Bode é cada vez mais valorizado no mercado da agropecuária

Inicio » Pecuária » Bode é cada vez mais valorizado no mercado da agropecuária
27/06/2019 Por
Bode é cada vez mais valorizado no mercado da agropecuária

Descubras as características do bode e do mercado da caprinocultura

O bode, assim como as cabras, pode ser criado pelo homem ou viver livre na natureza. Logo, o animal pode ser tanto domésticos quanto selvagem.

O interessante é que o bode é um dos menores ruminantes domesticados que existem. Além disso, eles também foram um dos primeiros animais a serem adestrados pelo homem.

O bode é um animal herbívoro pertencente ao gênero capra. O animal é originário do sudoeste da Ásia e da Europa Ocidental.

Bode é um animal extremamente inteligente e higiênico

A história do bode

Agora que você já sabe o que é bode, vamos elaborar uma breve contextualização sobre a história deste ser. No começo, existiam apenas espécies selvagens.

Por serem hábeis escaladores, esses caprinos costumavam viver no alto de montanhas. Isso chamou bastante atenção do homem, que observava a impressionante capacidade de adaptação e resistência do bode.

Assim, o ser humano teve a ideia de adestrar e criar o animal. Há quem diga, inclusive, que os caprinos são tão espertos e carinhosos quanto os cachorros.

Sua inteligência é comprovada uma vez que podem efetuar uma série de truques, como abrir ambientes que contenham comida, cavar buracos sob cercas e até mesmo pulá-las.

Além disso, caso falte comida e não existam muitas alternativas, os bodes podem encontrar alternativas. Geralmente, nesses casos, eles se nutrem a partir de cascas de árvores, arrancando-as com sua mordida poderosa.

Falando em mordida, também é interessante falar sobre a importância da boca para o animal. Ele utiliza a ferramenta corporal para investigar o ambiente ao seu redor.

Para continuar falando sobre as características dos bodes, devemos citar o quão carinhosos são estes animais.

Apesar de muitos acharem que os bodes podem ser extremamente agressivos, eles podem ser tão afetivos quanto gatos ou cachorros, criando laços com os seres humanos.

Isso pode ser comprovado através de um experimento, onde os bodes precisavam abrir um pote cheio de ração.

Ao não conseguirem, eles olhavam para as pessoas com um semblante de desapontamento, como se estivessem pedindo ajuda.

Se isso ainda não te convenceu de que eles são seres amáveis e amistosos, basta comprovar a partir de suas redes sociais. O Instagram, Facebook e diversas outras plataformas estão repletos de vídeos desses animaizinhos brincando e se divertindo com os seres humanos. Geralmente, eles gostam de escalar estruturas de madeira e pular bastante.

Existem exceções, fique atento!

Apesar de existirem muitos bodes carinhosos e amigáveis, devemos ressaltar que existem algumas exceções. Em alguns casos pode ser que os animais mais novos apresentem um comportamento agressivo.

Portanto, muitos criadores optam por deixá-los separados do resto da criação de bode. Isso também serve para indicar que, por mais que pareçam amistosos, você não brincar ou interagir com qualquer um.

Bode é um animal extremamente inteligente e higiênico

Ainda mais quando observamos que muitos deles possuem chifres grandes e afiados, que podem ser extremamente perigosos aos humanos e outros animais.

Assim, o ideal é sempre perguntar sobre o comportamento do animal ao seu dono antes de iniciar qualquer tipo de interação, visando evitar complicações desnecessárias.

Caprinocultura

É incontestável que os caprinos estão cada vez mais em mais fortes e em evidência no mercado. A carne de bode e sua lã são cada vez mais procurados.

As raças angorá e caxemira são valorizadas pela lã sedosa e macia, usada na produção de roupas e tapetes. O couro também é bastante utilizado na fabricação de luvas, calçados e outros produtos.

Já a carne é considerada light, uma vez que possui baixo teor de gordura e facilidade de digestão no organismo humano.

Além disso, ela ainda possui uma série de outros benefícios nutricionais que a colocam em alta no mercado, como alta porcentagem de proteína e ferro.

Também devemos falar sobre outro produto que movimenta o comércio caprino e faz a caprinocultura crescer cada vez mais: o leite.

Obviamente, ele é obtido principalmente das cabras. Mas você sabia que também existem bodes que produzem esta iguaria?

É isso mesmo. Pode existir o leite de bode! Em certas ocasiões, devido à estímulos em seus tecidos mamários, ou até por conta da ação de uma enzima bastante rara, é possível que isso aconteça.

Significado de bode

Na crença cristã, muitas pessoas acreditam que o animal esteja relacionado diretamente à Satanás, principalmente quando falamos sobre o bode preto.

Os indivíduos acreditam que o formato da cabeça do bode e a presença de chifres o associem com a figura demoníaca.

Contudo, podemos observar que o significado de bode para outras pessoas é diferente. No Egito, por exemplo, o animal era classificado como um Deus, chamado de Pã.

Inclusive, uma série de santuários foram erguidos em sua homenagem. Já na mitologia nórdica, o bicho é considerado um dos símbolos de Thor, aquele mesmo que aparece no filme Vingadores.

Bode é um animal extremamente inteligente e higiênico

Além disso, ele também é montaria de Agni, uma divindade bastante popular na cultura hindu. Até por isso, é considerado um animal solar.

Portanto, podemos observar que o bode possui diversos significados, que variam de acordo com as crenças de cada povo. Não somos obrigados a concordar com nenhuma delas. Porém, é importante aceitarmos e respeitarmos cada uma, sem exceção.

Curiosidades sobre os caprinos

Agora está na hora de descobrirmos algumas curiosidades sobre  bode e cabra. Por isso, elaboramos uma lista com algumas delas, para que você possa acompanhar:

  • A cabra é um animal naturalmente higiênico e se vir um homem cuspir no seu prato de comida não se alimenta mais ali;
  • A cabra, ao contrário da vaca, ao ser ordenhada não evacua e não urina;
  • O bode tem a maior concentração de testosterona entre os herbívoros. Provavelmente por isso a população rural atribua aos produtos caprinos propriedades afrodisíacas;
  • É comum ouvirmos referência à propriedade embelezadora do leite de cabra. Parece que isto se deve a relatos históricos que mencionam o fato de que Cleópatra se banhava com leite de cabra;
  • A Índia é o país do mundo com mais caprinos;
  • O total de caprinos no mundo é de aproximadamente 609 milhões;
  • Ao contrário do que acontece nas ovelhas, ambos os sexos podem possuir cornos e barbicha;

Além disso, ainda é interessante comentar que a cabra e o bode começaram a ser domesticadas por volta de 8,000 e 9,000 antes de Cristo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo