não é só isso.

Esta fruta é contemplada por uma infinidade de vitaminas e minerais essenciais à sua saúde. De fato, os benefícios da banana tornam-na um dos superalimentos mais valorizados do mundo.

As bananas contêm três açúcares naturais – sacarose, frutose e glicose – proporcionando uma fonte de energia livre de gordura e colesterol. Como tal, as bananas são ideais – especialmente para crianças e atletas – no café da manhã.

Contudo, a banana também pode ser servida como lanche e vitamina antes ou depois da prática de esportes. Afinal, uma banana média fornece cerca de 10 a 12% das necessidades diárias de fibra.

Além disso, a banana pode ajudar na digestão e no combate de problemas gastrointestinais. Do mesmo modo, o potássio presente no fruto é benéfico para a saúde do coração e para a pressão arterial.

Em resumo, uma banana de tamanho médio fornecerá estupidamente de 320 a 400 mg de potássio, que atendem a cerca de 10% das necessidades diárias do mesmo.

banana

Receitas com banana

A banana pode compor diversas receitas deliciosas. Abaixo, você confere duas receitas com banana – uma salgada e uma doce – para aproveitar os benefícios e o sabor desse rico e popular alimento.

Banana frita

Ingredientes para a banana frita:

  • 1 unidade de ovo;
  • 3 bananas (ou mais) pouco maduras;
  • Óleo para a fritura;
  • Farinha de rosca.

Como preparar:

  1. A quantidade de bananas variará de acordo com a ocasião do preparo. No entanto, é sugerido começar com três unidades;
  2. Se as bananas forem grandes, comece cortando-as ao meio. Do contrário, deixe-as como estão;
  3. Em um recipiente ou prato fundo, quebre o ovo e bata com um garfo ou outro utensílio de sua preferência. Para aumentar a quantidade do ovo, adicione leite (opcional);
  4. Em um novo prato ou recipiente de sua escolha, derrame uma quantidade apropriada de farinha de rosca (somente o suficiente para cobrir as bananas);
  5. Em seguida, passe as bananas no ovo até estarem completamente umedecidas;
  6. Na sequência, repita o processo na farinha de rosca. Pressione bem os frutos para que a aderência de farinha seja adequada;
  7. Aqueça o óleo em uma frigideira;
  8. Adicione as bananas quando o óleo estiver quente e retire quando os frutos estiverem dourados;
  9. Para finalizar o preparo, polvilhe as bananas com uma quantia de sua preferência de açúcar, canela ou leite condensado (opcional).

Com esse preparo, terá uma porção de bananas crocantes por fora e macias por dentro.

Doce de banana

Ingredientes para o doce de banana:

  • 4 unidades de bananas maduras (com pintinhas escuras);
  • 1 colher de cravo;
  • 1 xícara de água;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 2 colheres de canela em pó.

Como preparar:

  1. Comece descascando as bananas e cortando-as em rodelas;
  2. Em uma panela, adicione o açúcar e mexa até alcançar a consistência de caramelo;
  3. Em um recipiente, misture a água, a canela e o cravo. Em seguida, despeje a mistura junto da calda de açúcar com o fogo ainda ligado;
  4. Mexa o conteúdo até que o açúcar comece a liquefazer;
  5. Jogue as bananas na panela e misture até que as rodelas fiquem completamente cobertas;
  6. Para garantir que a calda não grude no fundo da panela, permaneça mexendo o conteúdo;
  7. Mantenha o fogo médio e cozinhe as bananas até que as rodelas ganhem uma cor caramelada;
  8. Retire a panela do fogo e deixe a mistura esfriar na geladeira;
  9. Retire os cravos e sirva a mistura com doce de leite (opcional).

banana

Clima para cultivo de bananas

Primeiro você precisa ter certeza de que você pode de fato cultivar bananas onde mora. O Brasil, por exemplo, é um ótimo local para cultivar banana. Afinal, o fruto precisa de um clima tropical ou subtropical para se desenvolver.

Com uma quantidade adequada de água, a banana é até mesmo capaz de suportar o calor extremo. Por outro lado, o fruto só pode lidar com o clima frio por um tempo curto. Em climas abaixo de 14°C, por exemplo, eles simplesmente param de crescer.

Se a temperatura cair ainda mais, a fruta padecerá. Isto é, a pele ficará acinzentada e as folhas ficarão amarelas. A geada, por sua vez, mata a planta acima do solo. Todavia, alguns órgãos da planta podem sobreviver de modo que voltem a crescer.

A faixa ideal de temperatura para o cultivo de banana é entre 26 e 30°C.

Como plantar bananas

Antes de se aventurar em uma plantação de banana, há algumas particularidades sobre a fruta que precisam ser consideradas.

Bananeiras gostam de:

  • Solos ricos, escuros e férteis;
  • Grandes quantidades de nitrogênio e potássio (estrume de galinha);
  • Calor constante, com temperaturas nem muito altas e nem muito baixas;
  • Umidade constante, no solo e no ar.

Bananeiras não gostam de:

  • Ventos fortes;
  • Frio ou calor extremo;
  • Estar sozinhas e expostas.

Cultivo de bananas no Brasil

O maior produtor – bem como consumidor – mundial de banana é Índia. Contudo, o Brasil busca seu lugar no pódio, ocupando hoje o lugar de quarto maior produtor do fruto a nível universal.

Desde o ano de 1961, grandes países produtores, incluindo o Brasil, têm apresentado um aumento no rendimento das colheitas. Em suma, o aumento se deve às mudanças climáticas que o mundo passou nas últimas décadas. As alterações foram benéficas ao cultivo dos mais diversos tipos de banana, favorecendo as condições para o crescimento da baga.

Contudo, estudos recentes sugerem que os ganhos das últimas décadas sofrerão queda – ou desaparecerão por completo – até 2050. Mais uma vez, a responsável é a mudança climática, que agora parece estar trabalhando contra o cultivo de banana.

Para que o rendimento da cultura de banana não sofra prejuízos no Brasil, será preciso que a mudança climática seja revertida.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo