Carne de soja é opção saudável e nutritiva para vegetarianos

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20/06/2019 Por
Carne de soja é opção saudável e nutritiva para vegetarianos

Carne de soja é a proteína texturizada da soja com aparência de carne moída

Carne de soja é uma alternativa para quem aprecia a textura da carne de origem animal mas, por razões ideológicas ou físicas, precisa seguir uma dieta vegetariana. No começo do século vinte, um grupo de vegetarianos começou a procurar um substituto para a carne de origem animal. A partir de pesquisas, eles chegaram à carne de soja, um alimento rico em proteína vegetal.

A primeira carne de soja foi apresentada por adeptos da igreja Adventistas do Sétimo Dia, que não comem carne e precisavam encontrar uma nova fonte de proteica de alimentação.

Carne de soja

Com o tempo, a carne de soja chegou aos supermercados também para consumo doméstico. A soja é, em suma, um vegetal da família dos feijões e pertence ao grupo da lentilha e da ervilha. Ela é encontrada em produtos como o leite, óleos, além de ser utilizada para espessar a massa de salames, salsichas e mortadelas.

O que é carne de soja?

A proteína texturizada de soja, conhecida como PTS, é obtida a partir dos farelos que sobram da extração do óleo de soja. A carne de soja pode ser encontrada em diferentes formas: graúda, em bifes ou laminada e em tiras. Resumidamente, pode ser feita de diferentes modos em diversas receitas como quibe, bife, estrogonofe, assados, hambúrgueres e sopas, entre outras.

Os benefícios da carne de soja são inúmeros: tem alto valor proteico, não tem colesterol, é rica em fibras e mais barata que a carne de origem animal.

Pelo fato de não conter gordura, a carne de soja não engorda e é uma boa opção nutricional, mas não só para quem segue uma alimentação vegetariana. Por essa razão, esse alimento também é indicado para quem precisa diminuir o consumo de gordura ou está em dieta.

Mas como é feita a carne de soja? Em um aparelho chamado extrusor, os farelos passam por um processo de alta temperatura e viram uma farinha texturizada que não se dissolve em água e fica parecida com a carne moída.

Como fazer carne de soja?

O truque para fazer a carne de soja e conseguir receitas perfeitas é hidratar com água quente, escorrer e, então, temperar. O passo a passo é:

  • Hidratar – Adicionar numa tigela grande duas xícaras de chá de água quente, com um pouco de vinagre ou suco de meio limão, para cada xícara de carne de soja. O conteúdo vai dobrar de tamanho. Deixe de molho por quinze minutos.
  • Escorrer – Para que a carne absorva bem os temperos, escorra numa peneira e esprema com as mãos, como se faz com o trigo do quibe. É importante deixar a soja bem seca.
  • Temperar – Aí vale o que for de sua preferência. Refogar a carne de soja com alho e cebola. Depois, usar ervas como salsinha, manjericão, coentro, cominho, louro e tomilho que dão sabor diferenciado à carne. Outros produtos como shoyo, molho inglês e molho de tomate também dão sabor à proteína.

E onde comprar carne de soja? Atualmente, o produto é facilmente encontrado em empórios e supermercados, inclusive na internet. Basta procurar a seção de produtos vegetarianos nesses locais. O produto vem aparecendo cada vez mais nas prateleiras em razão do aumento da procura.

Carne de soja

Benefícios da carne de soja

  • A carne de soja ajuda os diabéticos no controle da hiperglicemia
  • Auxilia na redução de altos níveis de colesterol
  • Reduz a pressão arterial
  • Diminui o risco de doenças cardiovasculares
  • Aumenta a massa muscular porque tem vitamina E, do complexo B, aminoácidos e saís minerais
  • Ajuda a prevenir o câncer porque é antioxidante
  • O leite de soja é rico em vitamina D que fortalece os ossos, as articulações e os músculos.

Carne de jaca

Outra opção utilizada por quem segue a alimentação vegetariana é a carne de jaca. Assim como a carne de soja, ela substitui a carne de origem animal, mas ainda é pouco conhecida e consumida pela população em geral. Para a produção, a fruta verde é cozida até que adquira uma textura muito semelhante a da carne de frango.

Basta temperar e, em seguida, usar como acompanhamento de pratos ou como recheio de tortas e salgados. No interior de São Paulo, por exemplo, a coxinha de carne de jaca é uma iguaria muito popular. adquire o sabor dos temperos que foram usados.

A jaca verde tem vitaminas, minerais como o cálcio, fósforo, ferro e potássio. É fonte de antioxidantes que combatem os radicais livres, o que mantém a pele saudável, retarda o envelhecimento e previne doenças.

A jaca tem também grande concentração de magnésio e manganês, em suma, elementos que auxiliam na formação e solidificação dos ossos. O magnésio tem a propriedade de converter a vitamina D para ajudar a absorver o cálcio e regular o sódio e o potássio no corpo. O manganês, por sua vez, é responsável pela formação dos ossos e dos tecidos reprodutivos e conjuntivos.

Além de enriquecer a alimentação ela tem propriedades de:

  • Controlar a glicemia
  • Regular a pressão arterial
  • Reduzir o mau colesterol
  • Prevenir a anemia
  • Combater os radicais livres
  • Atacar os fungos intestinais

Por ser tão rica em nutrientes, a carne de jaca é indicada para gestantes e mulheres na menopausa pois reforça a quantidade de manganês no organismo.

Como fazer a carne de jaca

A jaca é encontrada em dois tipos: a mole, de fruto menor e mais doce e a dura, de frutos maiores. A escolha deve ser a variedade dura.

O melhor jeito de fazer a carne de jaca é comprar o produto verde que não tem gosto, nem cheiro. Ao manipular, é recomendável usar luvas descartáveis. Isso porque os bagos da fruta grudam nas mãos e em tudo em volta. Para limpar colheres, panelas e o restante do material a opção é passar óleo para retirar a “cola” da jaca.

Carne de soja

Dicas dadas, seguir adiante: cortar o talo, lavar com uma escovinha para tirar a sujeira. Picar em pedaços e por na panela de pressão. A água deve cobrir todos os pedaços, e não pode passar da metade da panela. Cozinhar por 30 minutos ou até que os bagos estejam macios. Depois, descascar, pegar os bagos, desfiá-los e tudo pronto para fazer a receita. As sementes podem ser torradas, cozidas ou assadas.

Como a carne não tem gosto de jaca, após cozida lembra a carne de frango. Pode ser utilizada em variadas receitas: recheios de empadas, coxinhas, tortas, pastéis e também no estrogonofe ou escondidinho, por exemplo.

A carne de jaca é uma das novas opções para o cardápio vegetariano porque é encontrada facilmente em lojas de produtos naturais e, além disso, é mais barata que a carne de origem animal.

Diante dos benefícios da carne de soja e de jaca, esses alimentos se tornaram excelentes opções nutricionais.

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