Leite de soja é super popular e ajuda até na prevenção do câncer

Inicio » Agronegócio » Leite de soja é super popular e ajuda até na prevenção do câncer
15/07/2019 Por
Leite de soja é super popular e ajuda até na prevenção do câncer

Leite de soja pode ser considerado um verdadeiro herói da alimentação

O leite de soja é uma alternativa saudável e viável àqueles diagnosticados com intolerância à lactose, presente no clássico leite de vaca. Por conter inúmeros benefícios, a bebida de soja se tornou uma febre nos mais diversos países.

Em virtude disso, a multiplicação dos alimentos derivados do leite de soja cresce a cada dia. Atualmente, eles podem ser encontrados nas prateleiras da maioria dos comércios. Além disso, suas combinações são numerosas, podendo ser acompanhado de frutas, iogurtes, tofus e achocolatados.

Leite de soja

O que é leite de soja?

Leite de soja é uma bebida obtida a partir dos grãos da soja. A bebida de soja pode ser alcançada por meio de dois métodos de fabricação distintos. No primeiro método, a bebida de soja pode ser fabricada por intermédio do extrato de soja ou ainda das proteínas isoladas da soja. O extrato é a técnica utilizada por marcas tais como Mais Vita, Ades, Yoki e Unilever. Já no segundo método, a bebida de soja também pode ser produzida através da proteína isolada que é encontrada na soja. Su Fresh, Nestlé, Sollys e Soyos são algumas das marcas que recorrem a essa técnica.

O primeiro método de extrato de soja pode ser obtido por meio da moedura realizada nos grãos de soja em conjunto da água. Nesse processo de extrato, gorduras insaturadas, proteínas, minerais, proteínas e uma parcela dos carboidratos solúveis presentes na soja são preservados.

O método da proteína isolada de soja, por sua vez, ocorre através de uma extração na farinha de soja desengordurada. Nessa técnica, é realizada nos grãos a remoção de componentes considerados não proteicos. Essa técnica preserva estimadamente noventa por cento das proteínas.

Dúvidas frequentes sobre o leite de soja

Por ser uma alternativa ao leite clássico obtido da vaca, algumas dúvidas podem surgir quanto à procedência da bebida de soja. Abaixo, você confere as respostas para principais dúvidas de consumidores em potencial.

Leite de soja

  1. Existe leite de soja em pó?

    A resposta é sim. A bebida de soja não é encontrada apenas em sua forma líquida, como também em pó.

    O extrato de soja, quando em pó, apresenta uma vantagem de compra, uma vez que possui uma vida mais longa na prateleira. Dessa forma, a bebida de soja em pó pode ser utilizada para o preparo de iogurte, sopa, mingau, ricota, tofu (queijo), maionese e demais cremes.

  2. O leite de soja engorda?

    Essa é uma das dúvidas mais recorrentes, e para ela pode-se dizer que não. Afinal, um dos maiores benefícios do leite de soja, quando comparado ao leite de vaca, está na redução na quantidade de açúcares e calorias.

    Embora a bebida de soja não seja livre destes últimos, sua colaboração na perda de peso é muito mais expressiva quando este substitui o leite de vaca. O leite de vaca contém lactose, uma inimiga da boa forma.

    Além disso, uma xícara de bebida de soja possui menos calorias do que uma xícara de leite desnatado, o que soma uma média de oitenta calorias. Em suma, devido a esse número reduzido, alguns especialistas consideram que o leite de soja é um aliado no emagrecimento.

  3. O leite de soja faz mal?

    Para todo consumo, é necessário ter moderação. Como visto na dúvida acima, a bebida de soja é uma aliada no emagrecimento. Do mesmo modo, a bebida de soja configura uma alternativa para aqueles que sofrem com intolerância à lactose.

    Embora traga benefícios à saúde, seu consumo é desaconselhado para os seguintes grupos: crianças; indivíduos diagnosticados com anemia; e – Pacientes que sofrem de hipotireoidismo.

  4. Leite de soja tem lactose?

    A resposta é não. Naturalmente, a lactose é encontrada nos alimentos derivados do leite de origem animal (como cabras e vacas). Logo, o leite de soja não contém lactose em sua composição.

Benefícios do leite de soja

Para aqueles que possuem alergia ao leite tradicional da vaca, a ausência de lactose na bebida de soja entra como o maior benefício. Do mesmo modo, aqueles que estão de dieta encontram na falta de gordura do leite de soja uma alternativa mais leve.

Não raro, a bebida de soja também é uma opção benéfica aos indivíduos com prisão de ventre ou outras complicações intestinais. Nesse sentido, a bebida de soja está repleta de fibras, vitamina B e proteínas que auxiliam nestes casos.

Igualmente, devido à baixa quantidade de gordura, os produtos à base de soja são indicados no controle de colesterol ruim e doenças cardíacas. Suas substâncias também fornecem benefícios na administração controlada de diabetes.

É de digestão fácil pelo corpo humano e igualmente fácil de ser consumido. Portanto, ele pode ser combinado com sucos, massas, iogurtes, queijos e frutas.

A bebida de soja também é acessível. Mais barato do que o tradicional leite de vaca, o leite de soja pode ser encontrado na maioria dos comércios. Em grandes centros, ainda é possível encontrar um paraíso de soja, com uma gama variada de produtos derivados.

Como fazer leite de soja?

Além de ser encontrado para venda nas prateleiras de mercados, a bebida de soja pode ser preparada em casa por quem não quer se preocupar com o preço do leite de soja. A receita caseira é fácil, rápida e barata. Então, antes de iniciar o preparo, certifique-se de fazer a limpeza dos grãos de soja.

Leite de soja

Você vai precisar de:

  • 1 xícara de grãos de soja;
  • 1 litro e meio de água;

O modo de preparo é simples:

  1. Separe os grãos que utilizará na produção da sua bebida de soja. Em seguida, lave e limpe-os bem;
  2. No interior de uma panela ou tigela, permita que os grãos descansem de molho por cerca de um dia;
  3. Feito isso, deixe a água escorrer e volte a lavá-los;
  4. Leve os grãos de soja limpos ao liquidificador e bata-os junto do 1 litro e meio de água;
  5. Use um pano de prato para coar o conteúdo obtido no liquidificador;
  6. Na sequência, derrame a mistura na panela e leve para o fogo;
  7. Quando a fervura do conteúdo começar a levantar, abaixe o fogo e deixe-o agir por dez minutos;
  8. Espere o líquido esfriar, coloque-o em uma jarra e guarde na geladeira.

Para um leite de soja mais saboroso e diferente, acrescente canela em pó, baunilha ou casca de laranja durante a fervura e retire quando estiver esfriando.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo