Brasil é o líder sul-americano na produção de brócolis
O brócolis é uma escolha nutritiva para qualquer receita e refeição. Afinal, tanto os talos quanto as flores são repletos de componentes benéficos. Em linhas gerais, o vegetal é rico em folato e vitaminas C e K, além de fornecer fibras, vitamina A e potássio.
De fato, o brócolis está relacionado à redução no risco de muitos tipos de câncer, além de doenças cardíacas e derrames.
O que é brócolis?
Brócolis é um vegetal nativo do Mediterrâneo. O vegetal foi projetado a partir de um primo do repolho, por intermédio dos etruscos. Os etruscos foram uma civilização italiana antiga que habitava o local onde fica hoje a Toscana. A civilização etrusca ficou conhecida por sua genialidade e inovação no assunto horticultura.
O nome “brócolis” é derivado da língua italiana, onde significa “crista da flor do repolho”. A palavra vem do latim braquium, onde significa broto ou galho. De fato, desde a época do Império Romano, o vegetal vem sendo considerado um dos alimentos mais valiosos para os italianos.
O vegetal ficou conhecido como “aspargo italiano” ao ser apresentado à Inglaterra pela primeira vez, durante o século XVIII.
Como preparar brócolis
Você sabe como preparar brócolis? Embora pareça simples, o vegetal exija alguns cuidados especiais. Por exemplo, quando o brócolis é embebido em água, ele perde vitaminas e minerais. Para manter os nutrientes, prefira lavar (ao invés de deixar de molho) e cozinhar por pouquíssimo tempo com o mínimo de água.
Antes de usar, enxágue e drene brevemente os brócolis em água fria. Mesmo se você estiver usando o vegetal pré ensacado e pré lavado, ainda é indicado enxaguá-lo. Apare os talos e corte em tamanhos iguais. Quando todas as peças tiverem o mesmo tamanho, cozinharão uniformemente.
Para obter o máximo de nutrientes e manter a cor verde brilhante, prefira consumir o vegetal in natura ou levemente cozido em uma quantidade muito pequena de água não fervida.
Como cozinhar o brócolis
Em suma, cozinhe o vegetal no vapor por oito a quinze minutos ou até que os caules possam ser perfuradas com um garfo. Contudo, se preferir usar o micro-ondas, cubra com ½ xícara (125 ml) de água e cozinhe por oito a dez minutos em temperatura alta, ou até que os caules possam ser perfurados com um garfo.
Receitas com brócolis
Sem dúvida, existem muitas receitas com brócolis deliciosas disponíveis em livros e sites especializados. Algumas das mais apreciadas e práticas são o brócolis refogado e o brócolis gratinado, cujas receitas você aprende a seguir.
Brócolis refogado
Ingredientes:
- 2 brócolis grandes, de preferência orgânicos;
- 3-4 dentes de alho;
- Azeite;
- Sal e pimenta;
- 2 xícaras de caldo de galinha.
Modo de preparo:
- Primeiramente, corte o pedúnculo inferior dos brócolis e pique em floretes de tamanho uniforme, com cerca de 1,5 cm de diâmetro e 3-4 cm de comprimento;
- Descasque os alhos e corte cada dente em picadinhos. Reserve;
- Pré-aqueça uma frigideira grande em fogo médio e adicione uma quantia generosa de azeite;
- Em seguida, adicione o vegetal e refogue por dois a três minutos;
- Tempere generosamente com sal e pimenta;
- Adicione o alho ao brócolis e continue refogando por 1-2 minutos ou até sentir o cheiro do alho. NÃO deixe queimar;
- Adicione o caldo e cubra com uma tampa hermética. Deixe cozinhar por dez a doze minutos;
- Prove, verifique se há cozimento e, se necessário, retempere;
- Sirva quente ou espere esfriar.
Brócolis gratinado
Ingredientes:
- 1 brócolis grande separado em floretes;
- 6 colheres de sopa de manteiga;
- ½ xícara de farinha de trigo;
- 1 ½ xícara de leite;
- 1 ½ xícara de queijo cheddar ralado;
- ½ colher de chá de sal;
- ½ colher de chá de pimenta do reino;
- 1 pitada de alho em pó;
- 1 pitada de cebola em pó;
- 2 fatias de pão dormido.
Modo de preparo:
- Primeiramente, pré-aqueça o forno a 175°C (350°F);
- Coloque uma panela no fogo e adicione um pouco de água. Deixe a água ferver;
- Adicione o vegetal, tampe e cozinhe por três a cinco minutos ou até ficar macio;
- Derreta cinco colheres de sopa de manteiga em uma panela de fogo médio-baixo;
- Em seguida, adicione a farinha, mexendo sempre;
- Despeje o leite lentamente e continue a mexer;
- Retire do fogo;
- Misture o queijo cheddar com sal, pimenta, alho em pó e cebola em pó;
- Escorra o brócolis e coloque em uma caçarola. Despeje o molho de queijo por cima;
- Asse no forno pré-aquecido por cerca de quinze minutos;
- Enquanto isso, despedace o pão em migalhas. Refogue em uma frigideira com a colher de sopa de manteiga restante até dourar;
- Espalhe migalhas de pão sobre os brócolis e continue assando até dourar, por cerca de cinco minutos adicionais;
- Sirva quente.
Como cultivar brócolis
Brócolis é uma colheita de estação fria e seu cultivo deve seguir essas três dicas:
- Comece a cultivar o brócolis no final do verão para acarretar uma colheita no final do outono ou no início do inverno. Em regiões de inverno ameno, é recomendado plantar no outono para colher no inverno;
- Transplante mudas de brócolis para o plantio com cerca de quatro a seis semanas de idade;
- Os brócolis alcançarão a colheita entre 55 e 85 dias quando cultivados a partir de transplantes e 70 a 100 dias quando cultivados a partir de sementes.
Produção brasileira
Sem dúvida, as diversas maneiras de preparo, além dos inúmeros benefícios à saúde, ajudaram a popularizar o vegetal. Nos últimos trinta anos, o consumo do vegetal triplicou. Atualmente, o Brasil lidera a produção de brócolis, contudo, o seu consumo deve ser mais promovido.
De fato, o consumo de vegetal cresce a cada ano na América do Sul. O Brasil ocupa o pódio como o maior produtor, somando, assim, cerca de 48% do total. Isso significa 290 mil toneladas anuais e um retorno de R$ 1,2 bilhão por ano.
Logo atrás, vem a produção do Equador, que garante 23% do total. O Peru, por sua vez, retém 9%, enquanto Chile e Argentina garantem 7% da produção sul-americana do vegetal.
Sem dúvida, o consumo significativo o vegetal em território italiano se deve às inúmeras variedades existentes de brócolis, sejam eles cultivados ou selvagens. Essa noção fornece um panorama otimista para o Brasil. Afinal, significa que quanto maior a produção brasileira de brócolis, maior será seu consumo, gerando assim mais mercado.