Bolo de macaxeira tem como base a Manihot esculenta, ou mandioca

Inicio » Agronegócio » Bolo de macaxeira tem como base a Manihot esculenta, ou mandioca
14/10/2020 Por
Bolo de macaxeira tem como base a Manihot esculenta, ou mandioca

Um dos doces brasileiros mais tradicionais é o bolo de mandioca, ou bolo de macaxeira, que pode ser facilmente preparado em casa.

O tubérculo chamado de mandioca, que também pode ser conhecida como macaxeira ou aipim, é uma das raízes mais comuns no paladar culinário do brasileiro e tem nome científico Manihot esculenta. É usada de variadas maneiras em uma enorme quantidade de iguarias, tanto doces como salgadas. Continue lendo a seguir para ver como fazer bolo de macaxeira.

Bolo de macaxeira

O que é bolo de macaxeira?

Bolo de macaxeira é um doce caseiro bastante comum no nosso país, em razão da popularidade do ingrediente principal utilizado. Também pode ser conhecido como bolo de mandioca ou bolo de aipim.

Acima de tudo, a mandioca é um ingrediente fundamental para a economia e alimentação nacional. Dependendo da região do país, possui nomenclaturas diferentes, podendo ser conhecida também como aipim, macaxeira, maniva, pau-de-farinha, pão de pobre, dentre outros.

Devido à versatilidade da mandioca e por ser um item tão tradicional na cozinha brasileira, a receita de bolo de mandioca pode ser feita de várias formas distintas, com receita simples ou de bolo cremoso. Ainda, pode ser utilizada a mandioca crua ou cozida.

Mandioca ou macaxeira

Por ser um dos principais tubérculos cultivados no país, a mandioca representa um importante alimento que fornece grande quantidade de energia.

Cabe ainda destacar que a macaxeira está incluída na culinária basilar da população indígena. Além disso, o seu valor nutricional é altíssimo, contendo quantidades significativas de fibras, carboidratos, bem como de fósforo, vitamina C e cálcio.

Com efeito, a mandioca tem origem na América do Sul e é comumente utilizada como alimento básico por 700 milhões de pessoas, especialmente nos países em desenvolvimento. Além disso, a macaxeira é produzida por mais de cem países ao redor do mundo.

O Brasil tem grande destaque nessa área, sendo o segundo maior produtor mundial, contribuindo com aproximadamente 10% (dez por cento) de toda a produção do mundo.

Outrossim, um dos aspectos mais impressionantes acerca da mandioca é a sua fácil adaptação. Por isso, o seu cultivo é realizado em todos os estados brasileiros, figurando no sexto lugar quanto ao custo para ser produzido. Ademais, também está na lista dos 8 primeiros produtos agrícolas do Brasil no que se refere à área utilizada para cultivo.

Outro fator de destaque é, como visto, o fato de ser um ingrediente bastante versátil. Nesse sentido, possui diversas utilizações, seja na alimentação caseira quanto industrial. A macaxeira pode ser usada de várias formas, seja o tubérculo em si, como também através de farinha e da fécula de mandioca, por exemplo.

Viu só? Esse ingrediente é ótimo para utilização na culinária do dia a dia do brasileiro. Se você deseja saber como fazer bolo de mandioca, veja abaixo alguns exemplos de receita de bolo de macaxeira.

Bolo de macaxeira

Bolo de mandioca simples

Uma receita de bolo de mandioca simples leva os seguintes ingredientes:

  • 3 xícaras de mandioca ralada;
  • 1 xícara e meia de açúcar;
  • 1 xícara e meia de farinha de trigo;
  • 4 ovos inteiros;
  • 3 colheres de sopa de manteiga;
  • 50 g de coco ralado;
  • 50 g de queijo ralado;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó.

Para preparar o bolo, os passos são fáceis de serem realizado. Primeiro, bata de forma conjunta o açúcar, os ovos e a manteiga. Em seguida, misture a macaxeira ralada. Após, adicione a farinha e o fermento. Ao final, despeje o coco e o queijo.

Por último, é só colocar a massa em um tabuleiro ou forma previamente untada em um forno preaquecido. O tempo ideal para que o bolo fique pronto é de aproximadamente 40 minutos. O resultado é um bolo de mandioca fofinho.

Bolo de mandioca cremoso

Outra receita muito comum é para aqueles que desejam um bolo também simples de ser feito, mas que acaba ficando mais cremoso. Ele também pode ser considerado como um bolo de mandioca de liquidificador, como será explicado a seguir.

Veja os itens necessários para realizar essa receita de bolo de aipim:

  • 1 quilo de mandioca;
  • 3 ovos inteiros;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 2 xícaras de leite;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 100 gramas de coco ralado;
  • 200 ml de leite de coco;
  • 1 colher de sal.

Como preparar esse bolo cremoso?

Primeiro, você deve bater todos os ingredientes do bolo de mandioca, com exceção do coco ralado, no liquidificador. É importante ir batendo aos poucos, a fim de que a massa fique homogênea e lisa.

Quando a massa tiver alcançado essa qualidade, misture o coco ralado por último. Após isso, coloque a massa numa forma untada. Em seguida, jogue um pouco de açúcar por cima. Coloque para assar em forno preaquecido a 180 °C, por cerca de 50 minutos.

Bolo de macaxeira

Bolo de mandioca cozida

Ademais, uma receita ótima para fazer em casa é a do bolo de mandioca cozida. Para ela, você pode inclusive utilizar aquele resto de mandioca cozida que fez para o almoço, por exemplo.

Veja quais são os ingredientes:

  • 500g de mandioca cozida;
  • 2 xícaras de açúcar;
  • 4 ovos inteiros;
  • 1 xícara de farinha;
  • 200g de manteiga;
  • 50g de coco ralado;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • 100 ml de leite de coco.

Para fazer a receita, use o liquidificador ou batedeira para bater a mandioca, o leite de coco, os ovos e a manteiga, a fim de formar uma espécie de creme. Separe em uma vasilha.

Em outra vasilha, misture a farinha de trigo, o açúcar e o coco ralado. Em seguida, acrescente a massa que foi batida anteriormente. Ao final, coloque o fermento em pó.

Para assar o bolo, siga os passos utilizados nas receitas anteriores. É só untar uma forma e despejar a massa. Após, coloque no forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos.

Nesse texto, vimos como o bolo de mandioca é um item bastante integrado na gastronomia brasileira. Ela tem como base a raiz também conhecida popularmente como mandioca, que é muito importante para o cenário agrícola do país.

Por ser um item versátil e fácil de ser encontrado e comprado, o preparo do bolo de macaxeira não tem custo elevado e é simples. Então, não deixe de testar em casa as receitas fáceis de como fazer bolo de aipim.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo