Capilaridade pode auxiliar na produtividade de cultivos

Inicio » Agricultura » Capilaridade pode auxiliar na produtividade de cultivos
18/02/2019 Por
Capilaridade pode auxiliar na produtividade de cultivos

Capilaridade é uma ação física responsável por direcionar o curso da água no solo

Para que haja capilaridade no solo, são precisos tubos finos por onde a água percorre o caminho de subida e descida.

A capilaridade está presente no mundo da agricultura – em especial no processo de irrigação.

Capilaridade

O que é capilaridade?

Capilaridade é um fenômeno físico em que os fluídos descem e sobem do solo a partir de pequenos tubos. A ajuda do processo de indução através de um campo magnético facilita que este líquido suba, mesmo contra a gravidade. Para a capilaridade do solo influenciar o líquido, quando em contato com uma região sólida, ocorrem dois processos distintos: coesão e adesão.

A coesão se define como a capacidade que as moléculas dos líquidos possuem de se manter unidas, ou seja, atração intermolecular. Entretanto, no caso da adesão, ela representa a união das moléculas do tubo e as do líquido em si, para que o faça subir pelas suas paredes internas com mais rapidez.

Capilaridade das plantas

No caso das plantas, o processo é um pouco diferente mas com o mesmo objetivo. O deslocamento da água atua na seiva bruta, ou seja, a partir das raízes até alto da árvore.

É também possível perceber este fenômeno capilar observando as gotas da chuva no carro. Quando está chovendo o pará-brisa é molhado, entretanto as gotas não escorrem. Também vemos a capilaridade da água na absorção observada em um guardanapo.

Para realizar uma experiência capilar com as plantas são necessário alguns materiais, tais como:

  • Flores com pequenos cravos
  • Corante de alimento
  • 2 Copos
  • Água

O primeiro passo é adicionar ¼ de água em uns dos copos, em seguida coloque todo o corante no copo e mistura até que fique concentrado.

O próximo passo é cortar as hastes dos cravos e deixar apenas 10 cm da mesma. Em seguida, mergulhe os no copo e espere até que seja possível perceber o branco das flores do cravo mudarem de cor.

O fenômeno acontece pois o líquido foi conduzido por indução pelos finos tubos dos cravos até que sua cor fosse mudada.

Capilaridade na agricultura

É um sistema muito antigo no universo agro e bem popular no cultivo do solo devido à tecnologia do pavio. O fato ser um ótimo absorvente ajuda o solo.

Dentro do sistema produtivo, a função capilar na plantação é o mais simples entre todos. Por isso, a água absorvida pela raiz é conduzida pela mesma por meio deste sistema com auxilio de pavios.

No caso do cultivo por hidroponia, ou seja, plantação sem solo, é comumente utilizado uma fibra feita de coco. O objetivo é que se incremente cada vez mais a capacidade em reter a umidade, mas com o tempo os sais minerais se acumulam dentro do paivo.

solo com alta capilaridade

Portanto, ao se acumularem no pavio, a tendência é que o efeito dos nutrientes se perda. Como solução, é recomendável realizar uma abertura que seja suficiente para a base do cultivo, deste modo permita que as raízes se desenvolvam para um crescimento nutritivo.

O sistema de capilaridade é adequado para plantações de mudas de pequeno porte ou de crescimento mais lento, as ornamentais por exemplo. Dito isso, o fenômeno da capilaridade se mostra vantajoso aos produtores agro no quesito de melhora na produtividade.

Agro20 | Portal Vida No Campo