Ícone do site Agro20
Agricultura

Berinjela tem origem indiana e é bastante popular na mesa do brasileiro

A berinjela, fonte de vitaminas C, B1 e B2, bem como minerais como cálcio, ferro e fósforo, é utilizada há séculos como uma planta medicinal

A berinjela, além de ser um alimento extremamente versátil na culinária, é fonte de proteínas e bastante rica em fibras. Ao mesmo tempo, é um alimento de poucas calorias fácil digestão.

No entanto, nos últimos anos, a berinjela tornou-se alvo de pesquisas com fins medicinais. Isso porque, acima de tudo, a sua principal atribuição medicinal recai sobre o controle de colesterol, bem como por sua ação na redução das gorduras do fígado.

O que é berinjela?

Berinjela é uma planta arbustiva que chega a mais de 1 metro de altura. Seu nome científico é Solanum melongema. De origem indiana e auto fecundável, é utilizada há muitos séculos como planta medicinal para o tratamento de uma série de enfermidades.

Entre elas, podemos destacar problemas digestivos, bem como artrite e reumatismo, entre outras. Contudo, nos últimos anos, a berinjela tem sido alvo de estudos. De acordo com pesquisas, a ingestão diária de suco de berinjela reduz em até 80% as taxas do colesterol.

Além disso, outra aplicação muito útil é na redução das gorduras do fígado. Ou seja, ela contribui na digestão dos alimentos chamados de “pesados” como, por exemplo, as carnes vermelhas.

Benefícios da berinjela

Sem dúvida, como comprovado cientificamente, a berinjela é eficaz na redução das taxas de colesterol. Entretanto, ela proporciona inúmeros benefícios para a saúde. Acompanhe abaixo alguns deles:

Como plantar berinjela?

Em virtude de ser originário de um país com clima e temperaturas elevadas, o fruto se adapta bem em climas tropicais ou subtropicais, com uma média de temperatura que varia de 18°C a 26°C. Portanto, não suporta frio excessivo, tampouco geadas.

O plantio é fito em sementeiras preferencialmente em solos areno-argilosos, férteis, drenados. O pH deve ser entre 5,5 e 6,8.

As sementes devem ser depositadas em sulcos distanciados em 10 cm, previamente adubados com esterco curtido de curral. Assim que as mudas atingiram 10 cm de altura, devem, então, serem transplantadas para seus locais definitivos.

Por outro lado, é fundamental que sejam plantadas em linhas com espaçamento de 1 m entre as plantas, bem como 1 m entre as linhas, a fim de que haja uma boa produtividade.

Após 30 dias do plantio, será necessário realizar uma nova adubação. A irrigação deve ser realizada de acordo com o clima da região. A colheita inicia-se após 100 dias, quando os frutos estiverem brilhantes e com 18 a 20 cm.

Em regiões com clima mais gelado, o ideal é que seja plantado entre os meses de agosto e setembro. Todavia, nas regiões mais quentes, o plantio pode ser feito em qualquer época. Quando bem irrigado e adubado, a produtividade atinge 70 toneladas/hectare.

Baixo custo de produção da berinjela atrai agricultores

De fácil cultivo e também pouco gasto na lavoura, a berinjela se destaca como uma das culturas mais procuradas pelos agricultores. No mercado, o seu valor é baixo, porém, acaba sendo compensado pelo cultivo, que também não é custoso.

Receitas com berinjela

Como dissemos anteriormente, a berinjela é bastante versátil na culinária. Acompanhe abaixo 3 receitas fáceis e saborosas.

1. Berinjela recheada

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Corte as berinjelas no sentido do comprimento;
  2. A seguir, leve ao fogo com água e sal e afervente ligeiramente;
  3. Logo depois, retire o miolo cuidadosamente para não furar a casca. Reserve;
  4. Logo após, aqueça o azeite e doure a cebola e o alho;
  5. Em seguida, refogue a carne moída e acrescente o miolo reservado;
  6. Acrescente o molho de tomate. A seguir, tempere com sal e pimenta;
  7. No momento em que o molho estiver reduzido, retire do fogo;
  8. A seguir, recheie as berinjelas e coloque-as em uma assadeira;
  9. Finalmente, polvilhe a mussarela ralada e leve ao forno 200°C por 15 min ou até gratinar.

2. Berinjela de forno

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Em primeiro lugar, aqueça uma frigideira antiaderente e unte ligeiramente com azeite;
  2. Em segundo lugar, grelhe as rodelas de berinjela dos dois lados. Retire e coloque sobre papel absorvente;
  3. Depois, tempere a berinjela com sal e pimenta;
  4. Disponha em uma assadeira levemente untada com azeite metade das rodelas;
  5. Coloque sobre elas uma rodela de tomate, uma rodela de mussarela, polvilhe orégano e cubra com outra rodela de berinjela;
  6. Em seguida, polvilhe com o parmesão ralado e espete um palito de dente;
  7. Finalmente, leve ao forno 220°C por 15 min ou até gratinar. Retire do forno e decore com folhas de manjericão.

3. Berinjela antepasto

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite;
  2. Em seguida, doure os cubos de berinjela. Retire e escorra em papel absorvente;
  3. Logo após, na mesma frigideira, doure a cebola, a abobrinha, bem como o pimentão vermelho;
  4. Coloque a berinjela reservada e tempere com sal e pimenta calabresa;
  5. Logo depois, misture muito bem e adicione as azeitonas;
  6. Por fim, retire do fogo, coloque em um refratário com tampa e polvilhe com o orégano. Mantenha na geladeira.

Afinal, o correto é berinjela ou beringela?

Certamente sempre houve dúvida sobre a grafia correta da palavra: se berinjela ou beringela. Entretanto, as duas maneiras estão corretas e existem na língua portuguesa.

A palavra escrita com “j” (berinjela) é a forma correta no português do Brasil, enquanto a palavra escrita com “g” (beringela) é a forma correta no português de Portugal.

Sair da versão mobile