Orégano tem versatilidade como erva medicinal ou tempero de receitas

Inicio » Agricultura » Orégano tem versatilidade como erva medicinal ou tempero de receitas
29/08/2019 Por
Orégano tem versatilidade como erva medicinal ou tempero de receitas

Conheça o orégano e os seus principais benefícios para a saúde

Você certamente já experimentou uma série de pratos que incluíam o orégano entre os seus ingredientes. A iguaria é bastante versátil, podendo ser utilizada em muitos pratos.

Encontrado em receitas que vão desde a pizza até as sopas e até mesmo os chás, o orégano marca presença forte em pratos de origem portuguesa e italiana; promovendo um sabor diferenciado e bastante característico pelos quais essas culinárias já são conhecidas.

Orégano é uma erva muito versátil e com várias propriedades medicinais

O que é orégano?

Orégano é uma erva perene e aromática bastante utilizada na cozinha do Mediterrâneo e, atualmente, considerada o tempero mais popular do Brasil. Além de ser extremamente saborosa, a erva ainda é muito nutritiva e destaca uma série de propriedades medicinais.

Origem do orégano

Sabe-se que o orégano é nativo do Mediterrâneo e talvez isto explique sua grande popularidade por lá. Para que ele cresça forte e saudável, o clima, tempo e fertilidade do solo são essenciais.

Assim, podemos dizer que trata-se de uma erva relativamente frágil e que necessita de extremo cuidado durante o cultivo. Uma planta bastante parecida com o orégano fresco é a manjerona, que se diferencia por ser um pouco mais resistente e possuir um sabor mais ácido, devido a presença de fenólicos em sua composição.

Nutrientes do orégano

Como já dissemos anteriormente, o orégano é repleto de nutrientes que lhe conferem propriedades medicinais. Aqui elencamos as substâncias que podem ser encontradas em uma porção de 100 gramas da erva.

  • 20 calorias;
  • 1 g de proteína;
  • 3 g de carboidrato;
  • 0,5 g de gordura;
  • 13 mg de vitamina C;
  • 230 mg de cálcio;
  • 0,3 mg de niacina;
  • 4 mg de ferro.

Benefícios do orégano

Sabendo sobre seus nutrientes, é possível compreender melhor quais são os benefícios do orégano. De início, podemos dizer que ele é um potente remédio natural contra a asma e outros problemas respiratórios.

Isso porque os antioxidantes presentes em sua composição ajudam o nosso organismo a higienizar o trato respiratório, o que facilita bastante a respiração.

Além disso, os antioxidantes também podem oferecer auxílio no combate ao câncer de cólon. Juntos com as fibras presentes no alimento, eles provocam a eliminação de toxinas de nosso organismo através da bile, localizada no intestino.

Orégano é uma erva muito versátil e com várias propriedades medicinais

Estes  antioxidantes podem atuar sozinhos no combate aos radicais livres, principais responsáveis pela mutação e multiplicação de células cancerígenas; e, além disso, ainda combatem o envelhecimento precoce, fortalecendo a nossa pele e nossos cabelos.

Outra propriedade benéfica da erva pode ser uma poderosa ferramenta para o bem-estar no dia a dia das mulheres. Isso porque, ao consumir regularmente o chá de orégano, é possível contribuir para a regulação do ciclo menstrual.

Dentro deste tema, ainda é possível dizer que a ingestão deste mesmo chá pode ajudar para que a menstruação desça; e até mesmo para que o fluxo menstrual diminua.

Por fim e não menos importante, devemos destacar que o orégano é excelente para o coração humano, uma vez que conta com uma quantidade significativa de ômega 3. Além disso, a erva também destaca propriedades anti-inflamatórias, podendo servir de auxiliar no tratamento de cortes e feridas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo