O que é boro e quais suas principais funções na natureza

Inicio » Meio Ambiente » O que é boro e quais suas principais funções na natureza
20/03/2019 Por
O que é boro e quais suas principais funções na natureza

O elemento químico boro está presente na natureza devido a um fenômeno cósmico

A natureza do elemento boro é exclusiva e, por isso, está em ameaça de extinção com a alta da exploração mineral.

O boro possui diversas funções e influências em setores da sociedade e até mesmo no universo da agricultura.

mineração do elemento boro

O que é boro?

O boro é um elemento químico e seu número atômico é 5, com massa atômica de 11 u. Este elemento é puramente desenvolvido a partir da espalação de raios cósmicos. O evento acontece no momento em que uma partícula carregada de propriedades se choca com moléculas da atmosfera. Devido à maneira como este elemento é formado, há uma presente escassez do mesmo, tanto no sistema solar como na terra.

As regiões de maior concentração deste elemento são as que possuem alta solubilidade hídrica em seus compostos naturais. Em outras palavras, são capazes de se dissolver na água com facilidade. A extração do minério é feita industrialmente por meio de evaporitos – precipitação rochosa.  As maiores reservas de boro no mundo estão na Turquia (63% do total de boro na terra).

O elemento é classificado como inerte, ou seja, uma espécie de metalóide (possui características tanto de metais como de ametais). O boro é encontrado não é um elemento renovável, ou seja, a terra não o produz. Ele se encontra em pequenas amostras de meteoroides. Portanto, em um dado momento, ele não existirá mais na terra.

O boro é um elemento de caráter raro, e é encontrado em apenas 0,001% em todo o mundo. Entretanto, seus depósitos comerciais ultrapassam um volume de dez milhões de toneladas.

  • Origem do boro

A palavra boro é de origem árabe e é um termo similar a outros elementos minerais. Os compostos do boro são conhecidos desde a Antiguidade nas regiões da China, Babilônia e Egito. É também chamado de bórax por alguns povos.

Uma das fontes mais ricas deste mineral é encontrada em desertos ocidentais tais como o do Tibete. Nesta região, o mineral é conhecido por tincal.

Seu uso comercial, em especial na China, foi destinado à fabricação de vidro, em meados do século III na Ásia. Anos depois, o material desembarcou no Ocidente através das navegações de exploração e desde então sua exploração só cresceu.

Avançando para o final do século XVI, o material começou a receber tratamentos especiais. A forma como sua extração era realizada é utilizada até hoje em minas e no setor agrícola. A partir do método metalurgia, o mineral ganhou reconhecimento em fontes termais em regiões da Itália. Em seguida, sua exploração passou a ser ligada ao setor de energia devido às suas propriedades.

O boro apenas tomou reconhecimento como elemento químico após um processo de isolamento das propriedades. No século XIX, três alquimistas de nome Humphy Davy, Joseph Louis Gay-Lussac e Louis Jacques Thénard observam algo de diferente no elemento. A sua incrível habilidade como condutor elétrico foi aperfeiçoada.

Anos mais tarde, ainda em estudo, o boro recebeu título de elemento químico com ajuda do químico sueco Jöns Jakob Berzelius em 1824.

Para que serve o boro?

O mineral boro possui variadas aplicações em diferentes setores da sociedade. Um deles é na indústria da saúde destinado à fabricação de anti-séptico.

A indústria têxtil também sai ganhando, pois a sua utilidade no desenvolvimento de tecidos é alta. Entretanto, pelo fato de ser um mineral de caráter não renovável, são poucas as empresas que desfrutam do boro.

O boro é procura por indústrias que produzem eventos de gênero pirotécnico. Devido a sua característica de reproduzir a cor verde a partir de sua pedra. Um setor muito conhecido que busca este mineral é o espacial. O uso do elemento boro também serve para combustível de foguetes.

elemento boro

Por fim, um outro setor é a indústria vidreira. O boro é explorado para a produção de vidros temperados com alta resistência. Os produtos são os quais recebem tratamentos com finalidade de resistir altas temperaturas. Um exemplo são os vidros de caráter pirex pois não cedem a dilatação que o alto calor proporciona.

Benefícios do boro

O mineral boro também está contido em alguns alimentos e é indispensável para a saúde humana. Por ser um mineral, ele auxilia na absorção de demais mineiras em nosso organismos, enriquecendo e auxiliando no melhor funcionamento do metabolismo. Além disso, o benefício mais destacado pelos nutricionistas está na excelente manutenção da saúde óssea.

Os alimentos com maior fonte de boro são os de origem vegetal, em especial os não críticos, como por exemplo: banana, couve-manteiga, nozes, hortaliças e leguminosas no geral – soja, feijão, ervilhas etc -.

A partir do consumo regular do boro, é possível aumentar a taxa de hormônios no organismo, como a testosterona por exemplo no caso dos homens. Por isso, é muito comum o consumo de suplementos a base de boro por atletas de grande performance.

Influência do boro na produção de citros

Os alimentos críticos que entrem em contato com o boro devem ter cuidado pois a maior parte deles é extremamente sensível ao mineral. A característica mais comum de deficiência que o boro pode causar nos alimentos é no caso de um produtor que utiliza fertilizantes sem a presença de micronutrientes. Sem o uso deste tipo de fertilizante, o alimento não adquire os benefícios dos quais necessitam e por conseguinte o boro não os auxilia na absorção.

Outro sintoma está no fato de seu desenvolvimento radicular decair, em outras palavras, má formação de raízes especiais para absorção de nutrientes na terra. Por este motivo, as sementes possuem uma tendência de apresentar aspecto enrugado em decorrente de um mal desenvolvimento além da coloração ser acinzentada.

Um sintoma pouco visto na plantação de citros decorrente do boro é o abortamento floral. A partir do uso de fertilizantes sem micronutrientes, as sementes de desenvolvem sem força e direcionamento. Muitas vezes é comum observar que as mudas acabam por brotar em locais aleatórios à plantação em busca de nutrientes.

Em suma, o elemento boro demonstra incrível habilidade comercial por ser abrangente em vários setores sociais. Apesar dos grandes benefícios, é importante lembrar que seu uso pode ser evitado pois não é de natureza renovável.

Agro20 | Portal Vida No Campo