Broto de feijão é comum na culinária oriental e ajuda no emagrecimento

Inicio » Agricultura » Broto de feijão é comum na culinária oriental e ajuda no emagrecimento
24/10/2019 Por
Broto de feijão é comum na culinária oriental e ajuda no emagrecimento

Broto de feijão é fácil e rápido de cultivar em casa

O broto de feijão está se tornando cada vez mais um item de mesa dos brasileiros. Ficou para trás o tempo em que o ingrediente só era encontrado na culinária oriental.

Hoje, o ingrediente saudável e saboroso pode ser encontrado com mais facilidade em uma variedade de estabelecimentos. Além disso, o broto de feijão é fácil de cultivar em casa. Crocantes e práticos, eles são perfeitos para misturar em batatas fritas e saladas! Conheça mais sobre o ingrediente em seguida.

Broto de feijão

O que é broto de feijão?

Broto de feijão é cientificamente conhecido como Vigna irradiam. Ele é um membro da família Fabaceae.

Em suma, qualquer semente que germina se torna um broto. Assim, embora uma variedade delas seja adequada para fins culinários, o broto de feijão mungo é um dos mais usados ​​popularmente.

Isto é, o broto de feijão é derivado do feijão germinado. Eles têm um sabor doce e uma textura crocante. Por essa razão, eles são, sem dúvida, uma adição apetecível a uma variedade de pratos.

No entanto, uma das principais razões pelas quais o consumo de brotos de feijão se tornou tão popular foi devido ao seu valor nutricional.

Aspecto do broto

Os brotos têm pequenas folhas de um amarelo vibrante, que são seguidas por uma extensão esbranquiçada e brilhante. Os brotos de feijão oferecem crocância, com um sabor sutil de nozes e um alto teor de água.

Propriedades do broto de feijão

Sem dúvida, os brotos são considerados alimentos maravilhosos. Eles são classificados como os mais frescos e nutritivos de todos os vegetais disponíveis para a dieta humana.

Por um processo de transmutação natural, os alimentos germinados adquirem uma digestibilidade. Além disso, colecionam uma série de qualidades nutricionais muito melhoradas, quando comparados aos embriões não germinados dos quais derivam.

Os alimentos germinados fazem parte da dieta de muitas raças antigas há milhares de anos. Os chineses, por exemplo, conhecem os benefícios do broto de feijão há séculos.

De fato, estima-se que os nobres da China antiga os comiam para rejuvenescimento e cura. Além disso, os feijões também foram levados por longas viagens marítimas, onde foram germinados e comidos no mar, para evitar o escorbuto.

Assim sendo, consumir brotos de feijão é uma maneira de obter nutrientes concentrados em uma única planta. Os brotos fornecem ao corpo os tipos de enzimas que tornam os carboidratos e as proteínas mais digeríveis, desse modo, maximizando a absorção dos nutrientes encontrados nos alimentos.

Broto de feijão

Além disso, os brotos têm vários outros benefícios. Eles fornecem alimentos na forma pré-digerida, ou seja, os alimentos que já foram acionados pelas enzimas e que são digeridos com facilidade.

O broto de feijão também tem sido descrito como uma potência de nutrientes. De fato, isso não surpreende, levando em conta sua longa lista de nutrientes.

Entre eles, as vitaminas do complexo de vitamina B, bem como as vitaminas A, C e K, merecem destaque. Ômega 3, ômega 6 e aminoácidos também estão presentes, bem como os minerais ferro, cobre, potássio, cálcio, manganês, magnésio e fósforo.

Benefícios do broto de feijão

  • Eles ajudam a reduzir os níveis de colesterol quando ingeridos todos os dias. Além disso, eles são ideais para pessoas com níveis elevados de colesterol;
  • Eles ajudam a prevenir o câncer e, mais especificamente, o câncer de mama;
  • Os brotos de feijão são baixos em açúcar, o que é excelente para a saúde. Um estudo concluiu que, depois de comer brotos de feijão todos os dias durante cinco semanas, as pessoas com diabetes tipo 2 viram seus níveis de açúcar no sangue caírem;
  • Eles são ricos em fibras, o que ajuda você a se sentir saciado;
  • Eles são muito bons para pessoas que querem perder peso, pois são baixos em calorias. Além disso, são ricos em fibras e proteínas, possuindo baixo teor de colesterol;
  • Eles fornecem alta ingestão de vitamina C, um antioxidante natural que, entre outros, ajuda a fornecer uma boa saúde ocular;
  • Eles têm uma alta concentração de ferro, o que é excelente para pessoas que sofrem com anemia.

Receitas com broto do feijão

Os brotos de feijão são usados ​​popularmente na culinária asiática. Contudo, eles foram mundialmente popularizados devido aos seus nutrientes, praticidade e fácil cultivo. Assim, há uma série de receitas com broto de feijão que você pode provar.

Em suma, o ingrediente pode ser adicionado a carnes, vegetais ou tofu salteados. Além disso, pode ser adicionado a sopas de macarrão ou preparações com arroz.

É possível usar os brotos como um recheio saudável ao preparar rolinhos primavera e sushi. Quando cru, os brotos de feijão podem compor saladas frias ou sanduíches, garantindo textura e umidade.

Para evitar a murcha, é indicado fritar os brotos por mais de trinta segundos. Assim, sua crocância e textura são mantidas. Além disso, cozinhar os brotos ajudará a matar qualquer potencial bactéria que possa estar neles.

Carne com broto do feijão também é um prato apreciado no Brasil, tal como sua adição em batatas fritas e outras frituras.

Broto de feijão

Como preparar broto de feijão

De fato, os brotos podem ser consumidos crus. Entretanto, uma das principais preocupações em comer brotos de feijão cru é o risco de doenças transmitidas por alimentos.

Uma maneira de garantir o consumo seguro dos brotos de feijão, orgânicos e livres de pesticidas, é cultivá-los.

Em geral, os grãos podem ser germinados em frascos de vidro. Dentro de três a quatro dias, estarão prontos para serem consumidos.

Feijão mungo

Os principais brotos são derivados do feijão mungo. No Brasil, essa variedade de feijão é conhecida como feijão da China, feijão mungu, feijão mungu verde e feijão moyashi.

O feijão da China é uma planta leguminosa, utilizada para a produção dos brotos de feijão comestíveis. Originalmente, eles são cunhados como moyashi.

Como plantar broto de feijão?

O plantio dos brotos de feijão é feito de maneira simples, prática e rápida!

Primeiramente, pegue alguns feijões secos, adicione um pouco de água e espere alguns dias.

A mágica não demora a acontecer. O surgimento do broto de feijão mungo pode levar de 2 a 5 dias, dependendo do tamanho que você preferir.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo