O campo e seu significado para as atividades da agropecuária

Inicio » Meio Ambiente » O campo e seu significado para as atividades da agropecuária
25/03/2019 Por
O campo e seu significado para as atividades da agropecuária

As atividades no campo fazem parte do dia a dia de milhares de agricultores

O campo serve de espaço para crescimento econômico a partir de atividades do agronegócio, envolvendo tanto a pecuária como a agricultura.

O campo está ligado ao trabalhos da agroindústria pois representa a base das atividades que fazem a compõe. Isso porque é, justamente, no campo, que todo tipo de cultivo da agricultura e criação de rebanhos da pecuária tomam forma e se desenvolvem.

campo agrícola

O que é campo?

O campo é um bioma ou vegetação de caráter terrestre de característica rasa. Em sua maioria, os campos são constituídos por uma vegetação herbácea, ou seja, pequenas plantas com caule maleável. É também conhecido como Pampa – termo de origem indiana e que se refere à uma região de caráter plano.

O bioma campo é comumente encontrado em climas subtropicais. Por este motivo, grande parte do Brasil é composta por campos, fato que acaba influenciando diretamente no volume de atividades ligadas ao agronegócio. Este tipo de clima favorece um maior índice de chuvas, o que também contribui para o crescimento e desenvolvimento da vegetação.

Um fato sobre a vegetação gramínea é que sua taxa de nutrientes é muito baixa, e outra de suas características marcantes é a tendência a sofrer com erosões – o que faz com que a degradação do campo seja maior.

O campo serve de espaço para diversas atividades pecuárias, dentre elas, a pastagem. O objetivo da pastagem é servir como ambiente para que os animais se alimentem e se desenvolvam. Por outro lado, no mundo agrícola, o campo é lugar para atividades ligadas a extensas plantações. O uso do campo para cultivo dos mais variados alimentos é o mais comum em todo o mundo.

Outra característica do campo é o fato de sua flora ser rasteira. A presença de árvores é mínima e a vegetação – grama – está sempre bem aparada. Além disso, há cinco tipos de campos distintos, que se apresentam das seguintes formas:

  • Campo limpo

Neste tipo de campo há a presença de gramíneas, ou seja, grama ou capim. Sua vegetação é rasteira e não há muitas  árvores.

  • Campo sujo

No caso do campo sujo, há presença de arbustos, além de gramíneas em maior quantidade. No geral, a vegetação do local não é rasa, portanto, a incidência de ervas daninhas é maior.

  • Campo de altitude

Assim como o nome já diz, este tipo de campo está localizado em alturas acima de mil metros. A maior concentração de campos de altitude no Brasil é na serra da Mantiqueira, e sua vegetação é rasa.

  • Campo de hileia

Nesta formação, há a presença de fortes inundações entre a vegetação. Sua maior concentração é na Amazônia oriental, como na ilha de Marajó, por exemplo. Sua vegetação pode conter elementos de uma vegetação marinha, pois o nível de água é grande.

  • Campo meridional

Neste tipo de campo não há arbustos e sua extensão de assemelha ao campo limpo. Parte de seu terreno é composta por vegetação gramínea e rasa, e o campo meridional é considerado ideal para as atividades agrícolas. A concentração desta formação é mais comum na região Sul do Brasil, como a serra gaúcha.

Tipos de atividades no campo

O trabalho no campo é essencialmente dividido em duas formas: agrícola e pecuária. As duas atividades são bastante presentes em âmbito nacional e destacam grandes oportunidades de crescimento econômico.

  • Campo agrícola

No campo agrícola é praticada a agricultura, ou seja, cultivo de plantas. A agricultura é cenário para as mais diversas atividades, portanto, o produtor não necessita escolher apenas uma forma de começar uma produção, pois há diversos opções.

Entre os tipos de agricultura, há também os tipos de cultivo que se pode executar no campo. Como por exemplo, plantação de legumes, frutas, verduras e cereais, entre outros. O investimento neste tipo de atividade varia de acordo com o tipo de cultivo que o produtor deseja iniciar.

  • Campo rural

No campo rural existe um outro lado de atividades no âmbito do agronegócio, a pecuária. Este tipo de trabalho é voltado para a criação de animais. O Brasil é o país que mais possui pecuaristas no mundo devido às condições climáticas. No campo rural é possível desenvolver a criação de aves, gado, coelhos, abelha e até mesmo peixes – no amplo ramo da piscicultura.

gado no campo

No geral, o investimento neste tipo de ramo é relativamente alto, pois diferente da agricultura e alguns animais exigem mão de obra especializada. Portanto, varia de acordo com o tipo de pecuária que o produtor deseja desenvolver.

Como é a vida no campo

A vida no campo é o estilo de vida das pessoas que lidam com atividades desse ambiente. O mais comum neste estilo de vida são os negócios ligados ao mundo agro que têm base familiar.

Assim, não é incomum que haja cultivo familiar neste meio, como por exemplo agricultura de subsistência. Neste tipo de agricultura é apenas cultivado o suficiente para consumo de um determinado grupo de pessoas.

O campo é também conhecido como zona rural e é ambiente de construções habitacionais mais propícias ao espaço, como, por exemplo, chácaras, sítios fazenda e até mesmo granjas.

Uma característica marcante na vida no campo são as grandes extensões de terra das propriedades. Com isso, o volume de casas no campo acaba não sendo o mesmo das cidades, e até os centros ditos urbanos dessas regiões têm uma rusticidade maior.

Apesar da vida que o campo proporciona não ser muito tecnológica ou populosa, a qualidade de vida é consideravelmente maior que nas metrópoles. A taxa de poluição atmosférica é bem menor, pois o uso de transportes movidos à gasolina é bem menor e não há indústrias químicas no volume que há nos grandes centros urbanos.

O cenário da vida no campo para muitos brasileiros faz parte de uma rotina. E o fato de o país ter uma grande capacidade de adaptação para tipo de atividade – tanto na pecuária quanto na agricultura – facilita muito o constante desenvolvimento delas.

Dessa forma, o campo é se define como local rural afastado dos centros urbanos; servindo de espaço para as mais variadas atividades agrícolas do Brasil.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo