Carne suína é saborosa e ótima opção para variar o cardápio

Inicio » Pecuária » Carne suína é saborosa e ótima opção para variar o cardápio
28/02/2020 Por
Carne suína é saborosa e ótima opção para variar o cardápio

Para diversificar na culinária do dia a dia, carne suína é saudável e pode ser preparada de diversas formas

A carne suína é obtida através do porco doméstico e pode ser muito saudável e saborosa se preparada da maneira correta.

Além de saborosa e saudável, a carne suína pode ser consumida no dia a dia e preparada de diversas formas e com várias temperos.

De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), as exportações de carne de porco cresceram 41% em janeiro, isso, entre produtos in natura e processados, totalizando 68,5 mil toneladas. Esses números mostram um aumento de 41% no volume exportado em relação ao mesmo período de 2019.

Costela é um dos principais cortes da carne suína
Todavia, neste período, a China se manteve como principal destino da carne suína brasileira. Foram 30,6 mil toneladas (45% do total) exportados para o país asiático.

Apesar das carnes de gado e frango ainda serem as mais consumidas no Brasil, a carne suína pode ser uma boa alternativa para sair da rotina na hora de preparar as refeições. Afinal, se preparada da maneira correta, a carne de porco é saudável e tem um menos gorduras que a carne bovina, por exemplo, possuindo ferro e vitaminas do complexo B.

Conheça alguns cortes da carne suína:

  • lombo: é o corte mais magro da carne suína e deve ser preparado com cuidado para não ficar ressecado. Com sabor delicado, cai bem com molhos mais cítricos, como de laranja.
  • costela: a costela já é um corte mais gorduroso e saboroso. De fácil preparo, é muito utilizada para churrascos ou no forninho embrulhada em papel alumínio. Há quem prefira, depois de pronta, mergulhar no molho barbecue.
  • filé mignon: afinal, não é só a carne bovina que tem filé mignon! A carne suína também tem, sendo igualmente um corte nobre, muito macio e que apresenta pouca gordura. O preparo pode ser feito na grelha e regado com um molho feito de vinho branco.

 Benefícios da carne suína

  • proteínas: por ser fonte de proteína, ajuda na recuperação muscular e a controlar a pressão arterial e o colesterol. Contém vitaminas do complexo B;
  • desenvolvimento infantil: por ser fonte de vitaminas do complexo A e B, zinco, ferro e selênio, ajuda a desenvolver as questões psicomotoras, cognitivas e imunológicas;
  • prevenção de doenças: por conter selênio e potássio, ajuda a combater radicais livre que causam envelhecimento precoce e hipertensão.

Receitas com carne suína

Ademais, as receitas com carne suína são fáceis e práticas de serem preparadas. Confira uma a seguir:

Costelinha suína com milho

Utilize cerca de 1 kg de costela de porco; milho cozido e um limão. Para temperar, uma cebola, alho, louro, 3 limões, gengibre e 2 colheres de sopa de sal.

No preparo, é preciso bater os temperos no liquidificador. Adicione água se achar necessário caso a mistura fique muito espessa. Após, coloque em uma sacola plástica a costelinha (pode ser separada em pedaços) e o tempero batido. Deixe assim por até 3 horas.

Carne suína

Depois, coloque a carne em uma forma e embrulhe em papel alumínio, adicione um pouco de sal grosso e leve ao forno com cerca de 220ºC por uma hora.

Então, para finalizar, retire do papel e coloque o milho junto na forma, esprema o limão que sobrou e leve de volta ao forno para dourar. E pronto! Agora é só aproveitar a facilidade e o sabor da carne suína. Se preferir, o milho pode ser substituído por batatas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo