Physalis é fruta exótica da mesma família da batata e do tomate

Inicio » Agricultura » Physalis é fruta exótica da mesma família da batata e do tomate
24/07/2019 Por
Physalis é fruta exótica da mesma família da batata e do tomate

A physalis, além de linda e saborosa, é boa para a saúde

Muito mais do que uma frutinha bonita e exótica usada em geleias, a physalis é deliciosa e versátil, útil na gastronomia e também no cuidado com a saúde.

Rica em nutrientes, fibra e água, a physalis é cada vez mais popular em razão de seus inúmeros benefícios também para saúde.

Physalis

O que é physalis?

Physalis é uma fruta, também chamada de “camapu” no Brasil, que faz parte da família Solanaceae. Sua grafia, muitas vezes, se apresenta como fisális. Dentre suas principais características estão a presença de um cálice frutífero, que envolve o fruto pequeno e de cor alaranjada.

A planta é nativa e se adapta melhor em regiões de temperaturas quentes e subtropicais. A maior produção mundial da fruta physalis está primordialmente na Colômbia.

A árvore de physalis chega a alcançar de dois a três metros de altura e produz um fruto do tamanho de uma laranja.

A physalis recebe diferentes nomes no Brasil. A planta, que também recebe os nomes de camapu, como vimos no início, também é chamada de capota, camaru, joá de capote, juapoca, camapu, erva-noiva, cereja de judeu e capucho.

Benefícios da physalis

O consumo de physalis oferece inúmeros benefícios para a saúde que vão desde o auxílio ao sistema imunológico até a ajuda no controle de peso.

Por ser rica em água, fibras, minerais e outros nutrientes, a fruta protege e fortalece o organismo. Considerada uma das frutas mais nutritivas, ela oferece vitaminas A e C, fósforo, ferro, fibras, proteínas, flavonoides, cálcio e carboidratos.

Além de possuir propriedades anti-inflamatórias, a physalis também auxilia na regulação do intestino. A grande quantidade de fibras existente no fruto ajuda no funcionamento intestinal.

O sistema imunológico também é favorecido pelo consumo da physalis, que apresenta vitaminas e outros nutrientes que ajudam a eliminar toxinas e proteger o organismo contra doenças como resfriados e entre outras condições.

Estas características também beneficiam a saúde dos olhos. Desta forma, ocorre o fortalecimento da estrutura e funcionamento ocular.

Ao mesmo tempo, a redução dos níveis de colesterol e o combate ao diabetes podem ser favorecidos pelo consumo da fruta. A circulação do sangue e os índices glicêmicos também se favorecem da baixa quantidade de calorias e de açúcar.

Physalis

Consumo de physalis para controle do peso

Hoje, a pequena frutinha tem ganhado popularidade pela fama de ajudar a emagrecer. Suas características nutricionais causam a sensação de saciedade.

As fibras e carboidratos presentes na fruta, além de beneficiarem a saúde do organismo, simultaneamente reduzem a fome e a quantidade de alimentos que serão ingeridos.

Dietas que fazem uso desta fruta têm o processo de emagrecimento favorecido pela quantidade de água, minerais e outros nutrientes.

Ainda, como “bônus”, quem consume physalis também relata uma melhoria da qualidade da estrutura da pele. As características antioxidantes também combatem o surgimento de manchas e acnes, diminuem efeitos de ressecamento e ajudam na cicatrização.

Receitas com physalis

Geleia com physalis

Ingredientes:

  • 200 gramas de physalis;
  • 3 colheres de sopa de açúcar;
  • 100 ml de água;

Modo de preparo:

Primeiramente, retire a casca da fruta para, em seguida, lavar e picar em pequenos pedaços em forma de cubos. Não jogue a casca fora, pois ao final precisaremos delas.

Em seguida coloque uma panela, em fogo baixo, para criar uma calda a partir de água e açúcar. Depois, misture as physalis nesta calda, deixe cozinhar para cerca de 30 minutos ou até que a mistura adquira o formato de geleia.

Durante este período, certifique-se de mexer bem para que não ocorra a queimadura da calda e para evitar que a composição grude na panela.

Quando a geleia adquirir a consistência desejada, então, retire a panela do fogo e deixe esfriar o conteúdo por aproximadamente 15 ou 20 minutos.

E assim, finalmente, antes de servir, utilize as cascas da physalis para decorar a geleia, tornando o doce bonito e elegante.

Bolo de physalis

Ingredientes:

  • 6 physalis;
  • 1 ovo;
  • 1 banana madura de tamanho médio;
  • 12 gramas de manteiga (1 colher);
  • 1 colher de sopa de frutas secas;
  • 1 colher de sopa de queijo fresco branco cremoso;
  • 1.30 gramas de fermento em pó (1/4 de xícara);
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo (integral, milho ou aveia);
  • 5 gramas de stevia.

Modo de preparo:

Primeiramente, em um liquidificador, bata todos os ingredientes. Então a massa obtida pode ser dividida em duas formas.

Em seguida leve ao micro-ondas, durante dois minutos, em máxima potência.

Logo depois deixe esfriar e sirva acompanhado de frutas secas e também com physalis em calda.

Physalis

Cheesecake de physalis

Ingredientes:

  • 2 ovos;
  • 1 base de pão de ló (retire o miolo);
  • 1 geleia de physalis;
  • 150 gramas de cream cheese;
  • 300 gramas de queijo requeijão ou ricota;
  • 200 gramas de açúcar;
  • 240 ml de leite.

Modo de preparo:

Primeiramente, utilize a batedeira para misturar ovos, leite, açúcar e o queijo. Bata até que a massa fique homogênea e cremosa. Derrame a massa dentro do pão de ló, distribuindo harmoniosamente o conteúdo.

Em seguida, leve ao forno, em temperatura de 180 graus, por um período de cerca de 40 minutos. Fique de olho para desligar o forno quando a superfície da massa dourar levemente.

Depois que retirar a massa, cubra com a geleia de physalis e leve ao forno novamente. Então, agora, são apenas mais quinze minutos, também em temperatura de 180 graus.

Em seguida, depois deste período, retire do forno e leve ao refrigerador para esfriar. Também é possível esperar que o cheesecake esfrie lentamente fora do forno.

Finalmente, para dar um toque especial, utilize algumas physalis para decorar o cheesecake.

Caipirinha de vodca e physalis

Ingredientes:

  • 40 ml de vodca de boa qualidade (1 dose);
  • 5 physalis;
  • 2 fatias de abacaxi;
  • 6 gramas de açúcar (2 colheres).

Modo de preparo:

Primeiramente lave e corte em cubos, tanto as physalis quanto o abacaxi. Coloque as frutas na coqueteleira e amasse, mas com cuidado. Acrescente a vodca e um pouco de gelo.

Em seguida, agite intensamente, mas sem utilizar força. Agora sirva e aproveite os elogios. Caso você prefira, eventualmente também é possível substituir a vodca por rum, cachaça ou outra bebida destilada.

Como vimos, a physalis é uma fruta deliciosa, que auxilia nos cuidados com a saúde e pode ser utilizada em inúmeras receitas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo