Batata chips industrializada é um dos petiscos mais populares do Brasil

Inicio » Agronegócio » Batata chips industrializada é um dos petiscos mais populares do Brasil
07/10/2020 Por
Batata chips industrializada é um dos petiscos mais populares do Brasil

As batatas são alimentos extremamente benéficos para o corpo, mas não é o caso da batata chips. Como é um alimento versátil e de fácil preparo, a batata pode ser feita de várias formas, inclusive como batata chips.

Porém, a batata chips industrializada vem tomando uma proporção gigantesca na hora de consumir a batata de um jeito diferenciado. Isso pode causar danos sérios à saúde. Por isso, apresentaremos formas de preparar a batata e como deixá-la menos calórica.

Batata chips

O que é batata chips?

Batata chips é um “alimento” feito através da batata cortada em finas rodelas e fritas ou assadas. Porém, quando industrializadas, são feitas de forma extremamente gordurosa, além de conter um altíssimo nível de sal.

Como é extremamente consumida mundo afora por sua praticidade, gosto e popularidade, nem sempre as pessoas pensam nas possibilidades de realizar o seu preparo de forma mais leve e saudável.

Quem pensa que a produção da batata chips é feita de forma saudável, sem gordura e totalmente balanceada, está cometendo um grave e imenso equívoco. A batata chips industrializada possui diversos componentes que a tornam extremamente prejudicial e agressiva ao corpo humano, sendo capaz de ter diversos ingredientes, menos os benéficos.

Gordura e sal da batata chips

Mesmo que a gordura, por um lado, seja benéfica para o organismo, é necessário ingerir somente 66 gramas (equivalente a 600 calorias) entre as gorduras, óleos e oleaginosas por dia. Porém, no Brasil e outros países, a quantidade diária de gordura é assustadora e muito acima do limite indicado.

A batata chips industrializada acaba tendo uma grande quantidade de óleo absorvido durante a fritura. Nesse caso, a batata chips absorve muito mais óleo do que a batata frita em palito, pois possui uma relação de superfície/volume maior.

Além disso, esse tipo de batata contém um alto teor de sal. Isso é totalmente preocupante, já que a quantidade correta de sal por dia é de somente uma colher rasa de chá.

Geralmente, a versão industrializada da batata chips chega a 1 grama de sódio para cada 100 gramas do produto. É uma quantidade bem considerável ao analisar que somente restam 4 gramas de sódio para serem consumidos no resto do dia, divididos entre todas as outras refeições.

É um dado totalmente preocupante, ainda mais quando a maioria esmagadora de brasileiros consome mais de 10 gramas de sódio por dia.

Batata chips

Muito além de sódio e gordura

Para que a chips fique com uma aparência atraente, mais ingredientes (prejudiciais) são incluídos no alimento. O diacetil é um deles e, inclusive, atua como aromatizante. A função do diacetil é fornecer um cheiro que lembra queijo, manteiga, entre outros, que não passam de cheiros falsos e industriais. Por conta disso tudo, a inalação dessa substância pode ser prejudicial quando recorrrente.

Outra substância muito prejudicial e que é produzida durante a preparação da batata chips industrializada, é a acrilamida. No caso dessa substância, ela acontece quando há a fritura e o cozimento excessivo do alimento que é rico em amido. Como é de se esperar, é uma substância extremamente perigosa para a ingestão humana, sendo uma das principais causadoras do câncer.

Alternativas saudáveis de batata chips

Mesmo que muitas pessoas saibam o quão prejudicial é ingerir alimentos industrializados, nem todas têm ideia de como realizar a substituição. Algumas dicas de como fazer chips de batata e principalmente um chips de batata fit são:

AirFryer

As batatas chips na AirFryer são uma ótima opção para reduzir o nível de gordura e sal e, ainda assim, aproveitar o alimento de uma ótima forma. Para isso, basta lavar, descascar e cortar as batatas em rodelas bem finas.

Depois de preaquecer a AirFryer, é necessário regar com azeite (de preferência, de oliva) as batatas, misturar bem e depois colocar a bandeja na fritadeira. O tempo de preparo dependerá muito de alimento para alimento, mas caso seja necessário, pode ser feita a retirada antes ou, ainda, pode ser possível deixar por mais alguns minutos.

Mexer a cada 10 minutos é uma ótima dica para que as batatas não queimem.

Batata chips

Chips de batata doce

O chips de batata doce e o chips de batata doce roxa são feitos de forma bem semelhante à batata na AirFryer. Para deixar esses chips mais crocantes ainda, é possível deixar de molho em água gelada por aproximadamente 30 minutos.

No forno

A batata chips no forno é uma ótima forma de comer sem culpa. Afinal, só o fato de não ser frito, com gordura e alto teor de sódio, pode proporcionar uma maior fonte de alimentação e nutrientes benéficos para o corpo.

Nesse caso, põe-se a batata de molho na água gelada por meia hora. Depois é só secar, untar com óleo e uma quantidade mínima de sal. Forrar um prato com papel-manteiga é uma ótima opção. Depois, é só levar o chips de batata no forno e assar para que fiquem douradas e crocantes.

Essas são opções extremamente úteis de como consumir a batata chips de uma forma muito mais saudável e menos industrializada. Será possível notar, ainda, a diferença entre a saciedade que uma batata feita de forma caseira proporciona para quem está se alimentando.

Para acompanhamento, muitas pessoas indicam um suco natural ou até mesmo chá sem açúcar. É uma ótima opção para servir de lanche para pessoas que trabalham muito tempo sentadas ou que estão em controle de caloria.

Dicas adicionais para batata chips

A medida mais eficaz seria parar completamente com a ingestão de alimentos fritos ou muito industrializados, porém, tudo o que for em excesso pode ser maléfico. Justamente por isso, é aconselhado não comer diariamente os alimentos gordurosos e fritos. Além disso, caso seja necessária ingestão de sódio, que seja ingerido através de alimentos que ofereçam mais propriedades, como vitaminas e outros.

Os alimentos com sal iodado, como a batata chips, costumam ser melhores para o corpo humano do que o sal branco. O sal do Himalaia rosa é uma opção extremamente procurada para realização de receitas, já que ele possui um gosto mais semelhante ao sal branco de cozinha e também é muito mais suave do que o sal do Himalaia preto, que possui um gosto semelhante à clara de ovo. É sempre necessário lembrar que a maior riqueza que um ser humano pode ter, é a saúde. Portanto, cuidar bem dela proporciona longos anos de vida, livres de doença e problemas em geral.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo