BRF figura entre as maiores companhias alimentícias do mundo

Home » Agronegócio » BRF figura entre as maiores companhias alimentícias do mundo
26/08/2019 by
BRF figura entre as maiores companhias alimentícias do mundo

Fundada a partir de duas gigantes do setor alimentício, a BRF se consolida como uma das mais inovadoras empresas globais

Uma das gigantes mundiais no setor de alimentos, a BRF teve seu início a partir da fusão de duas grandes marcas. Estamos falando das catarinenses Sadia e Perdigão, criadas a partir de pequenos negócios familiares para comercialização de produtos. Desde então, o ano de 2009 ficou marcado no segmento agroindustrial como o de fundação da companhia.

Hoje, a BRF é uma das maiores empresas do mundo, apresentando um portfolio variado de mais de trinta marcas. Com isso, ela garante presença em grande parte do mundo com suas dezenas de fábricas nos cinco continentes, fechando negócios com mais de cento e cinquenta países.

BRF

O que é BRF?

BRF é uma das maiores companhias de alimentos do mundo, com várias marcas de expressão e relevância no portfólio, tais como Perdigão, Sadia, Bocatti, Confidence e Qualy. Dessa forma, ela atinge o mercado de diversos países, além de contar com mais de oitenta mil funcionários.

Criada a partir de uma fusão entre Sadia e Perdigão, no ano de 2009, sua origem está ligada ao sucesso de suas antecessoras. Ou seja, ambas as empresas eram familiares, porém, acabaram se expandindo e virando referência no mercado alimentício brasileiro e até no exterior.

Reconhecida como a empresa mais inovadora do Brasil, a BRF Brasil Foods ainda é considerada uma das mais promissoras multinacionais no mercado internacional. Ao mesmo tempo, a empresa investiu, recentemente, mais de um bilhão de dólares na construção e compra de complexos fabris e novas marcas.

A partir desse tipo de investimento, o perfil empresarial da companhia também cresceu. Ou seja, além de grande exportadora de aves, ela virou uma multinacional dentro do setor alimentício. Em resumo, hoje ela comercializa cinco milhões de toneladas em alimentos divididos em milhares de produtos.

Produtos BRF

Pela sua abrangência global, a BRF cria marcas e produtos analisando todos os pontos de seus mercados, já que cada proposta é inovadora a ponto de conectar consumidores, fornecedores e parceiros em centenas de países.

São mais de três mil produtos, pensados e preparados para garantir mais qualidade e sabor à mesa de quem procura inovação com praticidade.

Só para ilustrar, confira abaixo algumas das principais marcas da empresa com grande sucesso no mercado alimentício:

  • Sadia;
  • Perdigão;
  • Qualy;
  • Claybom.

BRF

Origem e crescimento da BRF

No ano de 2009, a fusão entre Perdigão e Sadia dava origem à BRF S.A., a maior empresa brasileira no setor de alimentos. A partir desse contrato, a empresa chegou a contar com mais de cem mil funcionários, dezenas de fábricas e um alto faturamento no mercado.

Poucos anos depois, seu lucro chegou perto do bilhão de reais, enquanto sua receita passava dos vinte bilhões de reais. Entretanto, já em 2011, a então Brasil Foods bateu recordes nos resultados. A receita líquida chegou a seis bilhões de reais e, seu lucro, mais de oitocentos milhões de reais.

Aproveitando o sucesso nos negócios, a BRF planeja uma nova expansão, a partir dos anúncios de negociações para fusões com uma empresa chinesa. Afinal, a intenção da companhia era crescer internacionalmente. Para isso, a meta era distribuir e também processar produtos com a marca Sadia para consumidores do oriente.

Mesmo que ainda existam grandes desafios como esse, a ideia da empresa é certa sobre o mercado. Esse modelo de negócio indica mais faturamento para as companhias. Por esse lado, a BRF tem se baseado nos pontos positivos das empresas para ganhar terreno no exterior.

Embora nem todas as uniões joint venture resultem apenas positivamente, às vezes as diferenças entre culturas pode ajudar a criar valor, facilitando a combinação entre produtos e consumidores. Para tanto, vale destacar que a BRF procura se beneficiar com o momento atual da economia asiática e a alta demanda interna de demais países desenvolvidos orientais.

O perfil dos produtos BRF no mercado

Conforme já citamos, a BRF é uma das grandes produtoras alimentícias mundiais, já que ela comercializa congelados e proteína in natura por todo o globo e mantém um portfólio com milhares produtos.

Nessa linha de produtos que são processados, destacamos:

  • Produtos fatiados;
  • Pratos prontos congelados;
  • Carnes especiais;
  • Frango congelado e marinado;
  • Chester de peru;
  • Porções;
  • Alimentos processados e congelados.

Por outro lado, o sucesso da marca também está ligado a produtos renomados no mercado como as margarinas, sanduíches, sobremesas e até ração animal. Dessa forma, destacamos:

  • Hilal;
  • Perdix;
  • Bocatti;
  • Paty;
  • Speedy Polo;
  • Vienissima;
  • Confidence;
  • Dánica.

Como grande estratégia de marketing, todo esse portfólio tem base na criação e renovação de produtos. Ou seja, a ideia é oferecer alimentos práticos, saudáveis e convenientes conforme a necessidade de cada consumidor.

Para isso garantir sucesso, o maior objetivo da BRF sempre foi o de manter seu processo inovador. Dessa forma, ela cria produtos com alto valor agregado, fortalecendo suas marcas e se diferenciando dos concorrentes.

Assim, com cerca de quarenta unidades fabris apenas no Brasil, é a ampla rede de distribuição que garante que todo esse trabalho chegue à mesa do consumidor.

BRF

Outro ponto importante é a cadeia de distribuição internacional. Ela atende ainda lojas de varejo, supermercados, restaurantes e lojas de atacado.

Como exemplo, destacamos as unidades industriais presentes em locais como:

  • Tailândia;
  • Argentina;
  • Europa;
  • Malásia Turquia;
  • Abu Dhabi.

Investindo em novas estratégias

Entre as ações futuras da companhia, há a criação de um quadro de diretores para análise constante dos novos quadros e rumos estratégicos. Com isso, a meta é ligar todas as pontas da cadeia produtiva aos seus consumidores. Tudo para facilitar os variados processos envolvidos em suas atividades.

Apenas nos últimos anos, a empresa ainda passou por processos que descentralizam a administração, voltando a ser uma gestão mais direcionada de operações. Com isso, será possível resgatar aquela ação histórica da fusão das empresas, garantindo mais integridade corporativa e um comprometimento maior para com toda a agroindústria brasileira.

No caso dos setores de marketing, a posição da BRF será remodelada, visando o reposicionamento de suas marcas, em especial a Perdigão. Relançamentos importantes nos últimos anos vieram para brigar com a concorrência.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo