Benefícios do cogumelo vão além de saborizar diversos pratos

Inicio » Agricultura » Benefícios do cogumelo vão além de saborizar diversos pratos
04/12/2020 Por
Benefícios do cogumelo vão além de saborizar diversos pratos

Um dos benefícios do cogumelo é a sua fonte de proteínas, que desperta atenção especial de vegetarianos e veganos. Mas os benefícios do cogumelo são tão numerosos quanto as espécies existentes desse fungo cada vez mais consumido no Brasil. O aumento de seu consumo se deve, em muito, ao aumento da população vegetariana e vegana não só no Brasil, mas no mundo inteiro.

Isso é reflexo da maior preocupação da população mundial com a saúde do corpo. Tal comportamento estimula a vigilância com o que é consumido e a substituição de alimentos industrializados e gordurosos por outros mais saudáveis. Além das proteínas, outro dos benefícios do cogumelo é a melhora do sistema imunológico.

Benefícios do cogumelo

O que são cogumelos?

Cogumelos são vegetais que não têm raiz, folhas ou talos. Também são classificados como fungos, o que deve causar certa surpresa e espanto, especialmente aos agricultores, pois fungos normalmente são sinônimos de más notícias nas lavouras.

Contudo, os fungos em questão são comestíveis e podem proporcionar renda para os trabalhadores do campo.

Os fungos são formados por células conhecidas como hifas. O conjunto dessas células forma o micélio, a parte vegetativa do fungo. É a partir do micélio que ocorre a diferenciação celular que resultará em estruturas distintas de reprodução sexuada, chamadas de basidiomas.

Essas estruturas se dividem em várias fases, sendo uma delas os cogumelos.

Existem vários tipos de cogumelos com diferentes formatos, tamanhos e cores. Os comestíveis proporcionam vários benefícios à saúde humana.

Nota-se essa qualidade nutricional avaliando alguns dos elementos que integram esse alimento. Os cogumelos, por exemplo, são ricos em aminoácidos como arginina, glutamina e lecitina.

Outro aspecto favorável para a alimentação diária é o fato de ter poucas gorduras e muitas fibras.

Os benefícios do cogumelo

Já citamos a “fonte de proteínas” como um dos benefícios do cogumelo, no entanto, as leguminosas são mais interessantes nesse sentido por terem maior quantidade desse macronutriente. Mas para os vegetarianos que, naturalmente, têm mais dificuldades para variar o cardápio, os cogumelos são muito bem-vindos.

Além de nutritivos, são saborosos e fazem muito bem para a saúde. Por isso, são indicados para fazer parte da alimentação de todos, vegetarianos ou não.

Veja abaixo alguns dos benefícios do cogumelo.

Benefícios do cogumelo

Faz bem para o coração

Por ser rico em fibras solúveis, ajuda a diminuir o LDL, ou seja, o colesterol ruim. Boa notícia para o seu coração, pois o LDL é um dos fatores de risco para o sistema cardiovascular.

Outra colaboração para o músculo cardíaco é o potássio, pois ajuda a diminuir a pressão arterial e melhorar a contração muscular.

Faz bem para o sistema imunológico

Outro dos benefícios do cogumelo é promover a eliminação de toxinas dentro de nosso organismo que prejudicam o nosso sistema imunológico. Tal remoção ocorre por meio do selênio contido nesse alimento.

Faz bem para o intestino e aumenta a saciedade

As fibras presentes no cogumelo ajudam a diminuir a prisão de ventre e os inchaços, porque em vez de se dissolverem no sistema digestivo, as fibras se mantêm estáveis e ainda absorvem as toxinas que prejudicam a digestão. Quando são expelidas, levam consigo todos os elementos nocivos que absorvem.

As fibras também são responsáveis por estender a saciedade. Saciedade é a sensação de corpo satisfatoriamente nutrido. Essa sensação pode ocorrer mesmo ao se consumir quantidade de nutrientes inferior ao habitual, bastando para isso consumir alimentos ricos em fibras.

As fibras, ao terem contato com o suco gástrico, formam uma espécie de gel no estômago que se expande e provoca a sensação de “estômago cheio”. Por isso, alimentos ricos em fibras são considerados bons aliados para dietas de emagrecimento.

Faz bem aos diabéticos

Seguindo com a listagem dos benefícios do cogumelo, o foco continua nas fibras, porque a capacidade de absorção delas beneficia também os diabéticos, ajudando a controlar o nível de glicose.

Outro ponto favorável é o de melhorar a resistência do organismo à insulina nos tecidos.

Faz bem para o corpo

Para o bom funcionamento do corpo, é necessário nutri-lo com minerais, o que os cogumelos têm de sobra.

Cogumelos são fartos em selênio, cobre e potássio, minerais que colaboram para a produção de glóbulos vermelhos saudáveis.

Tipos de cogumelos

A variedade de espécies, formatos e tamanhos pode ser computada também entre os benefícios do cogumelo, porque a diversidade sempre colabora na cozinha.

Veja os tipos de cogumelos comestíveis mais famosos e consumidos a seguir.

Benefícios do cogumelo

Shimeji

Pequeno, crocante e de sabor leve. Seu aroma é marcante e apresenta talo comprido. Sua cabeça é acinzentada e pequena. As cores em que é mais conhecido são pretas e brancas, mas as suas tonalidades são várias.

É o cogumelo que se costuma ver em yakissoba, mas está também presente em massas e risotos. Costuma ser consumido grelhado ou frito. É rico em Vitamina C, ferro, selênio e proteínas.

Cogumelo do sol

É a espécie de cogumelos Agaricus blazei. Muito famoso, infestou as tardes de programas televisivos dos anos 1990 com propagandas sobre seus benefícios que, de fato, são muitos.

De sabor adocicado, cheio de fibras, proteínas, vitaminas e aminoácidos, seu aroma lembra amêndoas. Calcula-se que, em cada 100 gramas de cogumelo do sol, haja 140 calorias.

Champignon

Sem dúvida, o cogumelo que supera em popularidade o cogumelo do sol. É o mais consumido do país e também recebe o nome de cogumelo-de-paris.

Como tem sabor neutro, pode ser colocado em diversos pratos. É comum vê-lo em receitas de pizzas, estrogonofe, molhos e saladas.

Esse cogumelo é branco, com uma espécie de chapéu na sua extremidade superior, que remete a um botão. É bastante carnudo e muito facilmente encontrado em redes de supermercado.

É rico em vitamina do complexo B, além de ter cálcio, ácido fólico, potássio, sódio, iodo e fósforo.

Cogumelo no Brasil

Os benefícios do cogumelo não são restritos à saúde. Seus efeitos positivos se estendem a área econômica, pois são muito apreciados pelo público e, naturalmente, muito consumidos, favorecendo os seus produtores. No Brasil, o estado que se destaca na produção desse vegetal é o São Paulo, que detém a maior produção de cogumelos do Brasil.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo