Fertilidade do solo é essencial para o plantio de cultivares

Inicio » Agricultura » Fertilidade do solo é essencial para o plantio de cultivares
28/05/2019 Por
Fertilidade do solo é essencial para o plantio de cultivares

A fertilidade do solo pode ser medida em laboratório, por meio da análise de amostras

Na fertilidade do solo, além da quantidade de nutrientes, são analisados também os fatores químicos, físicos e biológicos da terra.

É fundamental que os produtores rurais fiquem atentos à fertilidade do solo. Ela garante o crescimento e desenvolvimento das plantas, aumentando assim a sua produtividade.

Fertilidade do solo

O que é fertilidade do solo?

Fertilidade do solo é um dos índices mais importantes dentro da agricultura. Isso porque através dele é possível identificar o nível de nutrientes que a terra possui e, assim, identificar quais melhorias e correções devem ser realizadas no solo.

A fertilidade, portanto, pode ser definida como a capacidade da terra em oferecer os nutrientes para a planta. Para o crescimento e desenvolvimento da vegetação, então, é necessário que a terra cubra todas as suas necessidades minerais.

Como garantir a fertilidade do solo?

Existem alguns procedimentos que podem auxiliar na garantia da fertilidade do solo e manejo dos nutrientes. A principal dica, então, é estar atento aos índices que a terra apresenta. Alguns procedimentos que auxiliam a detectar e corrigir esses índices, são:

  • Análise do solo: amostras do solo devem ser enviadas de forma periódica para análise química. Através de resultados de laboratórios, portanto, é possível confirmar os índices de nutrientes disponíveis e fazer as correções com base nisso. Vale reforçar que simplesmente adubar a terra, sem ter noção da quantidade de nutrientes, pode trazer prejuízos para o produtor.
  • Cuidado com as amostras: na hora da retirada das amostras de solo é importante ter certeza de que toda a área a ser plantada foi coberta pela amostragem. Isso porque a qualidade do solo não pode ser generalizada. Ou seja, as amostras devem ser aleatórias e atingir o máximo possível da lavoura.
  • As características do solo: investir apenas em adubação não é garantia de que as plantas nascerão com qualidade. A fertilidade do solo e a adubação das plantas também dependem de características físicas e químicas da terra, assim como os seus aspectos biológicos. Ou seja, além de fertilidade, deve-se também investir em conservação do solo.

Fertilidade do solo

Importância da fertilidade do solo

A importância de um solo fértil pode ser medida de várias maneiras. Contudo, a forma mais prática de mostrar como ela é essencial é através do desenvolvimento das próprias plantas. Isso porque um solo fértil e bem nutrido oferece meios para que a vegetação cresça e se desenvolva, sem deficiências.

O sucesso de uma produção agrícola, então, está diretamente ligada aos nutrientes. Assim, se a planta tiver tudo o que necessita para seu desenvolvimento, pode até mesmo refletir em resultados positivos nos índices de produtividade.

Fertilidade do solo

Como identificar a composição e nutrientes do solo?

A fertilidade é medida com base em três componentes principais. Eles são elementos químicos, físicos e biológicos.

A fertilidade do solo, então, é o resultado entre estes três fatores. O crescimento das plantas e a própria interação dos homens vai modificando, aos poucos, estes elementos que compõem o solo. Por isso, é fundamental que a características da terra sejam avaliadas de forma periódica, a fim de manter o solo nutrido e bem conservado.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo