Antioxidante é presente em produtos consumidos no dia a dia

Inicio » Agronegócio » Antioxidante é presente em produtos consumidos no dia a dia
12/02/2019 Por
Antioxidante é presente em produtos consumidos no dia a dia

Como o antioxidante influencia na preservação e na estética

O antioxidante está inserido em grande parte dos produtos consumidos pelos seres humanos. Principalmente por possuir altos benefícios que propõem a melhoria e a prevenção da saúde de quem o mantém em sua rotina – mesmo sem querer.

Em fato, o antioxidante pode estar presente em frutas, cremes e bebidas, apresentando alta importância tanto para os seres humanos, quanto para os animais do setor pecuário e seus criadores.

O morango é um exemplo de antioxidante que reforça o sistema imunológico.

O que é antioxidante?

Antioxidantes são substâncias que dificultam o envelhecimento celular e a oxidação de outras moléculas. Podem ser encontrados em alimentos naturais, em suplementos por meio de vitaminas e minerais ou em cremes estéticos. Entretanto, o uso de produtos antioxidantes deve ser sempre acompanhado por médicos e especialistas para que não passe a ser algo prejudicial à saúde.

A vitamina C é um dos antioxidantes mais conhecidos para o corpo. No entanto, pode ser identificada em bebidas cítricas como suco de laranja, abacaxi e caju. É altamente recomendada para pessoas que querem inibir o envelhecimento celular da pele e fortalece-la.

Antioxidantes para a pele

Além disso, outros principais antioxidantes podem ser encontrados por meio de:

  • Coenzima Q-10: auxiliando para o combate do fotoenvelhecimento – envelhecimento por conta de excessiva exposição ao sol – e na destruição de radiações UV (ultravioleta).
  • Goji berry: originada da China, é popularmente conhecida no Brasil por conta de sua ação antioxidante. Sua hidratação e restauração possui funcionamento anti-inflamatório e anti-idade;
  • Romã: a ação antioxidante da fruta possui grande teor de fortalecimento da pele, controle de oleosidade e combate acnes, espinhas e rugas;
  • Betacaroteno: atua para a proteção do colágeno e firmeza da pele; além da alta proteção contra nocivos fatores solares;
  • Chá-verde: além de fazer bem para a saúde interna, auxilia no rejuvenescimento, hidratação e colágeno da pele;
  • Ácido ferúlico: perfeito para quem mora em cidades urbanas. Apresenta uma alta proteção para as células faciais, além de ações em combate o estresse e impurezas.

Quais os tipos de antioxidantes?

Por apresentarem diversas funções correlativas ao dia a dia, os antioxidantes naturais podem ser divididos em:

  • Endógenos: são enzimas antioxidantes produzidas para o combate de radicais livres – prejudiciais moléculas produzidas pelo organismo. Em conjunto, recompõem o DNA oxidado e atuam como defesa secundária para proteção de danos futuros.
  • Exógenos: nutrientes antioxidantes que operam no organismo. É composto por sais minerais e pelas vitaminas A, C e E – atuando juntas para combate a radicais livres. Além de cobre e zinco.

O suco de laranja é um popular a benéfico antioxidante para a saúde humana.

Além disso, os antioxidantes podem estar presentes também no setor agropecuário. Dessa forma, os bovinos recebem a ingestão de antioxidantes para auxílio no combate de estresse e transtornos causados pelo sistema de produção e reprodução. O estresse pode ser ocasionado durante o transporte dos animais, período de transição de vacas leiteiras, desmama de bezerros e no confinamento.

Apresentando grande influência para complementar as reservas bovinas durante o desenvolvimento de sua produção, os antioxidantes para bovinos vem sendo cada vez mais utilizada entre os pecuaristas. Embora ainda não sendo uma técnica tão popular dentro do setor econômico de maior importância para o Brasil, é importante que os criadores façam um acompanhamento saudável sobre seus animais.

Por fim, o antioxidante e sua suplementação contribui direta e indiretamente para maior praticidade na vida dos seres humanos. Ou seja, também em seu trabalho, consumo e sua saúde interna e externa. É necessário manter assistência médica e veterinária para que, independente do uso de técnicas, haja garantia de bem-estar.

Agro20 | Portal Vida No Campo