Carne vermelha conta com nutrientes essenciais para a saúde

Inicio » Pecuária » Carne vermelha conta com nutrientes essenciais para a saúde
29/08/2019 Por
Carne vermelha conta com nutrientes essenciais para a saúde

A carne vermelha é todo o tipo de proteína proveniente de animais como vacas, caprinos e ovelhas

De alguns anos para cá a carne vermelha tem sido apontada como a causa de algumas doenças, principalmente as relacionadas à disfunções no coração. Contudo, ela apresenta nutrientes fundamentais para a manutenção do corpo.

Além disso, a produção de carne vermelha representa um segmento importante da economia brasileira. O Brasil é um grande criador de gado e outros animais, que abastecem tanto o mercado interno quando países do exterior.

carne vermelha

O que é carne vermelha?

Carne vermelha é aquele tipo de carne proveniente de gado, cordeiro, carneiro e até mesmo o cavalo (embora não seja consumida no Brasil). Para muitas pessoas, a carne de suínos é considerada branca. Contudo, especialistas afirmam que ela também deve ser classificada como uma forma de proteína de carne vermelha.

Classificando ainda melhor, então, os tipos de carne vermelha podem ser entendidos como aqueles que provém de tecidos musculares dos mamíferos. Ela pode, portanto, ser comercializada in natura, assim como passar por alguns procedimentos.

É possível encontrar a carne maturada, fermentado, ou em outros formatos de industrialização que melhoram sua conservação e reforçam o sabor.

Benefícios da carne vermelha

Nos últimos anos a carne tem sido vista como vilã, relacionada principalmente a algumas doenças cardiovasculares. Muitas pessoas acreditam que a carne vermelha faz mal, contudo, ela apresenta nutrientes fundamentais para o corpo humano.

carne vermelha

Os benefícios da carne vermelha, portanto, auxiliam na manutenção e desenvolvimento do corpo. Entretanto, ela deve ser consumida com moderação. O consumo exagerado de alimentos, não só da carne, sempre pode trazer resultados negativos. Vamos conhecer, então, algumas características do produto:

  • A carne vermelha tem ferro entre suas propriedades, além de zinco e vitaminas do complexo B.
  • É rica em proteínas, assim como aminoácidos e fosfato.
  • Oferece energia para exercícios mais intensos, além de promover sensação de bem-estar e saciedade.
  • Aumenta as defesas do corpo contra alguns tipos de câncer.
  • É rica em creatina. Ou seja, ajuda a restaurar a energia do corpo após a prática de exercícios.
  • No que se refere a ser considerado um alimento antidepressivo, a carne é muito eficaz. Inclusive, mostra resultados superiores ao frango e ao peixe.

Consumo de carne vermelha de forma saudável

Se engana quem pensa que o consumo de carne é sinônimo de excesso de peso, ou problemas para a saúde. Diversas pesquisas mostram que a carne vermelha magra, por exemplo, pode ser ingerida sem culpa. Traz todos os benefícios para o corpo e ainda é muito saborosa.

carne vermelha

Assim, algumas dicas de cortes que são mais magros e, consequentemente, mais indicados para as refeições do dia a dia, são:

  • Patinho
  • Maminha
  • Lagarto
  • Coxão Mole
  • Coxão Duro

Além de apresentarem menor concentração de gordura, os cortes citados ajudam no crescimento, regeneração e renovação dos tecidos. Uma criança em fase de crescimento, ou um esportista que exige muito dos músculos, por exemplo, necessitam ainda mais desses nutrientes.

Existem infinitas receitas com carne vermelha, basta usar a criatividade. Podem ser servidas assadas, com recheio, em forma de petisco ou como prato principal.

Também há quem inclua a carne vermelha na receita de sopas, ou mesmo na mistura de molhos e massas das mais variadas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo