Semente de girassol apresenta diferentes usos e benefícios incríveis

Inicio » Agricultura » Semente de girassol apresenta diferentes usos e benefícios incríveis
17/10/2019 Por
Semente de girassol apresenta diferentes usos e benefícios incríveis

A semente de girassol serve como uma importante aliada no combate ao câncer, no alívio ao estresse, além de apresentar outras inúmeras vantagens

A semente de girassol, além de ser barata e facilmente encontrada em lojas e mercados de produtos vendidos a granel, possui nutrientes que beneficiam o organismo humano.

É possível, por exemplo, utilizar a semente de girassol em receitas e diversos pratos, bem como a ingerir torrada ou crua.

Semente de girassol

O que é semente de girassol?

Semente de girassol é um aquênio desta planta que integra a família das Solanáceas. Seu nome científico é Helianthus anuus. Quando seca e salgada, a semente de girassol pode ser consumida como aperitivo, bastando descascar seu pericarpo (ou casca externa).

Embora não existam grandes variedades, a semente de girassol emagrece e pode ser, conforme mencionado, tanto empregada na alimentação humana quanto na dos animais, sobretudo, de aves.

Vale destacar também que, em seu óleo, os benefícios da semente de girassol incluem propriedades hidratantes que, inclusive, previnem infecções em bebês.

Dicas para cultivar sementes de girassol

Se você quer saber para que serve a semente de girassol, lembre-se de que essa é uma planta anual que produz flores de coloração amarela (pequenas ou grandes) no verão. Ela é muito popular devido à sua beleza e, também, à facilidade de seu cultivo.

Plantar sementes de girassol durante a primavera, por exemplo, é uma atividade bastante divertida para crianças e adultos, à medida que demanda pouco preparo e tempo.

Considere a temperatura exterior

A despeito do fato de que a plantação da semente de girassol pode ser iniciada internamente, elas funcionam melhor quando são mudadas para o ar livre no período de uma semana.

A planta cresce melhor quando vive em temperaturas que variam de 17 °C a 34 °C. Não obstante, ela é capaz de sobreviver em temperaturas menos elevadas, logo após as últimas geadas.

Tenha em mente que a planta costuma levar até quatro meses para atingir seu amadurecimento total e, assim, produzir novas sementes de girassol, dependendo de sua variedade.

Se, na sua região, a estação de crescimento não for tão longa, você deve plantar os girassóis nas três semanas que precedem a geada. Dessa forma, a maioria das sementes terá maiores chances de sobrevivência.

Selecione uma variedade

Há muitos híbridos e variedades, porém, os jardineiros devem ficar atentos a dois elementos principais que, geralmente, estão descritos nos pacotes de sementes ou em informações online.

Assegure-se de verificar a altura máxima desejada do seu girassol. Há variedades consideradas “anãs” (inferiores a trinta centímetros) e girassóis gigantescos, que atingem quase cinco metros.

Ademais, decida entre a semente de girassol que produzirá uma flor e um caule que se ramifique em múltiplos caules, com diversas folhas menores. Vale ressaltar que não é possível o cultivo a partir de sementes previamente tostadas.

Contudo, é possível cultivar qualquer semente de girassol que tenha sido destinada aos alimentos para pássaros (desde que a casca permaneça).

Semente de girassol

Utilize papel-toalha

Molhe suavemente o papel-toalha, deixando-o úmido (mas, não pingando ou encharcado). Em seguida, coloque as sementes em uma parte do papel, depois dobre-o em cima delas, a fim de cobri-las totalmente.

Caso disponha de uma grande quantidade de sementes e não se incomode com uma baixa taxa de sucesso, pode seguir direto para seu plantio. A semente de girassol plantada diretamente no solo tende a levar 12 dias para emergir.

Se o período de crescimento for particularmente longo, tente germinar em fornadas com 2 semanas de diferença, pois, assim, você terá flores por mais tempo em seu jardim.

Outra boa ideia consiste em manter o papel-toalha umedecido dentro de um saco plástico. Confira a semente de girassol, pelo menos, uma vez ao dia e permaneça fazendo isso mesmo após a sua germinação.

Os brotos, tipicamente, emergem dentro de 2 dias e, assim que isso ocorrer, você poderá plantar todas as suas sementes. Lembre-se de manter o papel-toalha em uma temperatura superior aos 10 °C para obter melhores resultados.

Preste atenção nas cascas

Se necessário, você deve cortar a extremidade da casca da semente de girassol. Se ela não germinar em até 3 dias, utilize um cortador de unhas para retirar sua extremidade.

No entanto, tenha cuidado para evitar danos ao seu interior. Se o papel-toalha ressecar, você poderá acrescentar algumas gotinhas de água.

Escolha um local com boa incidência de luz solar

O girassol cresce melhor com cerca de 8 horas diárias de luz solar, sempre que possível recebê-la. Selecione um local cuja incidência de luz do sol recaia diretamente na maior parte dos dias.

A não ser que o seu jardim seja alvo de fortes rajadas de ventos, é altamente recomendável manter os girassóis longe de:

  • Paredes;
  • Árvores;
  • Outros objetos capazes de bloquear a luz do sol.

Semente de girassol

Confira a drenagem e a qualidade do solo

A partir da semente, o girassol cresce em longas raízes primárias, que podem apodrecer quando os solos são alagados. Para impedir isso, você pode cavar um buraco de meio metro. Assim, fica mais fácil analisar se existe solo compactado e duro o suficiente.

Se o encontrar assim, tente misturar adubo nos canteiros para aprimorar a drenagem do solo. Como não são plantas muito exigentes, os girassóis crescem em solos de jardins medianos, isto é, sem necessitar de tratamentos adicionais.

Caso o solo seja pobre, ou se você deseja estimular o crescimento, misture solo argiloso e rico. É raramente necessário ajustar os níveis de pH do solo, contudo, se você já possui um kit, poderá ajustá-lo em até 7,2.

Não se esqueça que solos ricos são indicados para as variedades maiores, uma vez que demandam grandes quantidades de nutrientes.

Profundidade e distância

Você deve plantar a semente de girassol a 15 centímetros de distância uma da outra. Garanta, também, 3 centímetros de profundidade. Plante-a em trincheiras ou buracos com até 5 centímetros de profundidade, caso o solo esteja arenoso e solto.

Os 15 centímetros de distância se justificam pela necessidade de que as sementes tenham o espaço necessário para crescerem. Dessa forma, elas podem se desenvolver adequadamente.

Você não tem muitas sementes e, tampouco, deseja retirar as plantas mais fracas depois? Então, plante a semente de girassol com 30 centímetros de distância (ou 45 cm, no caso de variedades gigantes).

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo