Brotos comestíveis: conheça os mais populares e saborosos

Inicio » Agricultura » Brotos comestíveis: conheça os mais populares e saborosos
13/07/2020 Por
Brotos comestíveis: conheça os mais populares e saborosos

Os brotos comestíveis, altamente valorizados na culinária oriental, são amplamente utilizados na preparação de sanduíches, sopas e saladas diversas

Além de extremamente saborosos, os brotos comestíveis trazem muitos benefícios à saúde. Felizmente, há diferentes tipos – cada qual com seu próprio sabor característico. Sendo assim, você pode incluí-los em sua dieta de diversas formas.

Com efeito, os brotos comestíveis representam uma das alternativas mais saudáveis, servindo como uma valiosa fonte de nutrientes. Ademais, você pode cozinhá-los rapidamente, pois assim eles não perdem seus valores nutricionais únicos.

Brotos comestíveis

O que são brotos comestíveis?

Brotos comestíveis podem ser definidos, também, como grãos germinados. Isto é, são sementes que principiaram sua fase de transformação, após a qual será gerada uma nova planta.

É possível utilizar inúmeros tipos de sementes em suas preparações, desde que, obviamente, as plantas sejam comestíveis e não tenham sido utilizados agrotóxicos destinados a impedir a germinação ou a proliferação de fungos.

Portanto, os brotos nada mais são do que os grãos germinados de uma semente que iniciou a sua fase de transmutação em direção à constituição de uma nova planta. O melhor de tudo é que você pode utilizar vários tipos de semente para preparar os seus brotos comestíveis.

Por esse motivo, nunca use sementes comercializadas para o plantio, ou seja, aquelas vendidas em pacotinhos, nos supermercados ou em lojas de flores. De fato, essas sementes sempre têm conservantes que são prejudiciais ao nosso organismo.

Brotos comestíveis

Broto de abóbora

O broto de abóbora é uma importante fonte de fósforo e cálcio. Conhecido, também, como “cambuquira”, este broto tem muitas vantagens a oferecer, dada a sua riqueza em sais minerais e vitaminas.

Ademais, o broto de abóbora, enquanto alimento, é bem leve e capaz de acrescentar bastante sabor aos pratos, podendo ser utilizado na preparação de farofas, omeletes e sopas diversas.

Uma boa ideia consiste em utilizá-lo ainda bem fresco ou recém-colhido, a fim de temperar e, assim, conceder mais nutrientes às suas refeições.

Broto de alfafa

Este broto é desintoxicante, diurético e capaz de aliviar os sintomas associados à menopausa. Entre os brotos comestíveis, o broto de alfafa merece um destaque especial, pois além de ser extremamente saboroso (diferentemente do vegetal em si), é pouco calórico.

Com efeito, o broto de alfafa é reconhecido pelo alívio aos sintomas da menopausa, uma vez que conta com os célebres fitoestrógenos – sobretudo, a isoflavona, uma substância com estrutura similar ao hormônio estrogênio. É por isso que os sintomas de calor relativos a esse período são amenizados.

Preparar sucos e chás detox com broto de alfafa é uma excelente dica. Vale a pena experimentar!

Brotos comestíveis

Broto de bambu

O broto de bambu possui altos teores de fibra. Ele tende a ser utilizado na preparação de receitas asiáticas, ao ser misturado a pratos de carnes, macarrão e arroz. Além da crocância e sabor característicos, esse broto traz vantagens ao organismo, à medida que conta, também, com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Isso significa que, entre os brotos comestíveis, o de bambu é um dos que mais contribuem para uma boa digestão e o combate ao colesterol ruim, devido à sua concentração de fibras.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo