Mercado da carne no Brasil oferece oportunidades e desafios

Inicio » Pecuária » Mercado da carne no Brasil oferece oportunidades e desafios
27/09/2020 Por
Mercado da carne no Brasil oferece oportunidades e desafios

O mercado de carne possui uma grande variedade de produtos e tem enfrentado momentos de tensão devido a altas nos preços. Em outubro de 2019 houve o aumento disparado do valor cobrado pelo kg do alimento e os especialistas fazem referência à exportação do produto brasileiro para a China. Nos próximos meses, estima-se que o preço do produto deve estabilizar-se e voltar a ser mais acessível para o mercado interno.

Existem diversas qualidades de carne, sendo comercializadas em cortes e proporções distintas. A criação de animais deve ser devidamente regulamentada para que os frigoríficos possam fornecer aos seus clientes produtos com segurança alimentar.

carne

O que é carne?

Carne é o tecido muscular de animais, composta de fibras musculares vermelhas, as quais são utilizadas na alimentação humana.

Essa porção muscular de origem animal, a qual possui muitas proteínas, é a principal fonte de absorção de ferro pelo nosso organismo. Pode ser de origem de animais como peixes, suínos, caprinos, ovinos, aves e o mais comum no Brasil é a criação de gado de corte.

Além disso, é um alimento com valor nutricional indubitável, e uma dieta que não o inclua deverá realizar suplementação e muito cuidado. É extremamente difícil substituir o alimento e suas porções por outros elementos de origem vegetal equivalentes. Por este motivo, as dietas que evitam o seu consumo  como a vegana e a vegetariana podem resultar em deficiências de ferro e nutrientes.

Curiosidades sobre a carne

O alimento possui diferenças tanto de sabor quanto de valores nutricionais de acordo com a sua origem. A carne de peixe é a maior e mais importante fonte de Ômega 3 e 6, os quais são vitais para a saúde do cérebro. Além disso, a proteína de aves pode ser mais magra e o seu consumo é muito popular.

Outrossim, a criação de animais como os porcos permite, além da extração do alimento, a produção de banha de porco, a qual possui muitas vantagens em relação ao uso de gorduras vegetais hidrogenadas para a saúde.

Nessa perspectiva, a criação de animais para o abate é de extrema importância para o consumo e nutrição humana em todo o mundo.

Sendo esse um alimento que deve constar na alimentação diária principalmente de crianças e idosos, fortalece os seus sistemas imunológicos e beneficia a saúde. Ademais, em crianças, promove o crescimento saudável.

Outros produtos de origem animal que são proteicos e devem ser incluídos na dieta das crianças são leite e ovos.

carne

Tipos de carnes

Existem diversas opções e diferentes tipos de carne que são comercializados e agradam aos mais variados públicos. A carne bovina possui cortes famosos, como a picanha e a maminha, ideais para fazer a carne assada.

Suas características macias e suculentas dão um sabor incomparável quando feitas na brasa. Essa é a conhecida carne vermelha, a qual no sul é comumente chamada aos finais de semana de carne para churrasco.

O churrasco é famoso por assar o alimento na brasa, e é reproduzido em diversos países e até mesmo oferecido o seu sabor peculiar em redes de fast food.

Há diversos outros cortes da proteína bovina, os quais recebem nomes particulares e possuem características mais rígidas que necessitam de maior cozimento, sendo as conhecidas como carne de panela, que pode ser servida com receitas como a de carne louca.

Diferenciação das carnes

Outros tipos do alimento, que podem ser chamadas de carne branca, são as vindas de outros animais: carne de ave (carne de frango, por exemplo), carne de porco, de peixe, as quais diferentemente da carne de rês possuem menos mioglobina em suas fibras, o que dá a coloração branca.

Essas constituem iguarias comuns em diversas regiões brasileiras, contudo, o consumo de peixe para os brasileiros é culturalmente muito baixo, quando comparado a indicações nutricionais.

Ainda existem opções mais exóticas como a carne de avestruz, de ovelha, carne de carneiro, entre outras, que são menos comuns e podem ser ainda provenientes de caça e não da indústria da carne.

A opção mais acessível e de fácil preparo pode ser a carne moída, a qual pode ser feita a partir de cortes bovinos mais nobres – considerado guisado moído de primeira – ou com partes do animal que não são tão macias e normalmente possuem menor valor – sendo chamado de guisado moído de segunda.

Esses aspectos têm apenas relação com o cozimento e o preparo do alimento, sendo as mais macias com alto valor no mercado.

Benefícios da carne

Como dito anteriormente, a proteína possui alto valor nutritivo, sendo a principal fonte de proteínas e de absorção de ferro em nosso organismo. A proteína branca que mais se aproxima das características das carnes vermelhas é a carne suína.

As proteínas da carne são importantes fontes de aminoácidos essenciais, os quais devem ser incluídos na dieta de crianças.

Existem grãos proteicos que são fontes de proteínas, como o feijão e a soja. Por este motivo é produzida a carne de soja, a qual tenta incorporar os mesmos valores nutricionais na dieta vegetariana, porém, não substitui a vermelha.

carne

A indústria da carne no Brasil

Desde a criação de gado até o abate, armazenamento e comercialização, as empresas devem seguir as legislações vigentes. A indústria enfrentou grandes desafios nos últimos meses devido à falta de gado para o abate, o que aumentou significativamente o valor do produto nas prateleiras.

Um fator importante para esse ocorrido foi o aumento do lucro com a exportação do alimento para a China, ao mesmo tempo que a oferta de animais não acompanhou essa crescente na demanda.

Temos um impasse, em que o produto é valorizado e cria muitas possibilidades para os criadores e para a indústria no Brasil. Entretanto, o desafio é estar preparado para abranger tal demanda e, concomitantemente, fornecer o produto para o mercado interno por valores mais acessíveis.

A questão do valor se tornar mais alto no mercado interno diminuiu o consumo do produto, o que não é saudável para os negócios. Assim, vale a pena ficar de olho em todos os aspectos do mercado de carne para obter os melhores resultados.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo