Cachorro corgi é uma raça de cães para pastoreio

Inicio » Agronegócio » Cachorro corgi é uma raça de cães para pastoreio
12/04/2021 Por
Foto: SONY DSC
Cachorro corgi é uma raça de cães para pastoreio

Diferentes raças de cães e gatos conquistam espaço entre os preferidos das pessoas. Alguns tutores optam por raças que desenvolvam um tamanho específico, outros escolhem animais pelas principais características de personalidade. No artigo de hoje vamos falar sobre uma espécie de cachorro que já ganhou o coração de muita gente, o cachorro corgi.

Cães e gatos estão entre os animais que mais conquistam os brasileiros. Afinal, a prova disso está no alto número desses pets presentes em lares no país, chegando a 54 milhões de cachorros e quase 30 milhões de gatos. O cachorro corgi é uma raça de origem no País de Gales e que está conquistando seu espaço em terras brasileiras. Ele tem como principal característica uma estatura baixa e orelhas grandes.  

Principais características do Corgi

Essa raça de cão ficou conhecida como uma raça voltada aos pastoreios. Ou seja, têm habilidades para ajudar a proteger rebanhos de animais diversos. Além disso, também têm aptidão para obedecer a comandos e auxiliar no cotidiano de fazendas que precisam pastorear animais.

Existem dois tipos de corgis diferentes. O Welsh Corgi Pembroke tem uma pelagem com um tom caramelo, além de patas e peitoral branco. Seu peso chega a 11kg. Por outro lado, o Welsh Corgi Cardigam tem o pelo escuro, com patas e peitoral brancos, chegando a 15kg.

No quesito personalidade, ambos têm fama de simpáticos. Por serem animais baixinhos e compridos, eles conquistam as pessoas com facilidade. São animais tranquilos e habilidosos, com raciocínio rápido e muita inteligência.

cachorro corgi andando na areia

Animais com boa disposição física

Como demais raças utilizadas no pastoreio e companheiros em atividades agropecuárias, os corgis são cães com excelente disposição física. Animais com esse perfil tendem a gostar de caminhadas e corridas.

No entanto, essa raça também tem tendência a sofrer com problemas de coluna, comuns em animais mais curtos e compridos. Por isso, pulos e impactos não são recomendados para a rotina dos corgis, evitando prejudicar esses animais com coluna alongada.

Além do mais, também são comuns problemas nas articulações, especialmente em animais mais idosos. O excesso de peso é prejudicial, já que contribui para uma saúde mais fragilizada.

3 curiosidades sobre o cachorro corgi

Algumas características desses animais contribuem muito para a sua popularidade, assim como tornam eles únicos dentre centenas de espécies existentes no mundo. Confira 3 delas:

  • Corgis são cães que latem bastante: por terem sua origem atrelada ao pastoreio, os corgis não são animais silenciosos. Com adestramento é possível direcionar os latinos, mas não são cachorros que passam despercebidos e latem com bastante frequência
  • Pembroke e Cardigam têm rabos diferentes: os Pembroke e Cardigam têm rabos de tamanhos diferentes, uma das características que ajudam a diferenciar esses animais. O Cardigam tem um rabo comprido, enquanto o Pembroke tem um rabo mais curto.
  • Caiu no gosto da Rainha: durante anos, a rainha Elizabeth II teve diversos corgis, que ficaram famosos por terem “vidas de rei”. Em outras palavras, os animais recebiam refeições gourmet, preparadas por um chef específico para cuidar da alimentação dos pets. Esse cuidado e carinho contribuíram para que o cachorro corgi se tornasse popular no mundo todo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo