Banana nanica está entre as variedades mais cultivadas no Brasil

Home » Agricultura » Banana nanica está entre as variedades mais cultivadas no Brasil
10/09/2019 by
Banana nanica está entre as variedades mais cultivadas no Brasil

Extremamente importante para o agronegócio, a banana nanica se destaca entre as produções espalhadas pelo país

Famosa em todas as regiões do Brasil, a banana nanica é considerada a segunda fruta mais consumida em todo o país. Além de trazer uma série de benefícios para a pele e para o corpo, este alimento é fundamental para o mercado nacional. O plantio é extremamente prático e há um ganho significativo nas vendas.

Por se tratar de uma fruta tropical, a banana nanica possui grandes níveis de magnésio e potássio. Além disso, age com propriedade como um ótimo antioxidante. O organismo também ganha na batalha contra fungos e outras infecções. Reunimos, a seguir, outros detalhes sobre esta fruta tão emblemática em nosso país. Prossiga na leitura!

Banana nanica

O que é banana nanica?

Banana nanica é uma variação da fruta banana que se destaca pela casca amarela e pelo formato mais comprido. É também conhecida como banana d’água.

Um destaque entre os benefícios da banana nanica é o sabor mais doce, apesar de não reunir grande volume de açúcar; indicando que são poucas as calorias da banana nanica. Por esta adaptação, este é o tipo ideal não só para o consumo direto, mas também para agregar a bolos e tortas.

O mercado oferece uma série de opções para quem procura por bananas, independente da finalidade. Os consumidores podem procurar as melhores opções por preços variados.

Já para os produtores, esta é uma das melhores alternativas. Nela, estão reunidas a facilidade para realizar o plantio e a garantia de que haverá um retorno financeiro nas vendas.

Os tipos de banana nanica no ramo do agronegócio

Hoje, produtores de grande, médio e pequeno porte estão voltados para a cultura de frutas.

Este ramo do agronegócio aproveita os recursos tecnológicos aliados à experiência dos produtores para alcançar resultados surpreendentes. Dessa forma, o lucro acaba se multiplicando em um comércio que se tornou forte dentro e fora do país.

Neste contexto, o tipo de banana nanica ganhou muito espaço entre as mais diversas plantas que são cultivadas e comercializadas. Assim, a procura do mercado fez com que este item se tornasse extremamente promissor. Com isso, uma série de empresários entraram neste segmento com a esperança de ver os investimentos se multiplicando.

O alto índice de comercialização e a variação de itens de cultivo fizeram com que os números deste mercado ganhassem muito destaque.

Hoje, o Brasil conta com uma produção de 6,5 milhões de toneladas de banana nanica por ano. Dessa forma, o Brasil se tornou o segundo país com a maior produção deste alimento. Também é o segundo produto mais exportado pelo país. Pontos para nós!

A produção brasileira está mais concentrada no Nordeste, de onde saem cerca de 34% de todo o volume total.

Em seguida, a banana nanica nacional é proveniente das regiões Norte, Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Respectivamente, os volumes são de 26%, 24%, 10% e 6%.

São aproximadamente 520 mil hectares de terra utilizados para este plantio.

Banana nanica

Produção de banana nanica

Mesmo com o sucesso que a banana nanica faz em relação ao volume de exportação, é possível notar uma grande adesão dentro do próprio país.

A maior parte do volume produzido acaba redirecionado ao consumo interno. Isso faz com que a taxa de exportação chegue a apenas 2%. Tais números colocam essa espécie de banana atrás apenas da laranja.

Dessa forma, a banana nanica se destaca entre os produtos mais consumidos pela família brasileira. Mas vale destacar que este movimento também é importante no sentido nutricional, pois o alimento oferece para humanos e animais uma importante fonte de nutrientes, atendendo as mais diversas classes sociais.

Muitas pessoas gostam de banana nanica frita, por exemplo. Esta receita com banana nanica não exige muitos adicionais, podendo ser preparada de forma rápida e prática.

Além disso, é importante destacar que a produção de banana nanica é feita de forma extremamente controlada, com atenção redobrada em todos os processos. Dessa forma, é possível obter um volume de produção interessante, além de fazer com que os investimentos rendam o retorno esperado.

A tecnologia do setor agrícola faz com que este rendimento se torne cada vez mais potente.

Cultivo da banana nanica

Para encaminhar bons resultados trabalhando diretamente com a banana nanica, os produtores focam, especialmente, nas condições que vão cercar esta produção.

Os aspectos que mais são considerados são a região em que será realizado o trabalho e a densidade do processo de plantio. Dessa forma, todas as adaptações são encaminhadas de maneira positiva.

Existem cursos que podem trazer este conhecimento aos interessados em investir no mercado da banana nanica. Para fazer com que estes dados cheguem facilmente aos empresários, o Centro de Produções Técnicas (CPT) elaborou um conteúdo especial para falar não só sobre o processo de plantio, mas também detalhes sobre a realização da colheira.

Este curso foi elaborado em parceria com a Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE) e a Secretaria de Desenvolvimento Rural, do Ministério da Agricultura (DENACOOP/SDR).

Entre os benefícios, é possível destacar a presença de especialistas do Programa de Apoio à Produção de Frutas. A instituição é conhecida como FRUPEX.

Procurando estes conteúdos, você pode garantir um certificado exclusivo que servirá para a identificação como empresário do ramo.

Desta forma, muitas portas podem se abrir para que a produção possa ser elaborada com extrema competência. Vale a pena destacar a necessidade de tecnologias e de profissionais experientes neste setor.

Banana nanica

Sequência do trabalho

São muitos os passos seguintes após a implantação do processo de cultivo em um campo.

É preciso ficar atento, por exemplo, aos processos de adubação e manejo, fazendo com que não falte nenhum componente ao espaço. Detalhes como a implantação de nutrientes, a presença de luz, de água e o controle de pragas farão toda a diferença no momento de mensurar resultados.

Outro processo extremamente delicado é o de colheita e pós-colheira. Optando pelos melhores procedimentos, o produtor não terá que arcar com problemas nesta etapa. Assim, ele evita o prejuízo e a perda considerável de produtos.

É por isso que se torna fundamental estudar todos os melhores cuidados a serem tomados neste momento, além de conhecer as alternativas mais assertivas.

Mesmo com tudo pronto, é de suma importância que o produtor tenha amplo conhecimento do mercado. É importante que ele saiba como atingir o consumidor final com a sua produção de banana nanica, fazendo a distribuição correta não só no mercado interno, mas também com possibilidades de exportação.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo