Tipos de batata: quais são as principais características e benefícios?

Inicio » Agricultura » Tipos de batata: quais são as principais características e benefícios?
29/10/2019 Por
Tipos de batata: quais são as principais características e benefícios?

Conheça os tipos de batata, suas propriedades e qual é mais indicado para cada tipo de preparo

Quem aprecia este tubérculo certamente está ciente de que há uma série de tipos de batata existentes em todo o mundo. No entanto, até quem se julga mais informado a respeito da iguaria se impressiona ao saber que são aproximadamente cinco mil de variedades de batata registradas no mundo.

As características do tubérculo altamente consumido no Brasil se diferem em alguns pontos, tais como tamanho, quantidade de amido e formas de preparo. E é devido a essas diferenças, que é válido conhecer os tipos de batata; já que isso permite saber quais tipos são os mais indicados para determinados preparos e receitas.

Tipos de batata

A batata e sua origem

Antes de abordar os tipos de batata, é interessante falar um pouco sobre sua história e formas de cultivo. A batata tem origens nos povos andinos e só chegou à Europa no século XVI. A popularidade, entretanto, custou alto para os camponeses devido à pressão dos donos de terra pelo cultivo. 

Falando em plantio, as variedades de batata se desenvolvem bem em solo drenado, sem pedras, rico em matéria orgânica e nitrogênio,e que tenham pH entre 5 e 6.

O melhor clima para o crescimento saudável é o ameno. Além disso, o tubérculo necessita de irrigação constante; mas encharcamentos devem ser evitados, pois eles levam ao surgimento de fungos.

Tipos de batata

Quais são os principais tipos de batata?

Existem três classificações principais de batata, e a diferença entre elas depende da quantidade de amido, coloração de casca e textura. Sendo assim, encontramos as variedades de batata:

  • Batata Cerosa ou batatas para cozer: contém baixo teor de amido
  • Batatas Multiuso: contém médio teor de amido
  • Batata Farinhenta ou batatas para assar e fritar: contém alto teor de amido

Tipos de batata mais populares

Confira, a seguir, quais são as variedades do tubérculo mais comercializadas, e consequentemente, mais consumidas.

  • Batata baroa: variedade comprida de casca amarela, também conhecida como mandioquinha. Fonte de vitaminas A, B e C, bem como fósforo. Ideal para auxiliar na digestão e no processo anti-inflamatório. Fica perfeita ao ser preparada como purê ou cozida. 
  • Batata yacón: bem similar à batata doce, é um pouco mais doce e traz a polpa laranja ou branca. Ajuda no controle do diabetes, além de ser rica em fibras e proteínas. Pode ser consumida crua, cozida ou usada na massa de pães. 
  • Batata doce: variedade que apresenta casca arroxeada, miolo branco ou amarelado. Rica em fibras e carboidratos, é a preferida do pessoal fitness. Além disso, é fonte de vitaminas A, B e C. No preparo, pode ser assada, cozida ou amassada em forma de purê. 
  • Batata inglesa: variedade mais comum, a batata inglesa é fonte de vitamina B, C e carboidratos. O alto índice glicêmico faz com que o alimento seja processado rapidamente e, consequentemente, aumente os níveis de glicose. Pode ser utilizada em praticamente qualquer receita.

Tipos de batata

Quais são os benefícios da batata?

Dentre os benefícios da batata se destacam o fato de serem ricas em carboidratos e, portanto, oferecer energia ao organismo. Contudo, o alto teor de carboidratos faz com que o tubérculo seja cortada da dieta de quem busca o emagrecimento.

Entre os principais nutrientes que podemos encontrar no tubérculo, se destacam:

  • ferro
  • fibras
  • cálcio
  • manganês
  • magnésio
  • potássio
  • zinco
  • vitaminas do complexo B, C, E e K

A batata é também indicada para fortalecimento dos ossos, evitar anemia, proteger o coração e auxiliar no sistema digestivo. Além disso, diferentes tipos de batata ainda podem contribuir para a manutenção da saúde do cérebro. 

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo