Conheça os benefícios do alecrim que o tornam um tempero especial

Inicio » Agronegócio » Conheça os benefícios do alecrim que o tornam um tempero especial
31/07/2020 Por
Conheça os benefícios do alecrim que o tornam um tempero especial

Os benefícios do alecrim partem da facilidade na plantação até a construção de uma vida saudável

O Rosmarinus officialis, também conhecido como alecrim, é uma das plantas mais presentes na agricultura brasileira. E os benefícios do alecrim são inúmeros, tanto no cenário econômico como para a saúde de tantos brasileiros.

A planta também é conhecida como “alecrim-da-horta” e “rosa do mar”, que é a tradução do nome científico derivado do latim. Ela é originária da região do mediterrâneo e já inspirou até a canção “Alecrim Dourado”, que faz sucesso entre as crianças. Conheça todos os benefícios do alecrim presentes em nosso país.

Benefícios do alecrim

O que é alecrim?

Alecrim é uma das plantas mais conhecidas do ocidente, principalmente pela versatilidade que ela apresenta. Mas, na antiguidade, os romanos consideravam esta planta um grande símbolo do amor e da morte.

Essa ambiguidade fez com que diversos autores associassem o elemento a um sentimento comum: saudade. Foi neste sentido que Shakespeare incluiu o alecrim como símbolo na peça Hamlet. “Ali está um alecrim. Ele é uma lembrança. Reze, ame e lembre”, diz o trecho.

Por este forte simbolismo, o alecrim aparecia plantado ao lado da soleira das postas das residências da Roma Antiga. Ele também passou a ser presença constante em rituais da igreja católica, que costumam queimar a planta juntamente ao incenso para celebrações.

Mas na cultura popular brasileira, o alecrim aparece como um excelente símbolo contra o chamado “mau-olhado”, afastando a inveja e os sentimentos ruins que as pessoas ao redor estão depositando em você, seja por motivos pessoais ou profissionais.

Um dos benefícios do alecrim é a presença constante na cozinha. A planta é utilizada como um delicioso tempero, principalmente quando se trata da preparação de peixes, carneiros, cabritos e carnes de porco.

Também é extremamente eficiente para trazer um aroma sutil em óleos e vinagres.

Como plantar alecrim?

O alecrim é uma excelente opção para quem quer se dedicar ao plantio independente do tempo que tenha para cuidar de uma plantação. Assim, para saber como plantar alecrim, primeiro entenda que esta planta é extremamente tolerante à seca, o que a torna resistente a até três dias sem receber água. Dessa forma, torna-se possível colher o alecrim independente de um solo árido ou cheio de pedras.

Você pode realizar o plantio do alecrim em espaços não tão grandes, com vasos ou jardineiras de tamanho grande e médio. Dessa forma, é muito mais fácil obter o controle do crescimento de todas as plantas, além de colher com facilidade na hora de preparar um chá ou um tempero. No entanto, vale destacar que a aplicação no solo faz com que o resultado seja ainda melhor.

Chegando a atingir até 2 metros de altura, a árvore de alecrim pode obter diversas características, como perene, lenhosa, ramificada ou arbustiva. A produção pode durar até 10 anos consecutivos sem precisar de uma renovação mais enérgica.

Por conta das características da árvore, o alecrim está classificado na mesma categoria que o orégano, a menta e a lavanda.

Por conta da sua origem no mar Mediterrâneo, os benefícios do alecrim chegaram ao Brasil com a colonização portuguesa. A partir daí, a planta passou a fazer parte do manejo cultural, assim como uma série de itens trazidos pelos europeus na época.

Benefícios do alecrim

Para que serve o alecrim?

As propriedades medicinais estão em destaque entre os benefícios do alecrim. Entre as principais intervenções da planta, podemos destacar a fortificação do sistema nervoso, o combate a doenças do pulmão e a melhoria da circulação sanguínea, amenizando o risco de problemas cardíacos. Mas também vale destacar que a planta auxilia no controle dos sintomas do reumatismo.

Além disso, para entender para que serve o alecrim, vale mencionar que algumas doenças já incluem a planta entre as receitas indicadas durante o tratamento.

O item é extremamente poderoso contra problemas intestinais, insônias, cólicas menstruais, cansaço, depressão, má circulação, dores de cabeça e cicatrização de cortes ou feridas.

O chá de alecrim é indicado para tratamentos de problemas digestivos, como é o caso da dispepsia.

A atuação como relaxante muscular, anti-inflamatório, cicatrizante, energizante, fortificante, bactericida e antisséptico fez com que o alecrim crescesse no conceito de quem busca uma boa saúde, inclusive no momento de buscar energias para as atividades físicas. A ingestão do elemento é revigorante para a atividade muscular, rendendo um potencial ainda maior.

Propriedades do alecrim

Há uma série de substâncias que proporcionam os benefícios do alecrim. A planta é extremamente rica em ácidos orgânicos, taninos e saponinas, que permitem o alimento ser um agente importante para a circulação sanguínea.

Outro efeito gerado pelas substâncias é o controle das hemorroidas e o aumento da disposição, o que facilita as atividades do dia a dia.

Também podemos destacar, dentre as propriedades do alecrim, o poder de outros elementos fundamentais, como o cineol, o borneol, a cânfora e o pineno. Desta forma, o alecrim torna-se um agente poderoso até contra doenças paralelas à sua atividade principal, como é o caso das inflamações e o combate aos resfriados.

Outras utilidades do alecrim

Mas o alecrim também é um agente importante em outras áreas. Na indústria de cosméticos, por exemplo, ele está constantemente presente na produção de produtos de higiene e de perfumes, pois também traz um odor mais leve. E este aroma também possui uma função específica, pois é eficiente agindo como um repelente a insetos de diversas espécies.

Benefícios do alecrim

No ambiente de plantação, o alecrim também é uma presença importante no controle da fauna. A árvore oferece alimentos extremamente saudáveis para as abelhas, permitindo que o inseto possa produzir mel com mais constância e qualidade. As flores podem ser de tonalidade violeta, rosa ou azul, podendo também ser úteis para composição de jardins.

Mas é na cozinha que o alecrim se destaca com tamanha eficiência. Ele é conhecido por dar um toque de frescor a uma série de alimentos diferentes, ressaltando o sabor e até auxiliando na boa aparência de pratos. E isso inclui até preparos mais simples, como é o caso de uma omelete. Misturar com vinagres e azeites também gera um resultado altamente satisfatório.

Entre os pratos que você pode preparar com o auxílio do alecrim, podemos destacar batatas, abobrinhas, carnes, tomates, hortaliças, berinjelas, frangos, peixes e outros assados. É hora de explorar todos os benefícios do alecrim na sua rotina, começando pela alimentação e se deparando com uma série de reflexos em sua saúde.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo