BrasilAgro atua com aquisição e venda de propriedade rurais

Inicio » Agronegócio » BrasilAgro atua com aquisição e venda de propriedade rurais
27/02/2020 Por
BrasilAgro atua com aquisição e venda de propriedade rurais

Uma das maiores empresas do ramo, BrasilAgro atua com comercialização de terras agricultáveis. A Companhia Brasileira de Propriedades Agrícolas, BrasilAgro, é atualmente uma das maiores empresas com terras agricultáveis no Brasil. A empresa atua na aquisição, exploração, desenvolvimento e comercialização de propriedades rurais com potencial de exploração para a agropecuária.

A BrasilAgro, que iniciou suas atividades em 2006, adquire terras que possam gerar valor através da manutenção do ativo e da realização de atividades agropecuárias que possam proporcionar boa lucratividade.
O portfólio de culturas da BrasilAgro é composto principalmente por cana-de-açúcar, soja, pecuária, milho e algodão.

BrasilAgro atua com terras agricultáveis

O que faz a BrasilAgro?

Depois de adquirir a propriedade rural, a BrasilAgro implementa cultivos de maior valor agregado e busca transformar a propriedade investindo em tecnologia e infraestrutura. Assim, de acordo com a estratégia da empresa, quando as propriedades geram o retorno esperado, as terras são vendidas para realizar o ganho de capital.

Desde que começou operar, a empresa adquiriu cerca de 14 propriedades. Em 2019, por exemplo, o grupo possuía propriedades em sete estados brasileiros e no Paraguai. Contudo, o plano de negócio visa a valorização dessas propriedades, já que são o principal vetor de retorno financeiro.
Assim, a BrasilAgro busca o retorno sobre os investimentos feitos nas terras através de alguns detalhes:

  • Identificação, aquisição, desenvolvimento e exploração de propriedades rurais com alto potencial de valorização;
  • Otimização do rendimento e da produtividade de nossas propriedades rurais por meio da implementação de tecnologia e técnicas agrícolas de excelência.

Sustentabilidade

Com tudo isso, a proposta da Companhia é produzir alimentos com responsabilidade e sustentabilidade e, assim, ser uma referência em investimento e desenvolvimento de terras no Brasil.

Com ênfase também na sustentabilidade, a BrasilAgro aposta neste modelo de produção como meio de transformação para um modelo de produção integrado. Isso, para que toda a cadeia agrícola seja sustentável, minimizando impactos ambientais.

Todavia, a BrasilAgro foi a primeira empresa brasileira do ramo de produção agrícola a abrir o capital no Novo Mercado da B3 (a bolsa de valores oficial do Brasil, com sede na cidade de São Paulo). Além disso, foi também a primeira empresa brasileira do ramo do agronegócio a listar ADRs (American Depositary Receipts) na Bolsa de Nova Iorque.

O Novo Mercado, portanto, vem a ser um segmento da B3 que reúne as ações de empresas abertas com excelentes níveis de governança corporativa do mercado, representando ações que oferecem uma maior transparência e direitos para os investidores.

Cana-de-açúcar é uma das culturas do portfólio da BrasilAgro

Ações BrasilAgro

A Cresud, uma sociedade anônima na Argentina, detém cerca de 40,69% das ações da BrasilAgro. Os demais ativos restantes (59,31%) está listado na B3, além de também estar no mercado fracionado.
A BrasilAgro atua somente com ações ordinárias, que são negociadas exclusivamente na B3 S.A. – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros e na Bolsa de Valores de Nova Iorque – NYSE, por meio de American Depositary Receipts – ADRs. Este último é o recibo de ações de companhia não sediada nos Estados Unidos, emitido e custodiado em banco norte-americano.

Assim, de acordo com os negócios da BrasilAgro, principalmente nos períodos de safra, o exercício social inicia em 1º de julho de cada ano e se encerra em 30 de junho do ano seguinte. Essa é uma característica comum entre empresas do ramo agropecuário.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo