10 benefícios da chia que tornam o alimento cada vez mais popular

Inicio » Agricultura » 10 benefícios da chia que tornam o alimento cada vez mais popular
29/08/2019 Por
10 benefícios da chia que tornam o alimento cada vez mais popular

Alimento altamente nutritivo, a chia oferece vários benefícios para saúde

Vegetal que ganhou fama por suas inúmeras propriedades nutritivas, a chia ainda não é muito comum no cardápio dos brasileiros. Entretanto, este quadro rapidamente vem sendo modificado por suas qualidades nutricionais. Dessa forma, os benefícios da chia se tornam cada vez mais conhecidos em terras tupiniquins.

Estômago, coração, pele e fígado são apenas alguns órgãos que são favorecidos pelos vários benefícios da chia para saúde. Assim, para você saber mais sobre esse incrível alimento, preparamos esse artigo completo e informativo. Continue lendo!

benefícios da chia

O que é chia?

Chia é uma planta herbácea da família das Lamiáceas. Surgiu na América Central. Entretanto, alguns estudiosos creditam sua origem à região onde hoje é a Guatemala. Já para outros, a planta surgiu no México.

Com nome científico de Salvia hispanica, a chia é famosa por suas qualidades nutricionais. Estas, além de alimentar, também beneficiam vários aspectos da saúde.

Espécie cultivada e utilizada desde as civilizações mais remotas, a chia fazia parte do cardápio básico ao lado do feijão e do milho.

Atualmente, vários países, primordialmente na América Latina, produzem a chia para consumo próprio e exportação.

Propriedades da chia

As inúmeras propriedades da chia fazem com que ela ganhe o apelido de superalimento. Isto porque ela é uma excelente fonte natural de fibras, proteínas, ácidos graxos, entre outros.

Os povos antigos da região, como os Astecas, já consumiam a semente para aquisição de energia. E, ao longo do tempo, outros benefícios foram sendo descobertos e novas finalidades foram elaboradas para o uso da chia.

Atualmente, a indústria de alimentos também se beneficia das propriedades da chia. Nela, por exemplo, a semente é utilizada na produção de diversos alimentos como pães, biscoitos, maioneses, entre outros.

Fonte natural de ácidos graxos, fósforo, cálcio, magnésio, proteínas, antioxidantes e fibras, a chia, além de fornecer nutrientes importantes para a saúde, também auxilia no processo de emagrecimento.

Por naturalmente reter água, a semente cresce de tamanho e, quando ingerida, gera saciedade no estomago. Entretanto, esta mesma propriedade pode converter-se em um desconforto estomacal se ingerida em excesso.

A grande quantidade de cálcio presente na semente, maior do que a obtida no leite, faz com que a chia torne-se uma das melhores fontes naturais deste nutriente.

benefícios da chia

Mais nutrientes do que outros alimentos

Para surpresa de quem não conhece as propriedades da chia, muitos alimentos considerados essenciais em uma alimentação equilibrada perdem para ela no quesito quantidade de nutrientes.

As laranjas, tão famosas pela presença de vitamina C, perdem para a chia que possui cerca de sete vezes mais deste recurso nutricional.

Além disso, o ferro, que costumeiramente busca-se em alimentos como espinafre ou brócolis, é encontrado em abundância nesta pequena semente.

Outros nutrientes importantes como o potássio (encontrado em bananas), as vitaminas A, E e B6 (encontradas em batatas e abacates) ou, ainda, minerais como magnésio são fartamente encontrados na chia.

Simultaneamente, outros nutrientes valiosos como aminoácidos, antioxidantes e fibras são encontradas em grandes quantidades nesta planta.

Vantagens da semente de chia

Como vimos, são muitos os benefícios da semente de chia.

De maneira geral, então, podemos relacionar os principais benefícios para nosso corpo. São eles:

  • Proteção ao sistema digestivo;
  • Controle dos níveis de glicose e do colesterol;
  • Saciedade do apetite;
  • Prevenção de problemas cardíacos;
  • Auxiliar no processo de limpeza do fígado;
  • Proteção da pele.

Dessa forma, o consumo adequado e regular da semente oferece energia, sacia a fome, regula o funcionamento do intestino e auxilia na proteção de vários órgãos.

10 benefícios da chia para a saúde que não podem ser ignorados

Dentre as principais vantagens da chia, algumas se destacam. Veja 10 delas a seguir.

  1. Favorece o processo digestivo ao oferecer grande quantidade de fibras, que auxiliam na regulação do funcionamento, além de ajudar na digestão de outros alimentos;
  2. Auxilia no tratamento e controle de diabetes por ajudar no controle dos níveis de glicose;
  3. A chia ajuda a emagrecer ou manter o peso à medida que fornece fibras ao organismo, diminui o apetite e retém água;
  4. Previne problemas no coração devido a sua ação reguladora sobre os níveis de colesterol. Os ácidos graxos, presentes na chia, auxiliam na coagulação e circulação do sangue;
  5. Fornecimento de energia, através das vitaminas, aminoácidos e minerais presentes na semente;
  6. Fonte de cálcio que beneficia pessoas que são alérgicas à lactose;
  7. Proteção ao cérebro: os vários ácidos presentes na chia auxiliam na criação e, igualmente, na proteção dos tecidos cerebrais. Isto, é claro, além de facilitar a transmissão dos impulsos elétricos que comandam o órgão;
  8. Combate aos efeitos da celulite: a chia auxilia na prevenção de problemas com a pele que ocasionam o surgimento de celulites. A estrutura, elasticidade e renovação das células epidérmicas são favorecidas pelo consumo da semente;
  9. Ação sobre a pele: o ômega 3 oferece vários benefícios para a saúde da pele, entre eles a ação anti-inflamatória, a proteção contra os raios solares e a prevenção de doenças como câncer;
  10. Cabelos mais bonitos e saudáveis: a saúde capilar também é favorecida através do consumo da chia. As vitaminas e antioxidantes melhoram a qualidade dos fios.

Plantio e colheita da chia

Fácil de ser manejada, a chia não requer grandes investimentos para seu plantio e colheita.

O plantio da semente é realizado, preferencialmente, entre os meses de abril e maio. Já a colheita acontece, normalmente, entre outubro e novembro.

A escolha do local de plantio deve considerar que a planta se adequa melhor a lugares secos e quentes, pois necessita de muito sol para se desenvolver.

benefícios da chia

Apesar de não exigir um solo rico em nutrientes, a planta requer uma boa drenagem e quantidade de matéria orgânica.

Sugere-se a poda programada para retirada de folhas secas, inclusive aquelas que caírem ao chão.

A colheita deve ocorrer após o início da queda das pétalas. Os ramos retirados da planta devem ser colocados para secar antes de irem ao processo de separação das sementes e esmagamento das folhas.

Produção que gera bilhões

Atualmente, os principais produtores da chia são os países da Argentina, Méico, Equador, Bolívia, Austrália, Guatemala e Paraguai.

Dados recentes de mercado mostraram que, em média, o alimento movimenta 50 bilhões de dólares todos os anos. Esse número segue em expansão e, diante de todos os benefícios da chia, deve crescer ainda mais nos próximos anos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo