Caqui chocolate reúne diferentes benefícios e coloração similar ao doce

Inicio » Agricultura » Caqui chocolate reúne diferentes benefícios e coloração similar ao doce
22/10/2019 Por
Caqui chocolate reúne diferentes benefícios e coloração similar ao doce

O caqui chocolate é a fruta com coloração alaranjada e consistência firme

Existem diversos tipos de caqui na natureza, dentre eles, se destacam espécies como o caqui chocolate, caqui fuyu, caqui rama forte e caqui taubaté. Sendo que cada um deles apresentam características e propriedades específicas.

O caqui chocolate recebe esse nome devido ao fato de sua polpa ter uma aparência amarronzada e que lembra o chocolate. Originária da China, essa variedade apresenta uma coloração alaranjada e a consistência mais firme quando comparado às demais variedades.

Caqui chocolate

O que é o caqui chocolate?

O caqui chocolate, ou caqui giombo – como também é conhecido, é um dos tipos de caqui mais conhecidos. A variedade conta com mais sementes que as demais da fruta e, justamente por isso, a sua coloração acaba mais puxada para tonalidades de marrom em sua polpa.

Quando as plantas de caqui chocolate são polinizadas e as sementes formadas, elas liberam fenóis, ou seja, substâncias que deixam o tanino insolúvel. Tal ação leva a oxidação da polpa, o que a torna escura e com coloração amarronzada, que lembra o chocolate.

Curiosidades sobre as mudas desta variedade

Caso tenha interesse em plantar a variedade, uma opção é adquirir mudas de caqui chocolate. Elas podem ser encontradas em viveiros especializados e até mesmo em lojas online, com um tamanho de no mínimo 40 centímetros.

Geralmente, após o plantio, a planta demora dois anos para começar a produzir frutos. O recomendado é que ela seja plantado no solo direto, apesar de se adaptar bem em vasos.

Benefícios e propriedades do caqui chocolate

O caqui chocolate, assim como as outras variedades da fruta, possui baixa quantidade de calorias e é rico em nutrientes como, por exemplo:

  • ferro
  • cálcio
  • proteínas
  • vitaminas A, B1, B2 e C
  •  fibras solúveis

A prevenção de câncer e envelhecimento precoce, o bom funcionamento da visão e o efeito regenerador, sendo indicado seu uso após o consumo em excesso de álcool são apenas alguns dos benefícios do caqui chocolate.

A variedade atua no processo de cicatrização e auxilia no crescimentos de crianças, além de ser resistente contra a ação de bactérias.

Caqui chocolate

Benefícios do caqui para a saúde

O caqui é uma planta cultivada, basicamente em todo o país, especialmente na região sul e em São Paulo. Aqui, no Brasil, as primeiras espécies chegaram junto com imigrantes japoneses no início do século XIX.

A fruta, desde então, conquistou diversos paladares, o que pode ser justificado pelos benefícios. Confira abaixo os principais benefícios do caqui para o organismo:

  • Graças a presença de betacaroteno, ele atua como antioxidante e impede a ação de radicais livres;
  • A fruta contribui para que o organismo funcione bem, pois é rica em fibras;
  • É um calmante natural, devido a alta concentração de frutose e açúcar;
  • Auxilia no desenvolvimento da estrutura óssea.

Tanto o caqui como o caqui chocolate são extremamente benéficos para o nosso corpo. No entanto, o consumo deve ser moderado, principalmente por pessoas diabéticas, devido a alta presença de açúcar. A dica dos nutricionistas é consumir pelo menos três frutas diferentes por dia. Sendo assim, daria para evitar o aumento de taxas, como por exemplo, a glicose.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo