Pulverizador é indispensável na jardinagem e no campo agrícola

Inicio » Agricultura » Pulverizador é indispensável na jardinagem e no campo agrícola
25/07/2019 Por
Pulverizador é indispensável na jardinagem e no campo agrícola

O pulverizador é uma ferramenta obrigatória para quem gosta e quer cuidar do jardim com todo conforto

Um pulverizador manual pode ser usado tanto por amadores quanto por profissionais de alto nível. Representa uma versatilidade notável em diferentes setores como jardinagem, controle de pragas, desinfecção e agricultura.

Os pulverizadores, sobretudo, fornecem um método fácil e eficiente de viabilizar a quantidade certa de material no lugar certo. Dessa maneira, o pulverizador é adequado para a aplicação de produtos químicos – como fungicidas, inseticidas e herbicidas – em jardins e plantações.

Pulverizador

O que é pulverizador?

Pulverizador é uma ferramenta que borrifará produtos químicos para diferentes aplicações. O pulverizador agrícola é projetado para aplicações específicas a fim de maximizar o desempenho de pulverização.

Eles vêm em vários tamanhos, desde pequenos – como o pulverizador de compressão de mão de 500 ml, por exemplo – até grandes mochilas de 16 litros. Sem dúvida, os grandes pulverizadores são particularmente bons para aplicar herbicidas em áreas amplas.

Por que você precisa de um pulverizador agrícola?

Os pulverizadores de jardim permitem que você:

  • Meça a quantidade exata de material necessário para o trabalho;
  • Ajuste a pulverização com precisão, de uma cobertura grossa e encharcada para uma névoa muito fina;
  • Inicie e pare o spray rapidamente e à vontade;
  • Evite o overspray, ou seja, a aplicação em excesso, usando a mangueira de longo alcance e a varinha de pulverização, enquanto aplica o material com precisão;
  • Pulverize para cima ou para baixo, bem como debaixo das folhas, onde a maioria dos insetos são encontrados;
  • Compre materiais concentrados de tratamento de grama e jardim, em virtude se serem mais econômicos do que as versões pré-misturadas.

Onde usar um pulverizador?

Existem diversos modelos de pulverizadores agrícolas projetados para aplicações e pulverização. Eles são versáteis e adequados para vários usos. Assim, destacamos alguns deles a seguir. Confira:

  • Campo, operações de corte de linha;
  • Químicos para a técnica de adubação foliar;
  • Operações de irrigação e fertirrigação;
  • Pastagens, terras agrícolas, pomares, vinhedos, manutenção de estufa;
  • Pecuária, insetos de pastagens, controle de pragas;
  • Resposta ao fogo, queima controlada;
  • Administração de vários locais, com água ou química;
  • Resposta de emergência e preparação;
  • Aplicações de pulverização em terrenos rolantes e acidentados;
  • Aplicações de pesticidas, herbicidas e inseticidas;
  • Perímetros de estruturas, linhas de propriedade, cercas;
  • Estradas, valas, dique, folhagem de árvores, manutenção de pragas.

Em conclusão, seja qual for o tipo escolhido, verifique se o material que você está aplicando é apropriado para o pulverizador. Somente desta forma você poderá garantir uma aplicação correta e, consequentemente, eficaz.

Pulverizador

Tipos mais comuns de pulverizadores

Além do pulverizador manual, a diversidade na engenharia de pulverizadores produziu uma variedade de modelos de pulverizador elétrico que são capazes de atender a vários cenários e requisitos de trabalho. Nesse sentido, temos os seguintes modelos mais conhecidos:

  • Pulverizadores de mochila;
  • Pulverizadores de ponto;
  • Pulverizadores ATV;
  • Pulverizadores UTV;
  • Pulverizadores de reboque;
  • Pulverizadores de engate de 3 pontos;
  • Pulverizador trator (pulverizadores com barra para trator).

Vejamos mais detalhes sobre cada um deles a seguir.

Pulverizadores de mochila

Os pulverizadores de mochila são de uso individual e manual de pequena capacidade. São projetados para mobilidade pessoal e transportados através de correias de ombro.

Em suma, eles são ideais para a pulverização pontual de áreas pequenas em torno de estruturas, paisagem, perímetros de cercas e aplicações de folhagem, como plantas decorativas e pulverização de canteiros de jardim, por exemplo.

Pulverizadores de ponto

São pulverizadores de transporte versáteis e de baixa capacidade. Dessa maneira, eles são adequados para repetir operações de pulverização de alvo que podem ser separadas por distância de terra ou localizadas em propriedades diferentes, em virtude de usos comerciais.

Os pulverizadores de ponto são frequentemente usados entre proprietários de terras e pequenas empresas que se beneficiam da versatilidade e manobrabilidade desse pulverizador.

Pulverizadores ATV

Os pulverizadores ATV são sistemas de pulverização pontuais de alto transporte. São projetados para áreas de difícil acesso fora de estrada. Assim sendo, são ideais para proprietários de terras que possuem áreas de pulverização ou cercas distantes.

Este tipo de pulverizador é projetado para fixação rápida em carrocerias de quadriciclos e é frequentemente utilizado para operações de pulverização em escala menor, assim como para uso de resposta rápida e repetidas necessidades de borrifamento, como gado e perímetros, por exemplo.

Pulverizador

Pulverizadores UTV

Semelhante aos pulverizadores de ATV, os sistemas de pulverização UTV são projetados para montagem de veículo utilitário para mobilidade fora da estrada e acesso à pulverização em áreas de difícil acesso.

Os pulverizadores UTV apresentam capacidade aumentada de tanques, bombas e pressão do bico para torná-los mais adequados em uma ampla gama de requisitos de aplicação.

Este tipo de pulverizador, então, é regularmente utilizado em manutenção de áreas profissionais, comerciais, agrícolas e pessoais, com foco adicional em manutenção de controle de pragas e fertilização, assim como atividades de irrigação.

Pulverizadores de reboque

Os pulverizadores de reboque, por sua vez, são projetados como opções de guincho para veículos equipados com sistemas de tração do tipo de engate. Exemplos de veículos correspondentes incluem: tratores utilitários, ATVs, UTVs, caminhonetes e outros veículos comuns com pacotes de reboque.

Os pulverizadores de reboque são um sistema de pulverização móvel independente, usado em diversas operações de pulverização.

Agricultores e proprietários de terras utilizam pulverizadores de reboque para uma infinidade de trabalhos. Essas atividades envolvem rega, aplicação de produtos químicos de desempenho de culturas, pesticidas em geral e herbicidas.

Pulverizadores de engate de 3 pontos

O pulverizador de engate de 3 pontos é um sistema completo de equipamento composto por um tanque de armazenamento de fluido, encanamento, mecanismo de engate de três pontos de categoria um, bico de arma curta e/ou braços de lança dobrável.

É montado em tratores utilitários, mas também pode montar em sistemas de engate de categoria 1. Usos comuns incluem pulverização de campo e colheita.

Pulverizadores com barra para trator

Os pulverizadores com barra trazem uma ampliação do bocal de pulverização retraído, para um projetor acrescentando múltiplos bicos. Isso permite cobrir uma área significativamente maior.

Eles são frequentemente empregados na pulverização de áreas de terra, de pequenas áreas de cultivo, pastos, até grandes campos de cultivo com várias áreas. O pulverizador de lança tem design simples e possui braços de pulverização equipados com bicos que se conectam a um trator ou veículo com alcance de até 10 metros.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo