Hidrovia é sistema aquático que permite a comercialização de produtos

Inicio » Agronegócio » Hidrovia é sistema aquático que permite a comercialização de produtos
01/08/2019 Por
Hidrovia é sistema aquático que permite a comercialização de produtos

A hidrovia é um importante sistema de transportes que facilita o comércio, ligando cidades, estados e até países

A hidrovia apresenta algumas vantagens em relação a outros tipos de transporte, como os preços. Em comparação com as rodovias, por exemplo, os gastos com transporte podem ser até 8 vezes menores.

O Brasil ainda reserva muitas possibilidades para a instalação de hidrovias. Com milhares de rios e lagoas, o sistema aquaviário encurta as distâncias e tem muito espaço para crescer.

hidrovia

O que é hidrovia?

Hidrovia é uma rota aquática utilizada para o tráfego de meios marítimos. Portanto, o mar, rios, lagos e lagoas podem ser destinados como área de transporte aquático.

As hidrovias, então, são utilizadas pelos mais variados tipos de embarcação, desde pequenos barcos até enormes navios. Estes meios de transporte são fundamentais para a circulação de grande quantidade de cargas e, por vezes, circulam através de extensas distâncias.

Uma vantagem do transporte hidroviário é o seu custo em relação aos outros tipos de tráfego. Calcula-se que o meio é um dos mais baratos que existem, apresentando valores inferiores que o rodoviário e ao ferroviário.

Quais as hidrovias mais importantes do Brasil?

As hidrovias do Brasil representam um importante meio de transporte dos produtos nacionais. Contudo, considerando que o país possui mais de 4 mil quilômetros de áreas navegáveis, o tráfego aquático ainda é bastante pequeno. Portanto, a capacidade de exploração aquaviária em território nacional é muito ampla.

hidrovia

Os principais rios navegáveis do país estão na região da Amazônia. Entretanto, do ponto de vista econômico, as principais hidrovias ficam na região Sul e Sudeste. As hidrovias mais utilizadas no Brasil, portanto, são:

  • Hidrovia do São Francisco: conhecido como Velho Chico, este é um dos principais rios do Brasil. O trecho navegável mais utilizado fica entre Minas Gerais e Bahia.
  • Hidrovia do Madeira: o rio Madeira é um dos mais importantes afluentes do rio Amazonas. Sua extensão total é de 1.450 quilômetros de rota navegável.
  • Tietê ao Paraná: esta via permite o transporte da produção agrícola de vários estados do interior, como Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. Liga o Rio Tietê ao rio Paraná, através de 1.250 quilômetros.
  • Araguaia ao Tocantins: é uma extensão bastante grande entre o rio Tocantins e o Araguaia. Ao todo, são cerca de 3 mil quilômetros de área navegável.

O tráfego aquático no Mercosul

Alguns países da América do Sul também possuem uma ligação através dos rios e frotas aquáticas. É o caso da hidrovia do Mercosul. O sistema é muito importante para a comercialização de produtos entre o Brasil e o Uruguai, por exemplo.

hidrovia

A rota, inclusive, é uma das mais preparadas para o tipo de transporte: possui sinalizações, barreiras e balizas que auxiliam no transporte. O transporte liga principalmente o estado do Rio Grande do Sul aos países vizinhos, através de rios e lagoas, como a Lagoa dos Patos.

A hidrovia, então, possui mais de 1.800 quilômetros de área navegável. Portanto, mais de 300 municípios brasileiros fazem parte da via, incluindo cidades como Pelotas, Santa Maria e a região de Porto Alegre.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo