Bolinho de bacalhau é receita popular no Brasil e no mundo

Inicio » Pecuária » Bolinho de bacalhau é receita popular no Brasil e no mundo
27/06/2019 Por
Bolinho de bacalhau é receita popular no Brasil e no mundo

Saiba como preparar o famoso bolinho de bacalhau

Por conta da fácil conservação, o bacalhau revolucionou a alimentação humana. O alimento milenar poderia ser salgado e ainda assim manter os seus nutrientes. E a partir dele é feito o bolinho de bacalhau.

Relatos indicam que a primeira receita do famoso bolinho de bacalhau foi idealizada no início do século XIX; e, desde então, o prato se popularizou em diferentes partes do mundo.

O bolinho de bacalhau é um prato típico da culinária de Portugal. A iguaria consiste em uma massa frita, normalmente recheada com bacalhau, cebola e pimenta do reino moída. Ficou com água na boca? Calma, no decorrer deste artigos explicaremos tudo o que você precisa saber sobre esta delicia portuguesa.

Você inclusive irá aprender uma receita extremamente saborosa. Então não saia daí e acompanhe com bastante atenção. Para começar, que tal falarmos sobre o bacalhau?

O bacalhau

Bolinho de bacalhau

A palavra bacalhau denomina quatro tipos de peixes comercializados em todo o globo. Estes animais são nativos de águas geladas, quase congelantes, e podem atingir tamanhos bastante expressivos.

Quanto a comercialização, devemos destacar que os países que mais produzem este pescado são a Noruega, Inglaterra e Alemanha.

Ainda é interessante frisar que nosso país é um grande consumidor do produto. Entretanto, ele chega em território brasileiro principalmente através de importações.

Não é a toa que o Brasil é o segundo maior mercado importador da Noruega. Curiosamente, nós só ficamos atrás de Portugal.

O tipo de bacalhau mais popular (e ao mesmo tempo mais caro) leva o nome de Porto, cidade que o tornou conhecido em todo o mundo.

As espécies de bacalhau que recebem este nome são conhecidas pelo método de conservação utilizados nelas. Trata-se da salga, que já era feita no passado e persiste até os dias de hoje.

Bacalhau no Brasil

Em nosso país, apesar do bolinho de bacalhau frito ser extremamente popular, é muito difícil estabelecer uma criação do peixe.

Isso porque o país apresenta águas com temperaturas muito altas para o desenvolvimento do animal. Assim, eles preferem se fixar em outras regiões com temperaturas saudáveis ao seu organismo.

Entretanto, na região da Amazônia é possível encontrar um peixe que se assemelha bastante ao principal ingrediente do bolinho de bacalhau português.

Trata-se do pirarucu, também conhecido como bacalhau brasileiro. A espécie costuma atingir um tamanho grande e sua carne é deliciosa.

Bolinho de Bacalhau é um prato famoso no Brasil e em todo o mundo

A origem do bolinho de bacalhau

Apesar do bolinho de bacalhau tradicional estar diretamente relacionado à cultura portuguesa, não se pode afirmar com exatidão o país onde ele surgiu.

Entretanto, sabemos que ele apareceu no início do ano de 1900 e se popularizou em diversas localidades. Assim, ele se tornou especialidade em regiões do Mediterrâneo, Itália, Espanha e França, além de Portugal, é claro!

Em seguida, o seu destaque foi ainda maior, fazendo o alimento atravessar o oceano, chegando na Angola e também no Brasil.

O produto, também chamado de pastel de bacalhau, é um prato que geralmente agrada rodos à mesa. Pode ser servido em botecos e vares, mas também é bastante apreciado em restaurantes mais finos.

Atualmente, é possível encontrar diversas variações da comida, como bolinhos assados, fritos e, inclusive, um bolinho de bacalhau light.

Como fazer um bolinho de bacalhau

Agora está na hora de aprender uma deliciosa receita de bolinho de bacalhau. Primeiro falaremos sobre os ingredientes e, em seguida, sobre o modo de preparação.

O ideal para o preparo é que você reúna os seguintes ingredientes do bolinho de bacalhau:

  • 450 gramas de batata;
  • 350 gramas de bacalhau. Você pode escolher o seu bacalhau favorito, entretanto o mais recomendado é o Saithe, que facilita o desfiamento da peça;
  • 6 ovos;
  • 3 dentes de alho picado;
  • 1 ramo de salsa picado;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta a gosto;
  • Azeite.

Para começar, o ideal é cozer as batatas. Não esqueça de, antes, higienizá-las de maneira adequada. Na mesma panela, você deve colocar o bacalhau demolhado.

Quando tudo estiver cozido, corte as cascas da batata e tente remover o máximo de espinhas de bacalhau que conseguir. Em seguida, passe tudo para um recipiente grande e que viabilize uma mistura. Adicione salsa, alho e e ovos e bata com um garfo até ficar bem homogêneo.

Por fim, molde os bolinhos e frite-os no azeite, que proporcionará um prato mais saudável e saboroso. O passo final é dispor os bolinhos em um papel toalha, para que eles não fiquem muito molhados. Assim, você pode servir a refeição. Os acompanhamentos podem ser diversos, como arroz branco ou salada, por exemplo.

Valor nutritivo do bolinho

Agora iremos falar sobre o valor nutricional de um bolinho de bacalhau simples. Uma vez que a receita possui alta concentração de bacalhau e batata, podemos dizer que ela é rica em proteínas.

Além disso, o peixe de origem norueguesa auxilia na redução de nosso colesterol. Isso porque ele possui um nutriente bastante importante chamado de niacina.

Ainda, o aperitivo reduz o índice de leucemia e mieloma múltiplo. Também possui alta quantidade de ômega 3 e faz muito bem para nossa pele.

Bolinho de Bacalhau

Algumas pessoas podem ter dúvidas em relação à fritura utilizada na produção do bolinho. Contudo, devemos ressaltar que pode haver redução de danos caso você utilize o azeite ao invés de óleo.

O pastel de bacalhau ainda reduz consideravelmente a depressão e o stress das pessoas, mostrando a sua influência inclusive nas mudanças de humor.

Por fim, é válido dizer que o alimento é importante para o cérebro, uma vez que possui altíssima concentração de vitamina B-6 e B-12, que são essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso.

Fora isso, estes nutrientes aumentam os níveis de homocisteína em nosso organismo, o que comprovadamente reduz o risco de ataques cardíacos e derrames.

O legado do bolinho de bacalhau

Como já dissemos, o saboroso aperitivo é servido em uma série de bares, restaurantes e botequins no Brasil e no mundo.

Assim, os chefes de cozinha tentam criar receitas exclusivas para se destacarem neste mercado. Por isso, hoje em dia existem diversas variações do bolinho.

Existem até mesmo pessoas que tenha testaram a receita utilizando aipim. Dessa forma, é possível observarmos a popularidade e o legado deixado pelo bolinho de bacalhau.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo