Muares destacam a força e resistência dos animais de carga

Inicio » Pecuária » Muares destacam a força e resistência dos animais de carga
28/02/2019 Por
Muares destacam a força e resistência dos animais de carga

As características dos muares que os tornam os animais mais adequados para trabalhos de carga

A importância dos muares vem da grande habilidade que exibem como animais de carga. Conhecidos por auxiliar no transporte de alimentos, armas, munições e de mercadorias; são de grande valor no mundo da agropecuária.

No período colonial, os muares eram utilizados para carregar o ouro das minas, o café dos fazendeiros e o açúcar dos senhores de engenho. Após o período, eles foram inseridos nas atividades de preparação do solo ou auxiliando no cuidado de outros animais.

Muares

Mas afinal, o que são muares?

Muares são os animais pertencentes a espécie muar e resultantes do cruzamento de uma égua com um jumento. Em algumas regiões do Brasil, recebem os nomes de besta, burro, jerico e mula. Uma de suas principais características é a esterilidade, pois são animais híbridos estéreis devido ao cruzamento de duas espécies diferentes.

Características dos muares

Os muares são animais de habitat natural em climas temperados, montanhosos e semiáridos. Devido a alta utilização para deslocamento, eles são considerados animais de carga e acabam vivendo em todo o tipo de região. Asininos e muares são os animais considerados mais aptos para esse tipo de trabalho pesado.

Suas principais características são:

  • Esterilidade
  • Resistência
  • Força
  • Orelhas compridas
  • Narinas sensíveis
  • Canelas secas
  • Cascos pequenos
  • Crinas curtas
  • Peso de 120 a 180 kg
  • Tempo de vida estimado de 15 a 35 anos
  • Comprimento de até 2,7m

Devido a sua alta resistência, capacidade e força, os muares também são usados no bombeamento de água e na rotação das rodas de moinha. Além disso, oferecem a possibilidade de substituírem o arado em campos de plantio, garantindo a segurança de outros animais, como as cabras e ovelhas.

A participação deles também cresceu em cavalgadas, competições, leilões, exposições e concursos.

Equinos e muares possuem algumas características e técnicas de criação diferentes. Os muares ingerem aproximadamente 25% das necessidades calóricas diárias dos equinos e bebem menos água. isso porque as condições de seu habitat natural fazem com que consigam estabilizar a temperatura interna do corpo com facilidade.

Assim como os cavalos, os cuidado básicos de manejo resumem-se na higienização dos estábulos e na supervisão para evitar carrapatos e vermes.

A inteligência destes animais é uma das características mais destacadas. Mas, diferente dos cavalos, eles possuem a noção de resistência e força que precisam para realizar as atividades.

Portanto, quando chegam ao limite de resistência, os muares pausam por um tempo ou deitam no solo até sentirem-se descansados, com o intuito de recuperarem a força para continuarem trabalhando.

Muares

Convívio dos muares com os seres humanos

Os muares são considerados animais fiéis ao homem, sendo hábeis, amigos e bondosos. Sua capacidade cognitiva, ou seja, sua inteligência, permite com que eles conduzam seus cuidadores e cavaleiros em caminhos íngremes, tortos e com muitos obstáculos.

Além de possuírem uma boa intuição ao serem colocados em possíveis situações de risco, os muares são disciplinados e obedientes. Por isso, não costumam esboçar reações extremas em função de sustos ou entusiasmos maiores.

Portanto, as características próprias dos muares fazem deles possíveis animais de estimação. Todas as qualidades atribuídas as eles possibilitam com que fazendeiros e cuidadores optem por essa espécie, tanto para garantir o bom desenvolvimento das atividades como para transportar cargas.

Agro20 | Portal Vida No Campo