Biodiesel é combustível renovável que influencia a economia brasileira

Inicio » Agronegócio » Biodiesel é combustível renovável que influencia a economia brasileira
11/03/2019 Por
Biodiesel é combustível renovável que influencia a economia brasileira

O uso do biodiesel, além de ajudar no desenvolvimento econômico do país, é importante para o meio ambiente

O uso de biodiesel é uma pauta bastante pertinente nos dias de hoje. Visto que essa é uma época onde o tema conservação do meio ambiente é uma das principais pautas discutidas pelas grandes organizações de todo o mundo.

O biodiesel é importante não apenas no valor econômico para o mercado brasileiro, mas também na questão produtiva do combustível. Parte da sua composição é algo que surge de elementos que já existem na própria terra; ou seja, elementos que não agridem ao meio ambiente.

Biodiesel

O que é biodiesel?

É um combustível conhecido pela sua capacidade biodegradável e não tóxica. Além disso, a sua aptidão é tão semelhante quanto a outras composições, como a gasolina e o álcool. Bem como outros combustíveis, o biodiesel também foi criado com o intuito de ser utilizado como principal fonte de energia para automóveis. Porém, ele também pode ser misturado junto ao diesel comum, desse modo diminuindo seu teor poluente.

Hoje, o Brasil é renomado pela sua alta capacidade de produção de biodiesel e a seu uso internoIsso acontece por conta da tropicalidade do país, o que gera propensão ao cultivo de vegetais. Segundo a Agência Nacional de Petróleo – ANP, em 2010 o Brasil produziu aproximadamente 5 milhões de litros do biodiesel.

A soja é um dos principais vegetais utilizados na composição do biodiesel no brasil, mesmo possuindo baixo teor de óleo – que é importante para o combustível. Desse modo, sua velocidade de crescimento e facilidade de cultivo supre a necessidade do óleo.

A produção de dendê, por exemplo, possui alto teor de óleo – o que seria interessante para a produção do biodiesel – porém seu tempo de produção é longo e o vegetal possui perda de produtividade em regiões frias.

Biodiesel no Brasil

No quesito exportação, o Brasil ainda não tem um número significativo e que movimente e economia de forma considerável. Os valores do biodiesel não agradam países que desejam importar o combustível.

Em 2018, por sua vez, ocorram poucas exportações de biodiesel para o mercado estrangeiro, uma delas foi para para o Japão. País moveu cerca de 50 litros do produto para aplicar testes em automóveis.

Mesmo com alto custo tecnológico, países estrangeiros ainda preferem fazer a exportação de petróleo, pois sua utilização pode ser importante para fazer outros produtos para inserir no mercado.

Vantagens do biodiesel

Além de ser um produto biodegradável e não tóxico, como foi dito anteriormente, o biodiesel contém uma série de pontos importantes para que a sua utilização se torne primordial no Brasil, como:

  • Diminuição de gastos: Diferente do petróleo que é extraído com a utilização de maquinas tecnológicas importadas para o país. Parte da substância do biodiesel é pego no campo sem a necessidade de investir absurdamente em boa parte do seu processo. Dessa forma, gastos poderiam ser cortados e o governo teria liberdade para investir em outras área de criação.
  • Empregabilidade: O biodiesel ajuda o mercado brasileiro desde o recolhimento da matéria primeira necessária para a sua produção. O cultivo, por exemplo, é uma área que passa a ter maior empregabilidade, assim ajudando famílias de pequenas regiões do Brasil.
  • Não sofre adulteração: Este tipo de combustível é vantajoso para o mercado e para consumidores, já que sua adulteração ainda não acontece, diferente de seus concorrentes.
  • Vida útil: 

Desvantagens do biodiesel

  • Inflação: A alta procura do mercado do biodiesel as matérias primas necessárias para produção pode fazer com que o preço da soja, por exemplo, aumente numa escala acima do que seria caso essas matérias fossem utilizadas apenas para consumo alimentício.
  • Desmatamento ilegal: É necessário que grandes órgãos responsáveis pela fiscalização do meio ambiente se atente com a maneira como estão ocorrendo o processo da matéria prima. Pois, práticas ilegais podem ser feitas, assim ocorrendo desmatamento de áreas importantes do país para dar espaço ao plantio de grãos. Em 2018 o Brasil teve um dos maiores índices de desatamento dos últimos 30 anos. País perdeu cerca de 400 km neste período. Dados da ONU.

Para que o biodiesel se estabeleça no mercado que é amplamente disputado por outras formas de combustíveis, é necessário que marcas auto-motivas entendam a importância do biodiesel para o meio ambiente e o funcionamento de veículos.

Mesmo sendo considerado mais barato que os demais, o biodiesel ainda não é popular entre os carros. Uma vez que motores capacitados para rodar tal combustível acabam saindo além do valor estipulado pelas próprias empresas.

Além da sua forma misturada com o diesel comum – como foi dito anteriormente – o biodiesel tem a função de ser um aditivo extremamente potente para utilização em caminhões. Seu uso pode impulsionar a velocidade do motor e dar um tempo maior de vida a ele.

Assim como no processo de alimentação, é importante colher orgânicos saudáveis para a composição do biodiesel. Pois a sua qualidade está relacionado a forma em como ele será visto pelo mercado de consumo.

latas de biodiesel

Produção de biodiesel

A tecnologia presente em todo o globo permite que a produção do combustível pode ser feito em pequena ou longa escala. Hoje é muito comum que pequenos fazendeiros produzem o seu próprio biodiesel para funções no meio rural. Porém, é importante ressaltar que este processo é altamente químico e o cuidado deve ser grande. Pois o manejo errado poderá causar grande explosão.

Por isso, o seu uso no campo é importante e comum. Assim dando melhor desempenho aos produtores rurais. Desse modo, o combustível pode ser utilizado em escavadeiras para a remoção de terra, caminhões que movimentam gados e também como gerador de energia elétrica.

Contudo, o uso deste tipo de composição ajuda no desenvolvimento de todo o país. Já que utilizá-lo alavanca a economia local. Por isso, o motivo de pouca exportação não assusta o país. Uma vez que de modo interno, o setor está se estruturando de forma na qual não precise depender em grandes proporções de outros países.

Por isso, é necessário que todo o mercado brasileiro e o consumidor entenda a importância do biodiesel. Mesmo gerando mais gastos no começo, seu uso a longo prazo poderá ser rentável para toda a economia do Brasil.

Agro20 | Portal Vida No Campo