Carreta agrícola é ferramenta que facilita a vida do trabalhador rural

Inicio » Agronegócio » Carreta agrícola é ferramenta que facilita a vida do trabalhador rural
28/10/2019 Por
Carreta agrícola é ferramenta que facilita a vida do trabalhador rural

Carreta agrícola é ferramenta utilizada nas atividades agrícolas

A carreta agrícola é uma ferramenta criada para auxiliar o trabalhador rural em suas atividades no campo. Existem diversos modelos deste equipamento no mercado, com alturas e tamanhos diferentes, presença de divisórias, cabeceiras, dentre outros utensílios.

Dentre as funções da carreta agrícola, a principal está relacionada ao transporte de produtos agrícolas como, por exemplo, grãos e fertilizantes.

Carreta agrícola

O que é carreta agrícola?

A carreta agrícola é um equipamento motorizado com capacidade de suportar diversos tipos de carga. No entanto, para utilizar a ferramenta com segurança é preciso observar as especificações do fabricante quanto a sua capacidade.

A carreta rural que é destinada ao agronegócio deve ser, portanto, tanto robusta quanto a quantidade de carga que deva transportar.

Conforme citado no inicio deste artigo, existem diversos tipos de carretas agrícolas. Inclusive, aquelas que possuem pneus adaptáveis para as condições do terreno, que pode estar acidentado, com lama ou areia.

Além disso, os equipamentos destinados a atividade agrícola devem ser resistentes as ações das intempéries naturais, tais como a chuva e sol.

Existem diversos tipos dessas carretas, dentre elas a carreta agrícola basculante, que se caracteriza pela presença do básculo (um eixo por ser um modelo de ponte com a função de contrapeso e serve para elevar objetos pesados). Outro modelo muito usual é a carreta agrícola de madeira.

Carreta agrícola

Para que serve a carreta agrícola?

Dentre os equipamentos rurais, essa carreta se destaca por ser capaz de transportar cargas bastante variadas com a mesma eficiência. Como por exemplo dos produtos que costumas ser carregados com maior frequência por esse tipo de equipamento, podemos citar:

  • adubo
  • grãos
  • frutos
  • silagem

Além disso, a carreta agrícola motorizada facilita as atividades rurais por proporcionar mais agilidade no transporte de insumos e produtos. Outro ponto positivo é ser econômica, uma vez que é uma máquina rural mais resistente.

Outra grande vantagem na utilização da carreta agrícola é prezar pela saúde do trabalhador rural, que terá menos esforço ao lidar com o dia a dia no campo. Dessa forma, ele acaba menos propício a desenvolver doenças relacionadas ao esforço excessivo em função do transporte de cargas.

Além disso, o auxílio propiciado pelo uso da máquina garante uma indiscutível melhoria na sua qualidade de vida.

Equipamentos importantes para o agronegócio

Motosserras, roçadeiras, pulverizadores e sopradores são outros equipamentos rurais que contribuem bastante com o dia a dia e a produção no mundo do agronegócio. Confira, a seguir, a importância de cada um deles:

Carreta agrícola

  • Motosserra: equipamento que exerce a função de serra e é operado por um motor. A ferramenta pode ser elétrica, sendo ideal para uso doméstico ou até mesmo movido a gasolina. A última opção é considerada a melhor para a atividade agrícola.
  • Roçadeira: são responsáveis por cortar forragens por meio de uma lâmina de ferro.
  • Pulverizador: é o instrumento utilizado para combater infestação de pragas e insetos. Por meio dele, é possível medir a dosagem do produto a ser aplicado.
  • Soprador: é uma ferramenta agrícola destinada a limpeza, porque afasta folhas e demais sujeiras sem nenhum esforço.

A carreta agrícola é uma ferramenta que possui a capacidade de agilizar todo o processo da atividade agrícola e, juntamente com outros equipamentos agrícolas, facilita a dinâmica, transporte e logística da produção rural no agronegócio.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo