Biometano, um biocombustível gasoso, é parecido com o GNV

Inicio » Meio Ambiente » Biometano, um biocombustível gasoso, é parecido com o GNV
10/06/2020 Por
Biometano, um biocombustível gasoso, é parecido com o GNV

Conheça o biometano, um combustível limpo e natural

O biometano já é aceito em diversos veículos por todo o mundo, inclusive no Brasil, que conta com a regulamentação da ANP, responsável pelos combustíveis em todo país.

Atualmente, o biometano é uma ótima solução para a diminuição de CO2 na atmosfera, já tendo diversas pessoas que utilizam essa nova forma de energia limpa e sustentável.

biometano

O que é biometano?

Biometano é uma forma quimicamente modificada do biogás, que tem origem da biomassa, um conjunto de resíduos de alimentos e, normalmente, esgoto.

Após o processo, poderemos utilizar uma forma natural para o abastecimento de carros, sendo categorizado como um meio limpo e não poluente.

Diferente do GNV, esse não é um combustível fóssil, o responsável por emitir CO2 na combustão dos veículos, ou seja, prejudiciais ao meio ambiente e pessoas que inalam a fumaça produzida.

Locais de produção de biometano

A produção de biometano é normalmente feita em centros de pesquisa especializados em biocombustíveis. Assim, tem uma produção focada no reaproveitamento de dejetos encontrados no cotidiano.

biometano

Como produzir biometano?

Saber como produzir biometano é, sem dúvidas, algo interessante.

A produção de biometano ocorre com a mistura da biomassa. Após o primeiro contato, a biomassa é levada para o biodigestor. Nele, as substâncias são misturadas até o ponto ideal de homogenização. Depois, então, são transferidos para os bioreatores, local em que permanecem por 30 dias.

Assim, geram um novo componente pela biomassa, o biogás. Com isso, o gás adquirido passa por um processo de refinamento, dando origem ao produto final presente nos carros adaptados.

Energia limpa

Devido ao seu processo de produção, o biometano é considerado um combustível totalmente composto de bioenergia limpa e renovável.

Atualmente, formas de energia limpa são muito aceitas por sua eficiência quase idêntica a outros combustíveis de origem fóssil, portanto, que não apresentam emissão de CO2.

Contudo, o GNV ainda é considerado um substituto dos combustíveis tradicionais, já estando presente em diversos veículos.

Ainda assim, o sistema de instalação do biometano é idêntico ao GNV, embora utilizem de fontes diferentes como matéria-prima.

Além disso, os biocombustíveis evitam problemas de acumulo de resíduos como esgoto, restos de grama e alimentos. Com certeza, esse é um diferencial para os combustíveis no mercado.

Mesmo assim, nenhum país aderiu totalmente a esses meios naturais, principalmente pelo baixo número de carros que apresentam o sistema de adequado.

biometano

Biometano no Brasil

O biometano no Brasil pode ser raramente encontrado em postos de combustível. Assim, está presente, na maior parte das vezes, em locais de pesquisa especializados em biocombustíveis.

Entretanto, apenas uma quantidade insignificante dos veículos, mesmo em empresas, aderiram a essas formas alternativas, grande parte devido à dificuldade de acesso e a comodidade.

Mesmo assim, os avanços em pesquisa sobre biometano apresentam grandes evoluções, visto que no Brasil alguns locais estão apostando em produção própria, aderindo a formas naturais para seus transportes.

Dentre eles, a Itaipu atua na produção junto ao Centro Internacional de Energia desde 2017. De acordo com dados divulgados em 2019 pela Itaipu, cerca de 80 veículos atuam com os combustíveis naturais diariamente.

Considerações finais

No geral, o biometano é um combustível extremamente recomendado para todos os públicos, sendo hoje uma forma de energia livre, além de não danificar o automóvel, diferente do biogás. Com isso, ajuda em todos os aspectos as grandes metrópoles ao redor do mundo que, geralmente, apresentam problemas com poluição.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo