Frutas brasileiras se destacam na variedade de opções e nutrientes

Inicio » Agricultura » Frutas brasileiras se destacam na variedade de opções e nutrientes
12/09/2019 Por
Frutas brasileiras se destacam na variedade de opções e nutrientes

A importância nutritiva e o sabor incomparável das frutas brasileiras

É sabido que comer frutas fornece diversos benefícios à saúde, sejam elas frutas brasileiras ou não. Aqueles que as consomem como parte da dieta diária provavelmente têm um risco reduzido de determinadas doenças crônicas.

Mas, além de fornecer nutrientes vitais para o organismo, as frutas brasileiras dão um show em sabor. As variações são muitas e podem ser encontradas de norte a sul do país.

Frutas brasileiras

O que são frutas brasileiras?

Frutas brasileiras são aquelas produzidas e registradas no Brasil. Há uma grande variedade dessas delícias nutritivas que imaginamos ser nacionais, mas, não são. Já outras, que nem imaginamos que existiam, estão à nossa disposição para apreciação.

Nas feiras e mercados quase sempre encontramos os mesmos tipos de frutas:

  • Morango;
  • Banana;
  • Laranja;
  • Maçã;
  • Manga.

Até mesmo nas receitas que preparamos, alguns desses ingredientes se mostram bem mais comuns. Mas, o que muitos não sabem, é que existe uma diversidade enorme de frutos. Muitos deles, quase ninguém conhece.

É fato que precisamos ser cuidadosos ao consumir partes de espécies que não fazemos ideia do que se trata. Nunca é bom ser surpreendido por intoxicações alimentares. Entretanto, é interessante descobrir alimentos que podem ser incluídos na dieta e que trazem inúmeros benefícios para a saúde.

A produção de frutas brasileiras

O nosso país é o 3º maior produtor mundial de frutas. Do sul ao norte do país, temos mais de 2 milhões em hectares cultivados. A estimativa para produção é de R$ 33 milhões em valor bruto em 2019.

Além do mais, o setor possui aproximadamente 16% da mão de obra dentro do agronegócio nacional. Contudo, em termos de exportação, o Brasil ocupa o 23º lugar, com somente 3% da produção sendo exportada.

Uma gama de frutas brasileiras à nossa espera

Além dos sabores exóticos e valores nutricionais excelentes, algumas espécies de frutas nacionais guardam verdadeiras preciosidades em seu interior.

Frutas brasileiras

Gabiroba

A gabiroba, ou guabiroba, é um fruto nativo, mas não endêmico do Brasil, que ocorre no Cerrado e Mata Atlântica. Essa fruta tem grandes propriedades e é rica em carboidratos, proteínas, sais minerais, vitaminas do complexo B e niacina.

Além do seu consumo de forma in natura, a gabiroba é consumida em forma de:

  • Doces;
  • Sucos;
  • Pudins;
  • Sorvetes;
  • Licores.

Sua frutificação se dá de dezembro até maio, servindo de alimento para vários pássaros, mamíferos pequenos, répteis e até peixes.

Frutas brasileiras

Jerivá

Existe um coquinho com polpa pegajosa, sabor adocicado e tonalidade amarelo-ouro: esta é a jerivá.

Nativa da Mata Atlântica, tem sua produção vasta o ano inteiro. Tanto por isso, seus frutos receberam um nome que, em Tupi, significa “fruto em cachos, que cai facilmente”.

Essa frutinha é rica em omega 3, omega 6 e omega 9. Além disso, possui muita quantidade de vitamina A, ideal na redução das carências de carotenoides.

Cagaita

cagaita é uma fruta pequena, com cerca de 3 cm, de casca amarela esverdeada, polpa bem suculenta, assim como ácida.

Típica do Cerrado, ela deve ser consumida com restrições, pois, se exposta ao sol, pode ter um efeito laxativo forte. Entretanto, considerando o consumo moderado, é rica nos antioxidantes e vitamina C. Além dos baixos teores calóricos, é bem energética.

Viu como algumas frutas brasileiras, apesar de pouco conhecidas, podem ser deliciosas e extremamente benéficas? Agora, não perca tempo quando for ao mercado e procure esses frutos preciosos!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo