Cajá manga é fruta cultivada no Brasil caracterizada pelo sabor agridoce

Inicio » Agricultura » Cajá manga é fruta cultivada no Brasil caracterizada pelo sabor agridoce
15/10/2019 Por
Cajá manga é fruta cultivada no Brasil caracterizada pelo sabor agridoce

Cajá manga é fonte de vitamina C e combate a anemia, dentre outros benefícios

Cajá manga, cajá anão, cajarana ou, simplesmente, cajá. Quem nunca experimentou essa fruta agridoce deliciosa, presente em todos os cantos do Brasil? Originária da Oceania, a fruta vem de árvore da família das anacardiáceas, cuja altura chega a 15 metros. De formato cilíndrico, o fruto pode pesar até 380 gramas.

O cajá manga tem sabor ácido, porém doce, sendo marca registrada de uma infinidade de receitas como, por exemplo, de sucos, coquetéis, sorvetes e licores. Além disso, a fruta também pode ser apreciada em seu estado in natura, direto do pé.

caja-mangaO que é cajá manga?

O cajá manga, cujos nomes científicos são Spondias dulcis e Spondias cythera Sonn é uma espécie da família Anacardiaceae. Nativa da Oceania, a fruta é comum em países do Caribe, da Ásia e da América. No Brasil, está presente em todo o território, principalmente no Nordeste. A fruta cajá manga tem a casca lisa e fina, de coloração amarela e polpa suculenta.

Os usos são diversos, não só da árvore como também da fruta. A planta tem caráter ornamental e pode ser encontrada em ruas públicas e calçadas. A madeira, por sua vez, não é muito resistente às intempéries. Contudo, é usada na confecção de tábuas e caixas.

Variedades do fruto

Existem diversos tipos de cajá manga, sendo que a variedade mais comum é o cajá anão, introduzido na década de 1980 pela Unesp. A árvore desta espécie produz frutos menores e entra precocemente em produção, originando frutos que pesam cerca de 150 gramas.

Quais são os benefícios do cajá manga?

Os benefícios do cajá manga incluem as suas propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres em excesso (prejudiciais ao organismo), e a presença de vitamina C; além de prevenir o desenvolvimento de níveis altos de colesterol ruim.

Ademais, o fruto é indicada para outros fins, tais como:

  • Combate a problemas cardíacos porque são ricos em antioxidantes, agindo contra o colesterol;
  • Presença de carotenóides, apoiando na produção da vitamina A, crescimento dos ossos e aumento da imunidade;
  • Contém baixo teor de gorduras, o que auxilia na perda de peso e redução dos índices de colesterol;
  • Rico em cálcio, fortalece ossos e dentes, assim como auxilia no combate à osteoporose;
  • Alívio dos sintomas da TPM, combinando nutrientes, vitaminas A, B e C, além de minerais importantes que reduzem as oscilações de humor;
  • Aliado na perda de peso devido à presença de fibras, aumento da saciedade e baixa caloria;
  • Suporte ao sistema nervoso porque é fonte de vitamina B;
  • Melhora da saúde dos músculos, auxiliando na atuação das moléculas de ATP devido à presença de fósforo em sua composição

caja-manga

Como plantar cajá manga?

A árvore de cajá manga se desenvolve sob as seguintes condições:

Além disso, sua propagação se dá por estaquia e plantio de sementes, enquanto a frutificação é mais comum entre os meses de janeiro e abril.

Receitas com cajá manga

Quando se trata de receitas com a fruta, ela novamente merece destaque. Isso porque sua polpa firme, agridoce e amarelada tem usos muito variados na culinária. No Taiti, por exemplo, é fermentada com laranja, produzindo uma bebida alcoólica gostosa e marcante.

No Brasil, aparece em sorvetes, conservas, picolés, doces, refrigerantes e licores. Colhida durante o ano todo, também é consumida ao natural. Há, inclusive, quem a aprecie ainda verde e salpicado com sal. Outra alternativa de consumo bastante comum é o suco de cajá manga, estrela das casas especializadas em alimentos saudáveis.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo