Capim marmelada é uma planta invasora e temida em algumas culturas
Por ser uma espécie de planta que prefere terrenos úmidos e em locais quentes, o capim marmelada costuma dominar todo o ambiente que se instala. Por isso, é uma planta capaz de provocar grandes estragos na lavoura e precisa ser mantida a distância.
O período que o capim marmelada vegeta é durante as estações quentes do ano e seu grau de agressividade nesse período impressiona. Floresce no final do verão e começa a frutificar tão logo a chegada do outono.
O que é capim marmelada?
Capim marmelada é uma planta forrageira da família Poaceae. O nome científico da planta é Brachiaria plantaginea e suas folhas produzem uma forragem suculenta. Entouceirado, atinge até um metro de altura.
A origem do capim marmelada é a África Tropical, tendo, posteriormente, sido migrado para a América Central. No Brasil, teve ótima adaptação por preferir terrenos férteis, úmidos e de temperaturas elevadas, características que sobram em nosso país.
O capim marmelada é conhecido por diferentes denominações, como:
- Grama-paulista;
- Milhã-branca;
- Papuã;
- Bapuana.
Esse capim consegue vegetar bem em praticamente todos os tipos de solo que apresentem umidade mínima. Como muitos cultivos são submetidos a um sistema de rega frequente, as possibilidades de florescimento desse tipo de planta são enormes.
Mas apesar de portar a característica de invasora, a planta pode fornecer benefícios à produção de campo. E o motivo é que esse capim fornece uma forragem de qualidade acima da média.
Tal qualidade é muito apreciada por animais como bovinos, equinos e até galináceos, sendo um bom trunfo para cuidar da alimentação do gado sem necessitar de grandes esforços.
Outros tipos de capim
Como apontado acima, apesar de ser uma planta invasora, o capim marmelada é uma boa opção de pasto para animais. Mas existem diversos tipos de capim para essa e outras finalidades.
Confira os principais em seguida.
Capim forrageiro
Utilizado em larga escala na alimentação de animais, mas também aplicado para a conservação de solos. Tanto a folha como a semente são utilizadas para a alimentação animal, pois ambas têm grande valor nutritivo.
Capim mombança
Também conta com grandes valores nutritivos, no entanto, é um tipo que necessita de solos de boa fertilidade e a semeadura precisa ser realizada no começo da época de chuva. As folhas de formas de touceiras têm até 1,65m e são quebradiças.
Capim brachiaria
Assim como o capim marmelada, o brachiaria tem origem na África, mas diferente de outros tipos de capim, sua instalação e proliferação dependem de solos muito férteis e não de grande umidade. Por isso, é uma planta capaz de se adaptar em terrenos diferentes.
Essa capacidade de adaptação em terrenos adversos certamente o faz se sentir em casa no Brasil, com plenas condições de desenvolver-se. Em tais condições, é capaz de competir com plantas invasoras e até proteger o solo de deslizamentos.
Outra qualidade é a de ser um capim que pode ser plantado em conjunto com leguminosas.
O capim marmelada é a grande recomendação para pastos de animais, mas uma terrível dor de cabeça para proteger os cultivos em razão de sua enorme competitividade por água.