Boiadeiro australiano tem habilidade para conduzir grandes rebanhos

Inicio » Veterinária » Boiadeiro australiano tem habilidade para conduzir grandes rebanhos
03/06/2019 Por
Boiadeiro australiano tem habilidade para conduzir grandes rebanhos

Boiadeiro australiano é aliado dos fazendeiro e muito carinhoso no dia a dia

O boiadeiro australiano, apesar do nome que remete ao gado, é uma raça canina. Foi batizada dessa forma por ter vocação para o pastoreio. Conduz facilmente grandes rebanhos, devido a sua inteligência e ótima resistência física. Conforme o próprio nome sugere, tem origem na Austrália, onde ajuda na tarefa diária dos fazendeiros locais.

O boiadeiro australiano é uma raça que não só se relaciona com a pecuária local, como foi desenvolvida justamente para atuar em grandes áreas rurais. No entanto, a necessidade de auxílio no pastoreio de gado e cavalos em ranchos das extensas propriedades australianas foi o que motivou o cruzamento das raças até chegar no cachorro de pastoreio.

Boiadeiro australiano

O que é boiadeiro australiano?

O boiadeiro australiano é chamado originalmente de australian cattle dog. É resultado do cruzamento de diversas raças caninas robustas e inteligentes. Os produtores misturaram características como instintos de proteção, guarda e liderança para chegar ao resultado final.

O porte físico também foi um ponto forte nesta experiência, uma vez que o cão de pastoreio deveria atuar no campo. Alguns canis mundo afora se dedicam a manter e preservar e o padrão genético desta raça.

Boiadeiro australiano no Brasil

Com tantas habilidades, o animal foi exportado para o mundo todo, mas só chegou ao Brasil na década de 80. Ainda assim, é pouco popular por aqui, embora alguns proprietários rurais reconheçam suas habilidades no campo.

Por ser leal, fácil de cuidar e obediente , o boiadeiro australiano também é considerado um excelente animal de estimação. Por essa razão, é uma ótima opção para quem mora em lugares com áreas externas extensas. Áreas livres, caminhadas e práticas de esportes combinam muito com esta raça.

Uma alimentação balanceada é a mais indicada para manter a saúde da raça. Por isso, para suprir as necessidades do cão, compre rações de alta qualidade e de acordo com a fase de desenvolvimento do animal em lojas de produtos agropecuários ou pet shops.

Cachorros adultos comem cerca de 300 gramas de ração por dia em uma refeição, enquanto filhotes se alimentam duas vezes ao dia, mas na quantidade relacionada ao peso e à idade das crias indicada pelo fabricante. Fácil acesso à água fresca e limpa é outra regra para tratar a criação. Use bebedouros automáticos para oferecer sempre água renovada.

Boiadeiro australiano

Esporte canino

Justamente por sua disposição, o boiadeiro australiano deve correr e se exercitar diariamente. Exercício físico é garantia de saúde para o boiadeiro australiano. Já que tem facilidade para ser adestrado e atende a comandos complexos, é um cão ideal para ser treinado para a participação de provas de agility.

O corpo musculoso e simétrico, geralmente muito bem tratado pelos donos, é perfeito para corridas com obstáculos.

Ciclo de vida do boiadeiro australiano

Animais desta raça vivem cerca de 20 anos e, durante o ciclo de vida, sofrem de uma a duas trocas de pelos, que são brancos no nascimento do cão e tornam-se azulados ou avermelhados depois de alguns meses.

Por causa desta característica, o australian cattle dog é conhecido como blue heeler ou red heeler, apelido que junta a cor com o hábito de cutucar o calcanhar (heel) dos animais que os primeiros exemplares da raça tinham ao pastorear os rebanhos.

O boiadeiro australiano atinge o peso de um adulto entre 12 e 18 meses de vida. Os machos da espécie costumam pesar entre 14 e 23 quilos. Já as fêmeas são mais leves e menores, com altura máxima entre 43 e 51 cm.

Cuidados com a saúde

O boiadeiro australiano é um cão muito forte e saudável, mas, por causa de sua grande atividade física, precisa de alguns cuidados.

  • Quadril – o desgaste da cartilagem dos ossos é uma condição hereditária da raça. O problema faz com que o animal fique manco ou até mesmo perca os movimentos da região se não for tratado.
  • Ouvidos – outra condição herdada nos australian cattle dogs é a surdez. A audição, portanto, deve ser constantemente monitorada.
  • Olhos – A raça também tem a propensão de desenvolver atrofia progressiva da retina (APR). É uma doença ocular que deteriora a retina do animal e, se não tratada, pode levar à cegueira. Nos estágios iniciais, o cachorro pode sofrer cegueira noturna, que depois vai se estende para os outros períodos do dia
  • Para manter os pelos limpos, basta uma escovação semanal, pois o boiadeiro australiano não emite odores fortes. É preciso assegurar também a limpeza dos dentes, oferecendo ossos de boi para os animais roerem. É importante seguir as datas para a aplicação de vermífugos e vacinas indicadas para cães.

Canil

O canil deve abrigar os cães e protegê-los das chuvas e ventanias. A recomendação é contar com infraestrutura com baias de alvenaria para acomodar cada animal. Devem medir cerca de 4 metros de comprimento por 2 metros de largura.

Reserve cerca de 1 por 1 metro para o dormitório e mais um espaço para o solário. Para revestir toda a estrutura, use cimentos.

Crianças e os cães de pastoreio

O boiadeiro australiano é um cachorro leal e de comportamento amigável, por isso é altamente recomendado para quem tem crianças em casa. No entanto, normalmente ele escolhe uma pessoa da família como tutora e se apega mais a ela. Ainda assim é muito amoroso. Contudo, é recomendável submeter esse cão a um adestramento para controlar o ímpeto da raça para brincadeiras.

Boiadeiro australiano

O cachorro de pastoreio é agitado?

O cachorro de pastoreio é muito curioso e inteligente. Por essa razão, precisa de estímulo e exercícios físicos constantes para não ficar ansioso e destruir o ambiente com suas brincadeiras.

Quando está entendiado, costuma fazer travessuras como cavar o jardim ou revirar o lixo. Por isto, é recomendável criar os animais desta raça livres e em ambientes espaçosos.

Necessidade de exercício físico

Quem decide adquirir um boiadeiro australiano deve incentivar o cão a se exercitar para que ele possa gastar energia. São recomendados, no mínimo, 90 minutos de atividades diárias, entre passeios, atividade de treinamento, adestramento e caminhadas.

Socialização do boiadeiro australiano

Em geral, este simpático animal convive muito bem com humanos. No entanto, o boiadeiro australiano filhote costuma ser um pouco agitado em excesso antes de ser adestrado e alcançar a maturidade.

O boiadeiro australiano, quando filhote, sempre olha nos olhos dos donos quando comete um erro ou uma travessura. Ao auxiliar no pasto ou mesmo brincar no jardim, a raça é muito alegre e prestativa, mas precisa de autoridade dos tutores para que possa desempenhar bem seu papel.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo