Os benefícios do café para a saúde e a estética humana

Inicio » Agricultura » Os benefícios do café para a saúde e a estética humana
05/02/2019 Por
Os benefícios do café para a saúde e a estética humana

Como os benefícios do café pode favorecer no dia a dia

O café pode ser conhecido como a segunda bebida mais consumida do mundo, ficando atrás apenas da água potável. Além disso, é também o segundo produto com maior índice de exportação mundial; depois do petróleo.

Os benefícios do café são de grande ajuda tanto para a saúde, de uma forma geral, quando para a estética do ser humano. Isso porque ele pode ajudar na queima de gordura, redução de peso e aliviamento de celulites.

O Brasil é o maior exportador mundial de café, e é possível encontrar mais de 25 subtipos no mercado além dos tradicionais. Incluindo desde os mais fortes – em função da alta quantidade de cafeína – até os mais fracos, com concentração baixa.

Benefícios do café são diversos

O café verde e seus benefícios

O café verde é a designação imposta ao café ainda não torrado e mais amargo. Ou seja, os benefícios do café verde podem ser ainda maiores que os do café tradicional. Isso porque:

  • por não ser torrado, contém 50% de ácido clorogênico – que auxilia na redução de glicose no sangue, no metabolismo e perda de peso
  • por conta de seus antioxidantes – que higienizam as células e estimulam o funcionamento correto do organismo – ajuda na prevenção de doenças do fígado ;
  • é capaz de diminuir a pressão arterial;
  • ajuda na queima gordura corporal;
  • ajuda na diminuição dos índices de diabetes.

Entretanto, é importante que haja acompanhamento profissional para que o consumo do café verde seja equilibrado e saudável. Muito procuradas, suas cápsulas podem ser encontradas em farmácias, lojas especializadas ou por encomendas.

Benefícios do café para a saúde

Quando já torrado e na sua forma mais usual, o café ainda é capaz de gerar uma série de vantagens para os que o consomem diariamente. Entre elas:

  • aumenta a atividade sanguínea e cerebral;
  • por ser estimulante psicoativo, auxilia no trabalho do cérebro;
  • estimula o metabolismo – embora não tanto como a capsula de café verde;
  • seus nutrientes são de extrema importância para o corpo humano – como fonte de vitaminas, magnésio e potássio;
  • a cafeína pode aumentar a dopamina do cérebro – atua no controle de atividades, memória, movimento e prazer. Por isso, é um ótimo estimulante para prevenção de mal de Parkinson (que ocorre por conta da queda de dopamina);
  • pode deixá-lo mais feliz – a dopamina, conhecida por sua liberação de prazer ao corpo, ajuda a melhorar o ânimo de forma geral;
  • reduz os riscos de câncer no intestino;
  • diminui os riscos de doenças cardíacas – a cafeína estimula o ritmo cardíaco e, consequentemente, favorece o sistema cardiovascular;

Embora seja uma bebida muito recomendada e gere diversos benefícios para o corpo humano, é importante que não seja feito o consumo excessivo de café. O equilíbrio é essencial para não provocar problemas de insônia, no sistema digestivo ou taquicardia, entre outras complicações. Em função disso, é recomendado que se beba, no máximo, cinco xícaras de 50 ml de café por dia.

Benefícios do café

Curiosidades sobre o café

Além de utilizado para manter a saúde, o café pode funcionar como produto de beleza. Sabendo disso, o mercado conta, hoje, com máscaras faciais e produtos para a diminuição das celulites feitos a base de café.

Parte da razão pela qual os benefícios do café se destacam está nos componentes anti-inflamatórios de suas propriedades. Além de favorecer o aspecto da pele – ajudando no combate a olheiras e até acne – também diminui a oleosidade e aumenta a maciez.

Agro20 | Portal Vida No Campo