Cães pastores: conheça 11 raças do tipo que são inteligentes e ágeis

Inicio » Pecuária » Cães pastores: conheça 11 raças do tipo que são inteligentes e ágeis
12/04/2021 Por
Cães pastores: conheça 11 raças do tipo que são inteligentes e ágeis

Existem diversas raças de cães pastores que contribuem para o trabalho no campo. Em outras palavras, são cachorros que colaboram com a atividade de pastoreio, ajudando no manejo dos animais durante a pastagem.

manejo de pastos é fundamental para garantir alimentação para bovinos e outros animais comercializados na pecuária. Com o manejo, os pastos podem descansar – dependendo da forma de manejo adotada -, fazendo com que a gramínea tenha tempo para se recuperar e que os animais se alimentem de maneira nutritiva. Antes de tudo, vamos conhecer algumas raças de cães pastores com importantes características para desempenhar a atividade.

Quais são as raças de cães de pastoreio?

Existem diversos tipos de cachorro para pastoreio que, ao longo do processo evolutivo, se adaptaram para atividades no campo. Antes de mais nada, é possível perceber que essas raças têm em comum a agilidade dos animais e a inteligência para atender comandos. São animais muito espertos e ágeis.

rebanho de ovelhas, com pecuarista e cães pastores

Cachorro corgi

O corgi é um animal muito dócil e companheiro. Sua agilidade facilita muito o processo de pastoreio, bem como sua lealdade aos tutores e estado de atenção. É um cachorro baixo, com média de expectativa de vida de 14 anos e grande disposição física.

O corgi é um cachorro que late bastante, mas fácil de treinar para que suas habilidades sejam direcionadas de maneira saudável e tranquila.

Boiadeiro australiano

Esse cãozinho também é muito esperto, um verdadeiro cão de guarda. Ele tem uma estatura mediana, ou seja, chega a até 51 cm e 20 kg.

Quando bem cuidado e alimentado adequadamente, sua expectativa de vida é de 14 anos, também necessitando de exercícios físicos para dar conta de tanta energia. Além disso, é um animal fácil de ser treinado, sendo um excelente cão de pastoreio.

Border collie

O border collie é um cão que gosta e precisa se exercitar com frequência, contribuindo para atingir até 15 anos de vida.

Tem um peso médio estimado em 20 kg, bem como uma estatura de 55 cm. Treinar um border collie não é uma tarefa difícil, já que é um animal muito inteligente, sociável e amigável.

Pastor alemão

O pastor alemão é um cachorro grande, chegando a atingir 40 kg e 65 cm de altura. Apesar do tamanho assustar um pouco, sua docilidade conquista com rapidez.

Essa raça tem bastante energia e precisa de exercícios regulares. No pastoreio, o pastor alemão se dá muito bem, recebendo comandos com facilidade e precisão.

Ovelheiro gaúcho

Essa raça tem traços físicos semelhantes ao da raça border collie. Uma curiosidade sobre ela é que se trata de uma raça brasileira, com origem no Estado do Rio Grande do Sul.

São animais médios, ágeis e protetores. Além disso, são cachorros com temperamento tranquilo, boa força física e muito obedientes. Ou seja, cães pastores de excelência.

Rough collie

Os collies são animais cheios de beleza e charme. O termo “rough” se refere à espécie com pelagem longa, excelentes para viverem em locais com climas frios.

São animais inteligentes, fáceis de serem treinados e que precisam de exercícios regulares. Em outras palavras, collies pastoreiam muito bem, se relacionando tranquilamente com crianças, adultos e outros cães.

Raça puli

Os pulis são característicos pela pelagem cacheada e comprida. São cães que chegam a 15 kg e 43 cm. Ou seja, medianos e leves.

Podem viver até 15 anos, respeitando sua necessidade de atividade física e boa nutrição. Por fim, pulis são ótimos cães de guarda e pastoreio.

Pastor de shetland

Os shetlands são cães com grande facilidade de treinamento, tendo uma altura mediana e pesando, em média, apenas 7kg.

Esses bichinhos são muito inteligentes e ágeis, tendo bastante vantagens em pastoreio e competições. São animais atléticos, ou seja, esbanjam energia e disposição.

Pastor belga

Essa raça não é só inteligente, mas também se destaca por ser ágil e ter grande velocidade nos movimentos. Como todo animal cheio de energia, precisa de atividade física constante. Ou seja, são cães que não gostam de rotina parada.

Esses cachorros vivem 12 anos, em média, e têm 60 cm de altura na fase adulta.

Old english sheepdog

Com expectativa de vida estimada em 12 anos de idade, os olds são cães que atingem até 40kg.

Precisam de exercícios para dar conta de gastar tanta energia acumulada em 58 cm de altura. Além de tudo, são cães ótimos em função de guarda, pois defendem seu território com afinco.

Kuvasz                        

Por fim, a nossa lista se encerra com essa raça pra lá de esperta. Kuvasz são animais grandes, que passam de 70 cm de altura e chegam a 45 kg.

A expectativa de vida desses cães é menor, chegando a 11 anos de idade. Sua presença na lista de cães pastores é marcada por um animal esperto, guardião e que precisa de espaços abertos para se exercitar.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo