Benefícios da carne são observados em uma alimentação equilibrada

Inicio » Pecuária » Benefícios da carne são observados em uma alimentação equilibrada
28/10/2020 Por
Benefícios da carne são observados em uma alimentação equilibrada

Importante alimento e fonte de proteínas, os benefícios da carne estão presentes no dia a dia. A carne compõe a alimentação diária da maioria das pessoas mundo afora. São os mais diversos tipos de carne disponíveis no mercado atualmente. Um dos fatores que é levados em consideração para o consumo, são os benefícios da carne para a saúde.

O ser humano se alimenta de carne desde os tempos mais remotos, há mais de dois milhões de anos, quando aprendeu a caçar. Desde então, se percebeu os benefícios da carne na nutrição humana.

Benefícios da carne para a saúde estão em todos os tipos de carne

A carne é uma excelente fonte de proteína e vitaminas, importantes para manter um equilíbrio no organismo. Vamos conhecer um pouco sobre os benefícios da carne.

Quais são os benefícios da carne vermelha?

A carne vermelha apresenta um alto valor biológico e baixo valor calórico. Suas proteínas contém cerca de 20 aminoácidos, dos quais alguns não são sintetizados pelo organismo, sendo fundamentais então na regeneração de células e formação de tecidos. Contudo, essas proteínas com aminoácidos têm alto valor biológico e, no caso da carne, esse valor chega a 80%.

Com isso, a carne é fonte de fósforo, ferro e zinco, que tem desempenha papel importante em nosso sistema imunológico. Já o fósforo ajuda o metabolismo das células e a formação dentária e óssea. E o ferro, por sua vez, atua no transporte de oxigênio.

Ademais, rica em vitaminas, a carne é ótima fonte das vitaminas B, B6 e B12, esta última aliás, só se encontra em alimentos de origem animal e é essencial para o desenvolvimento do organismo.

A carne vermelha, como a bovina, não possui um substituto único para equilibrar a alimentação, além de conter vitaminas específicas que não são encontradas em outros alimentos. Então, se consumida na medida certa e bem preparada, é saborosa e faz bem a saúde.

Quais são os benefícios da carne de frango?

Outra opção bastante saudável é a carne de frango, preferida por muitas pessoas que, inclusive, não consomem carne vermelha.

Por sua vez, a carne de frango é uma excelente fonte de proteína magra, muito consumida por atletas, além de conter vitaminas, aminoácidos e minerais.

benefícios da carne de frango também estão em evidência

A carne de frango também possui menos gorduras saturadas que a carne bovina.

  •  Proteção contra câncer: a carne de frango é rica em niacina, vitamina B3 que atua na proteção contra o câncer, bem como o selênio também presente;
  • Benefícios para o cérebro: a niacina também contribui para a saúde do cérebro e pode ajudar a combater o Alzheimer;
  • Tireoide: o selênio presente na carne de frango também ajuda manter a tireoide em dia.

Para quem não consome carnes de origem animal, o mercado oferece outras alternativas, como a carne de soja.

Benefícios da carne de soja

  • ajuda na saúde dos músculos;
  • como é antioxidante, ajuda a prevenir o câncer;
  • auxilia na dieta de perda de peso;
  • ajuda a equilibrar os níveis de colesterol no sangue;
  • diminui a pressão arterial.

De maneira geral, é recomendado o consumo diário de 150 gramas de carne. Então, com uma dieta equilibrada, é possível usufruir dos benefícios da carne.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo