Cálcio é mineral de suma importância para o funcionamento do corpo

Inicio » Veterinária » Cálcio é mineral de suma importância para o funcionamento do corpo
21/03/2019 Por
Cálcio é mineral de suma importância para o funcionamento do corpo

O cálcio é importante para o crescimento correto das plantas e, consequentemente, do corpo humano

O cálcio é um dos minerais mais importantes para o bom funcionamento do corpo humano. É recomendado, inclusive, que o seu consumo seja feito desde a fase da infância.

Além disso, o cálcio ajuda para que haja um melhor desenvolvimento das plantas presentes no campo. Isso porque ela cria resistência nos seus tecidos, fazendo com que ela se torne mais resistente a pragas e outros tipos de bactérias.

Planta em desenvolvimento sob o efeito do cálcio

O que é o cálcio?

Cálcio é um tipo de mineral que compõe boa parte dos alimentos consumidos na indústria alimentícia. Além de auxiliar no desenvolvimento do corpo humano, ele também ajuda para que haja um melhor desenvolvimento das plantas.

Geralmente, médicos pediatras começam o processo de aplicação do cálcio quando a criança ainda tem meses de vida. Isso é feito com o intuito de que, durante o seu crescimento, ela adquira mais resistência – principalmente nos ossos.

Além disso, o cálcio também tem a função de se resguardar no corpo. Dessa maneira, ele espera o momento mais propício para que as qualidades e benefícios de seus nutrientes entrem em ação. Isso acontece, principalmente, em caso de acidentes, nas ocasiões em que há a fratura de algum osso, por exemplo.

Principais funções do cálcio

Além das propriedades citadas anteriormente, o cálcio possui outras funções de suma importância para o bom funcionamento do corpo. Entre elas, podemos citar:

  • Controle da coagulação: O coágulo é uma ação importante do corpo, visto que influencia na circulação do sangue e, em caso de cortes, se comportar no ápice de suas funções – para estancar o sangramento.
  • Transmitir impulsos nervosos: Os impulsos nervosos são as ligações que os neurônios fazem para estabelecer melhor funcionamento do cérebro em suas atividades.
  • Contração muscular: Em atividades físicas, a contração do músculo é algo extremamente comum. Visto isso, para a melhor contração muscular, sem o risco de lesões, o consumo do cálcio se torna importante.
  • Controle do ph sanguíneo: Assim como a água, o sangue também possui ph, e ele é importante para a sobrevivência humana. A entrada do cálcio no corpo promove o equilíbrio do sangue e o torna solúvel suficiente para percorrer nas veias.

Se utilizado da maneira correta, esse mineral pode trazer resultados benéficos, causando melhorias perceptivas ao corpo. Com a ajuda da prática de esportes, por exemplo, isso se destaca ainda mais – promovendo mais qualidade de vida.

O corpo necessita de miligramas corretas para que o cálcio não o prejudique, e cada fase da vida exige uma determinada quantidade – conforme exposto a seguir:

  • 0 a 6 meses, 210 mg
  • 7 a 12, meses 270 mg
  • 1 a 3 anos, 500 mg
  • 4 a 8 anos, 800 mg
  • 9 a 13 anos, 1300 mg
  • 14 a 18 anos, 1300 mg
  • 19 a 50 anos, 1000 mg
  • 51+ anos, 1200 mg

Embora sua notoriedade seja ampla, o cálcio não é um componente descoberto há tanto tempo. Sua primeira aparição ocorreu por volta de 1808 e, logo em seguida, as primeiras pesquisas a seu respeito foram feitas. A partir de então, com suas propriedades e características estabelecidas, passaram a ser conhecidos os seus benefícios para que a saúde de cada vez mais pessoas pudesse ser impactada positivamente.

Cálcio em vitamina d

Cálcio em vitamina d

O cálcio vitamina d também é vendido em forma de remédio, para a ingestão em tratamentos contra a osteoporose, por exemplo. Esse remédio, também pode ser aplicado em pessoas que têm insuficiência de cálcio no corpo. Dessa maneira, o seu consumo equilibra os nutrientes, recuperando a pessoa afetada de modo adequado.

O suplemento é encontrado facilmente nas farmácias de todo o Brasil. Porém, geralmente é vendido apenas com prescrição médica. Isso porque o seu consumo em demasia pode trazer malefícios a saúde, como a gastrite e manchas nos dentes.

Mesmo em sua forma alimentícia, o alto consumo pode ser extremamente negativo para a saúde. Por isso, é necessário atentar-se as quantidades do consumo. Leite em excesso, por exemplo, pode trazer muito cálcio ao corpo e, no lugar de beneficiar, prejudicar os ossos dos dentes.

No mundo agro, a presença do cálcio também é importante na saúde do gado. A fase adulta é tida como uma das mais importantes para a produtividade do animal. Assim, é necessário atenção e extremo cuidado para que não haja problemas na saúde no rebanho.

Todo o trabalho de vitaminas na vida dos animais é importante. Enquanto alguns animais têm mais aptidão para trabalhos dentro da fazenda, outros são criados somente para a produção de carne ou leiteira. Todavia, é importante que todos os dois possuam nutrientes, pois, dessa forma, estarão aptos suficientes para suas atividades – sejam quais forem.

A qualidade de suas produções depende diretamente das vitaminas, entre elas o cálcio. Sem ele, o leite pode perder nutrientes e as carnes também. O cálcio nesses animais é inserido por intermédio da ração ou da água, que o consomem de forma oral.

Em caso do animal estar doente e, por conta disso, impossibilitado de se alimentar, o recomendado é que receba as vitaminas por meio de injeções. A aplicação é feita por médicos veterinários especializados.

Cálcio no solo

A importância do cálcio no solo é tão grande como para a vida humana. A propriedade, além de ajudar no melhor crescimento e produtividade das plantas, melhora o desempenho do solo. Dessa forma, sendo considerado uma espécie de fertilizante natural.

Por conta de possuir vitaminas importantes, estar mediante ao solo fará com que ele tenha melhor desempenho. Agricultores, por exemplo, não aplicam o cálcio direto no solo com frequência, visto que, em sua grande maioria já possui o nutriente.

O solo brasileiro é conhecido por possuir altas taxas de nutrientes, assim sendo capaz de se autodesenvolver. O cálcio, quando não aplicado de forma natural, acaba subindo do solo para as plantas, fazendo o mesmo processo produtivo.

Para a agricultura, a qualidade do solo brasileiro é única. Visto que, sua versatilidade permite que diferentes tipos de cultivos sejam aplicados ao solo. Seu poder recuperativo também é rápido. Quando atacado por erosões, por exemplo, ele pode recuperar-se rapidamente se feito o tratamento da maneira correta.

Opções naturais podem ser importantes principalmente para o futuro do meio ambiente. Pois assim, tanto o emissor quanto o receptor serão beneficiados pelas qualidades da vitamina.

Em resumo, o cálcio é uma das vitaminas mais importantes para a saúde de boa parte dos seres vivos. Sua ausência é notada de forma negativa, trazendo problemas, principalmente, para o desenvolvimento e produção relacionada a pecuária.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo