Manga bourbon pode ser comida com casca e é rica em fibras

Inicio » Agricultura » Manga bourbon pode ser comida com casca e é rica em fibras
28/04/2020 Por
Manga bourbon pode ser comida com casca e é rica em fibras

Fruta tropical, a manga bourbon é saborosa e não apresenta os indesejados fiapos

Nativa das florestas do sul e sudeste da Ásia, as mangueiras foram introduzidas em várias regiões do mundo.  Chegaram ao Brasil através dos colonizadores portugueses.

A manga bourbon é uma variedade muito antiga e bem tradicional no Brasil. Sua propagação pelo país se deu pelas sementes poliembriônicas (mais de um embrião por semente).

manga bourbon é doce e não contém fiapos

A manga bourbon é excelente para o consumo in natura e também industrializada, nas formas de manga em calda. Essa variedade, além de saborosa, é rica em fibras e não é “fiapenta”.

Como a maioria das variedades de mangas disponíveis no mercado, tem altos teores de vitamina C, que, aliás, são maiores nos frutos verdes que nos mais maduros. A manga bourbon é muito popular em São Paulo e é produzida principalmente na região Centro-Oeste do país.

A manga é o fruto da mangueira, uma das maiores árvores frutíferas do mundo, que pode atingir até 10 metros de altura. Sua propagação pode ser por sementes ou pelo processo de enxertia (união dos tecidos de duas plantas). Em fins comerciais, a enxertia é mais recomendada para manter o padrão genético da cultivar.

A mangueira frutifica entre o fim da primavera e o verão, precisando de calor e períodos secos para produzirem. Aliás, a planta vai muito bem nos climas tropical e subtropical, como o sul da Ásia, América do Norte, América Central, América do Sul e em regiões do Caribe, sul e centro da África e Austrália.

Tipos de manga

Já que falamos da manga bourbon, uma variedade que merece destaque é a manga bourbon vermelha. Ela é uma cultivar brasileira, desenvolvida com foco na exportação através de melhoramento genético. A bourbon vermelha não tem aqueles fiapos que ficam presos aos dentes e pode ser consumida inclusive com a casca.

Essa variedade possui um ciclo semi-tardio e a penca precisa ser desbastada. Seus frutos são mais frágeis e devem ser colhidos antes do amadurecimento para que não caiam do pé e não passem do ponto.

manga bourbon vermelha foi desenvolvida no Brasil

Atualmente, já foram registrados cerca de 1.600 tipos de mangas mundo afora. O destaque mundial da fruta é a Índia, onde existem aproximadamente mil tipos dessa fruta. Entretanto, no Brasil, encontram-se cerca de 10 tipos de mangas, que, dentre as principais, listamos abaixo algumas:

  • Manga Tommy Atkins: surgiu na Flórida (EUA), derivada de outras variedades. Hoje é manga mais cultivada em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde além do consumo natural, também é utilizada na produção de sucos e doces e sorvetes;
  • Manga Espada: uma das variedades mais antigas do Brasil. Essa manga é mais alongada que as demais e um pouco achatada;
  • Manga Rosa: desenvolvida em Pernambuco, seu nome vem da casca de cor vermelha e rosada. Ideal para consumo in natura e em sucos, já que sua polpa responde por cerca de 67% do fruto;
  • Manga Ubá: por ter o início de seu cultivo na cidade de Ubá (Minas Gerais) recebeu esse nome. É muito aproveitada pela indústria de sucos.

Com as técnicas ideais, a manga bourbon pode ser produzida até em vasos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo