Border Collie é raça de destaque para o pastoreio de gado

Inicio » Agronegócio » Border Collie é raça de destaque para o pastoreio de gado
29/09/2020 Por
Border Collie é raça de destaque para o pastoreio de gado

Dentre os cães, a raça Border Collie é destaque no pastoreio. Há diversas raças de cães utilizadas para atividades de pastoreio, entretanto, o Border Collie é uma das raças favoritas. Este cãozinho amigável é um dos mais inteligentes animais treinados para manejo de rebanhos.

Pessoas especializadas em treinar estes animais surpreendem criadores de ovelhas, gado e outros rebanhos que são inteiramente movidos pelos cães. Com apenas um comando, o Border Collie desempenha as tarefas solicitadas com muita discrição e excelência, tornando mais fácil o trabalho com os animais.

Border Collie

O que é border collie?

Border Collie é uma raça de cães criada na Grã-Bretanha especialmente para pastoreio de gado bovino. Esta é a raça dos cães considerados os mais inteligentes do mundo.

A raça pode ser vista comumente atuando em fazendas que têm criação de ovelhas, cabras ou até mesmo gado. As características incluem variações em cores e pelagem, podendo chegar a 25 kg.

Possuem pelos longos e porte médio a grande. O focinho costuma ser um pouco mais fino, comum para cães farejadores. A coloração mais comum do pelo é o preto com branco. Os olhos podem ser castanhos ou azuis.

O destaque para atuação destes cães é a sua concentração nos comandos e a sua astúcia para submeter os outros animais ao seu domínio sem o uso da força ou agressividade. Fêmeas, na maioria dos casos, têm porte menor do que machos.

Esses cães possuem grande energia, por isso, precisam de estímulos diários para trabalho pastoreando o rebanho. A maioria deles trabalha até o final de suas vidas, pois se não realizarem mais as atividades, podem ficar facilmente depressivos e vir a ficar doentes, até mesmo perdendo o apetite e vigor.

O Border Collie é capaz de aprender uma variedade de mais de mil palavras e comandos, também são treinados para rastreamento de animais e deste modo ocupam o primeiro lugar no ranking de animais com a inteligência mais aguçada do mundo. Porém, são animais igualmente muito dóceis e carinhosos, não são agressivos, contudo, respeitam o comando para pastoreio normalmente apenas de seus donos e treinadores.

Pelagem do border collie

Existem algumas variações de cores de Border Collie. Os mais comuns são os Border Collie marrom e o Border Collie Preto. Entretanto, também possui pelagem tricolor mesclando as cores castanho, preto e branco.

O pelo desta raça de animais pode ser longo e mais denso ou curto e mais fino, o que os protege do frio e do calor, atuando como isolante térmico.

É preciso escovar o cão com frequência a fim de evitar que crie um emaranhado de pelos, e também promovendo a renovação da pelagem do animal. Em climas tropicais é comum, devido ao clima mais quente, que perca mais pelos.

Border Collie

Características da raça border collie

Mesmo o filhote já possui personalidade territorialista. O animal é extremamente ativo e alerta, prestando atenção quase 100% do tempo. Estes são cães muito obedientes e devem ser corretamente treinados pelo seu tutor.

Os cães da raça Border Collie necessitam gastar muita energia, o que pode interferir em sua saúde caso sejam criados sedentários, diminuindo a sua expectativa de vida e tendo maior incidência de doenças. São animais extremamente carinhosos, dóceis e fiéis aos seus donos, ao mesmo tempo em que possuem grande facilidade em interpretar comandos e realizar as suas atividades.

Um Border Collie pastoreando gado pode adotar uma postura um pouco desconfiada uma vez que está atento para identificar qualquer ameaça ao rebanho. Apesar de ser mais indicado para pastoreio de ovinos, o Border Collie boiadeiro tem um ótimo desempenho.

O cão Border Collie é extremamente ativo, devendo receber uma alimentação balanceada que não prejudique as suas atividades diárias. Devem ter grande disponibilidade de água em ambientes mais quentes, como os da maior parte do território brasileiro.

Cuidados com o Border Collie

Cães dessa raça que atuam junto ao gado, em atividades de pastoreio, devem receber atenção e cuidados como a eliminação de carrapatos e vacinação contra doenças virais. Além disso, o cão necessita ser adestrado, e devido à sua grande energia acumulada precisa de muito espaço para correr, por isso é comum ver o cão Border collie pastoreando o dia inteiro.

Apesar de uma expectativa de vida de 15 anos, o Border Collie pode desenvolver algumas doenças comuns à raça. Essas doenças hereditárias podem ser degenerativas como displasias de quadril, epilepsia e outras associadas ao envelhecimento como perda de visão, por atrofia progressiva de retina e perda de audição.

Como adquirir

Os valores dos cães podem variar entre dois mil e quatro mil reais. O Border Collie pastoreio é um dos cães mais desejados para o desempenho dessas tarefas. Deste modo, o cão adestrado pode custar um pouco mais ao ser comprado.

É importante que os cães, para atuarem na atividade em campo, sejam comprados de fornecedores confiáveis, criadores da raça com licenças e que tenham histórico da raça. Os mesmos devem entregar os filhotes com vacinação em dia e também com a saúde em perfeito estado.

Border Collie

O border collie é um cão indicado para crianças?

A raça possui personalidade extremamente protetora e dócil, o que é com certeza muito bom para fazer companhia para crianças. Possuem muita energia e assim podem brincar com os pequenos o dia todo. São cães carinhosos e que gostam muito de atenção, entendem com facilidade os donos, portanto, podem ser os cães mais amigáveis que se poderia ter.

O cão só não é indicado para ser criado em apartamentos e locais pequenos, sem pátio. Isso não é conveniente para a saúde do cão que deve levar uma vida livre de sedentarismo.

Outrossim, o Border Collie filhote é famoso por destruir tudo o que encontra pela frente quando criado dentro de casa. Portanto, o mais recomendável é que se crie o animal em casa com pátios amplos e locais para que ele possa correr e brincar.

Para manter o seu pelo limpo, criadores de Border Collie podem optar pelo uso de rasqueadeiras, escovando o pelo semanalmente. Desta forma evita-se a formação de agregados de pelos e sujeira que podem incomodar muito o seu cãozinho.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo